TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Algumas Propriedades dos Metais Alcalinos

Por:   •  30/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

Pratica 1 – QUI 120

Estudo de algumas propriedades dos metais alcalinos

Para os experimentos 1 e 2, a seguinte montagem foi realizada:

Preparou-se o experimento colocando cerca de 150 ml de água em um béquer, em seguida colocou-se um tubo de vidro no mesmo com auxilio de um suporte universal e garra. À água adicionaram-se três gotas de fenolftaleína.

Experimento 1- Lítio reagindo com água:

Adicionou-se um pequeno pedaço de lítio ao béquer pelo tubo de vidro.  Ao reagir com a água, houve a formação de hidróxido de lítio, deixando a solução com a coloração rosa, e a liberação de gás hidrogênio. Liberação confirmada pela combustão ao ascender um fósforo na borda do tubo de vidro.

[pic 1]

Experimento 2- Sódio reagindo com água:

Um pequeno pedaço de sódio foi introduzido no sistema através do tubo de vidro. Ao reagir com a água, houve formação de hidróxido de sódio, deixando a solução com coloração rosa, ocorreu liberação de hidrogênio comprovada pela combustão, e pequena explosão, ao aproximar a chama do fósforo na borda do tubo de vidro.

[pic 2]

Experimento 3 – Potássio reagindo com a água:

Em um béquer de 50 ml contendo aproximadamente 20 ml de água com três gotas de fenolftaleína, adicionou-se um pedaço extremamente pequeno de potássio. A reação com a água foi imediata, ocorrendo combustão instantânea, observada pela pequena explosão do metal, com liberação de hidrogênio e formação de hidróxido de potássio, deixando a solução com uma coloração rosa.

[pic 3]

Experimento 4:

Lítio, sódio e potássio, respectivamente, reagindo com álcool:

Em três béqueres de 50 ml adicionaram-se 10 ml de álcool, então se adicionou no béquer 1, um pequeno pedaço de lítio, no béquer 2, um pequeno pedaço de sódio e no béquer 3, um pequeno pedaço de potássio. Observou se a lenta dissolução dos metais no álcool,e liberação de bolhas, sendo que, a reação ocorreu de modo mais rápido e com maior liberação de gás na seguinte ordem: potássio, sódio e lítio.

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Conclusão:

Todos os alcalinos possuem apenas 1 elétron na sua camada de valência, tendo, portanto, a tendência de perder esse elétron e formar cátions monovalentes. Logo, sua energia de ionização é baixa, e é fácil haver a perda desse elétron. Esse fato explica sua alta reatividade. Os metais alcalinos se oxidam rapidamente, e reage violentamente com a água, com a umidade do ar e com o seu oxigênio.

A reação com a água formou hidróxidos, gerando assim uma coloração rosa na presença de fenolftaleína.  A velocidade das reações dos metais com água e álcool se deve  a sua reatividade. O potássio é o mais reativo, portanto sua reação com a água e álcool foi a mais rápida, seguido pelo sódio e pelo lítio, e a diferença na velocidade da reação entre água e álcool se da ao fato da polaridade da água em relação ao álcool, possibilitando uma facilidade maior de formar compostos com os metais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com