TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equílibrio Ácido - Base

Por:   •  28/5/2017  •  Ensaio  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE NORTE CAPIXABA DE SÃO MATEUS

ENGENHARIA MECÂNICA

ALANA CLARINDO MOREIRA

ARYELLE MOURA HAMMER

ITAMAR BLASIUS SOMBRIO JÚNIOR

JOAB DE ALMEIDA RIBEIRO

REBECA DE SOUZA SOUTO

Relatório Experimento nº: 02

EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE

SÃO MATEUS -ES

2017

RESUMO

O experimento realizado no laboratório de química, teve como objetivo estudar como o extrato de vegetais pode ser utilizado como um indicador ácido-base natural e comparar com a fenolftaleína que é um indicador sintético mais conhecido, além de determinar a concentração de ácido clorídrico e comparar os dados experimentais com dados teóricos.

O indicador natural estudado foi o extrato retirado do repolho roxo. O indicador de repolho foi colocado em soluções de ácidos com pHs variados e notou-se a variação de cores reveladas por essas soluções.  Uma quantidade de 4,826g de repolho foi fervido em 50ml de água, filtrado e depois disso, colocamos 3 gotas em cada ácido separado em tubos de ensaio.

Foi feita a titulação ácido-base com ácido clorídrico e hidróxido de sódio, utilizando a fenolftaleína e o indicador de repolho para comparar o indicador natural com o indicador convencional. E logo após, foi feita a titulação ácido-base do ácido acético e hidróxido de sódio, para determinar a concentração de ácido acético no vinagre.

1.INTRODUÇÃO

 

Calcular a concentração de íons em determinadas soluções é uma tarefa realizada constantemente na indústria em estudos científicos. Para isso, é usado um método de análise volumétrica chamado titulação. A titulação consiste em reagir o titulante (solução da qual se sabe a concentração) com o titulado (solução da qual queremos calcular a concentração). Se o titulante for uma base, o titulado será um ácido, vice e versa. A reação entre um ácido e uma base é denominada neutralização e o produto dessa reação é sal e água.

Quando um indicador é adicionado a reação de neutralização, pode-se observar quando a mesma atinge seu ponto de viragem, ou seja, quando a solução está com pH igual ou bem próximo de 7. O indicador reage com os íons em excesso fazendo com que a solução mude de cor.

Há muitos indicadores ácido-base utilizados na indústria, dentre eles, a fenolftaleína. A fenolftaleína é um indicador sintético utilizado amplamente em titulações. Ela é incolor em meio ácido e rosa em meio básico. No entanto, existem diversos extratos vegetais que também podem ser utilizados como indicadores ácido-base e que são facilmente encontrados no nosso meio ambiente.


2. MATERIAIS E MÉTODOS

 2.1 MATERIAIS

 -Béquer de 250 mL;

 -Provetas de 50 mL;

 -Bureta de 25 mL;

 -Erlenmeyer de 125 mL;

 -Pipeta Volumétrica de 10 e 25 mL;

 -Balão volumétrico de 100 mL;

 -Bastão de vidro

 -Fenolftaleína

 -Conta gotas

 -Papel Filtro

 -Tubos de ensaio

 -Vinagre Branco

 -Solução de NaOH 0,1M

 -Solução de HCl 0,1M

 -Solução de NaHCO3 0,1M

 -Solução de Na2CO3 0,1M

 -Solução de CH3COONa 0,1M

 -Balança analítica

 -Água destilada

2.2 MÉTODOS

A) Indicadores Ácido-Base Extra

Inicialmente foram separados e pesados em um béquer, uma porção de 4,826 gramas de repolho roxo, a ser usado como matéria-prima para obtenção de um indicador natural, em seguida foi acrescido ao Béquer, com auxílio de uma proveta

de 50 mL, o volume de 50 mL de água destilada. Tomando-se o béquer com as folhas de repolho picadas e água destilada, sob fervura por aproximadamente 3 minutos, resfriamos a solução obtida através da fervura, e procedemos a filtragem com auxílio de um papel filtro.

Em tubos de ensaio foram adicionados 3 mL de soluções padrões, com um conta-gotas, sendo elas: Solução de NaOH 0,1M, Solução de HCl 0,1M, Solução de NaHCO3 0,1M, Solução de Na2CO3 0,1M e Solução de CH3COONa 0,1M, onde em cada tubo foram adicionadas 4 gotas do indicador gerado das folhas de repolho, procedendo leve agitação.

Abaixo no quadro 1, resumo das cores observadas após mistura:

Quadro 1- Cores antes e após adição e mistura

Solução

Cor antes da mistura

Cor após a mistura

HCl 0,1M

Incolor

Rosa

NaHCO3 0,1M

Incolor

Azul

NaOH 0,1M

Incolor

Amarelo

Na2CO3 0,1M

Incolor

Verde

CH3COONa 0,1M

Incolor

Incolor

Com as indicações diferentes de cores do quadro acima, podemos concluir que em diferentes meios, com características ácido-base diferentes, nosso indicador muda de cor.

B) Titulação Ácido-Base (HCl x NaOH)

 

Utilizando-se uma pipeta volumétrica de 25 mL, adicionou-se volumetricamente em um Erlenmeyer 25 mL de HCl 0,1M, e em outro Erlenmeyer 25 mL de HCl 0,1M, em cada Erlenmeyer foi adicionado 4 gotas de indicador diferente, sendo a fenolftaleína e o indicador obtido através do extrato vegetal, repolho roxo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com