TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado I – Observação realizada na Escola de Ensino Fundamental Frei Damião

Por:   •  1/5/2015  •  Resenha  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 6

CAPA

FOLHA DE ROSTO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

I PARTE DO RELATÓRIO

Estágio Supervisionado I – Observação realizada na Escola de Ensino Fundamental Frei Damião

II PARTE DO RELATÓRIO

Estágio Supervisionado I – Observação realizada na Escola de Ensino Médio Antônio Albuquerque de Souza Filho

ANÁLISE DIAGNÓSTICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ANTÔNIO ALBUQUERQUE DE SOUZA FILHO

2.1- ASPECTO SITUACIONAL

2.1.1. - Localização da escola

         A escola observada situa-se na rua Padre Cícero, s/nº- Vila Centenário, CEP- 63504-315, Iguatu- CE, mantida pelo Governo Estadual criada pelo Decreto nº 170772 de 21/02/1985.Telefone: (88) 35819469- E-mail: antonialbuquerque@escola.ce.gov.br

2.1.2 - Histórico da escola

A escola de ensino médio Antônio Albuquerque de Souza Filho, foi inaugurada no dia 23 de outubro de 1983, com as seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil, 1ª a 4ª series do Ensino Fundamental e era vinculada a Secretaria de Educação Municipal.

Seu nome é uma homenagem ao ex- Secretário de Educação do Estado do Ceará, Prof. Antônio Albuquerque de Souza Filho que muito tem contribuído com a educação no Estado.

Esta Escola resultou de um convênio entre a prefeitura Municipal de Iguatu e o MEC, porém, o terreno pertencia a prefeitura. Foi doado ao Estado pelo então Prefeito, José Elpídio Cavalcante, no ano de 1985. Atualmente a Escola faz parte da  Rede Pública Estadual de Educação, sob a jurisdição da  CREDE 16 na oferta do  Ensino Médio, envolvendo a modalidade de Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos – EJA-, Reorganização Curricular por  semestralidade.

A escola funciona nos turnos: manhã, tarde, noite, e atende ao Programa Segundo Tempo da Secretária de Educação do Estado em Pareceria com o Ministério de Esporte e Cultura.

        

2.1.3 - Infra-estrutura da unidade escolar

A escola possui uma ampla estrutura que é composta por oito salas de aula; um laboratório de informática, onde os alunos têm acesso para fazer pesquisas escolares, lá existe um professor responsável para orientá-los durante o período que precisarem está lá; um laboratório de ciências,que é utilizado durante as aulas praticas, o laboratório encontra-se com uma quantidade significativa de materiais para que essas aulas possam ser efetivadas; uma biblioteca, onde os alunos podem fazer suas pesquisar e solicitar o empréstimos de livros; uma sala de vídeo; uma quadra esportiva; dois almoxarifados; uma cantina,; dois banheiros, sendo um feminino e outro masculino. ( pesquisar os padrões de acessibilidade da escola NORMA NBR 9050)

2.1.4 - Perfil Sócio econômico da Comunidade.

A escola atende uma comunidade de classe média baixa, onde os problemas sócio econômicos são constantes em suas vidas, interferindo diretamente na aprendizagem dos alunos.

Em termos de escolarização, recebe alunos com algumas defasagens na aprendizagem, com todas as características que lhe são peculiares. As famílias caracterizam suas rendas vindas de atividades agrícolas ou de serviços prestados ao comércio.

2.2 - ASPECTO DOUTRINAL

2.2.1 - Filosofia da escola (PPP)

2.2.2 - Tendência ou tendências adotadas ................................................ _____

2.2.3 - Projetos que a escola planejou para desenvolver durante o ano ou durante a gestão

Segundo o regimento da escola tópico 4.2 A escola Antônio Albuquerque de Souza Filho, teve a sua história marcada pela violência, pelo uso de drogas, pelas indisciplinas dos alunos, e pela interferência negativa da comunidade no seu cotidiano.

A partir do propósito de minimizar esses problemas  a escola passou então a trabalhar com os seguintes projetos:

  • Apoio pedagógico- Atende aos alunos com dificuldades relacionadas a aprendizagem, no contra turno, utilizando-se da metodologia de reforço escolar de forma diversificada e prazerosa proporcionando a inclusão educacional;
  • Projeto de Dança e Teatro: Socialização escolar- Voltado principalmente para estimular a auto estima dos alunos despertando para o valor da escola como um espaço motivador e agradável e diminuir os índices de abandono escolar;
  • A prática de reciclagem na escola- Este projeto visa fortalecer a cidadania ambiental na escola, identificando formas capazes de reduzir a pressão sobre os recursos ambientais;
  • Projeto Cultura Afro Descendente na Escola: Uma Questão de  Cidadania- Fornece subsídios  para que os professores da área de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e suas tecnologias, construam estratégias de operacionalização que favoreça a praticidade dos conteúdos em sala de aula, fortalecendo o tratamento das questões e temáticas que dizem respeito aos afros descendentes, nos termos explicitados no Parecer CNE/CP 3/2004
  • Projeto Energia e Consumo na Escola- desenvolvido por alunos do 3º ano na disciplina de Física. Diante da crise energética anunciada pelo governo, passamos a ter interesse em conhecer como é feito o cálculo de consumo de energia elétrica dos diversos eletros domésticos que possui a escola.
  • Projeto Saúde e Prevenção na Escola- é uma ferramenta que promove o dialogo e compartilhamento de experiências relacionadas ao tema: Participação Juvenil, Saúde Sexual, Saúde Reprodutiva, Diversidade e Cidadania visando contribuir para o respeito aos direitos humanos, a renovação de conceitos e a modernização do ensino ao alcance da comunidade.
  • Mostra de Ciências, Arte e Cultura- Desenvolvidos projetos  ações experimentais nos três turnos de funcionamento envolvendo alunos, professores e comunidade com o propósito de disseminar habilidades em artes, experimentos científicos e artísticos culturais.
  • Projeto Aprendendo- desenvolvendo ações diversificadas no turno, contra turno e aos sábados letivos com o objetivo de garantir a participação presencial e pedagógica dos alunos concluintes do ensino médio em avaliações externas: ENEM, OBMEP, SPAECE,OBF, concursos e vestibulares, tendo como suporte as matrizes de referências e o banco de questões disponibilizados.
  • Projeto Professor Diretor de Turma- Implantado pela Secretaria de Educação, atendendo gradativamente as turmas do Ensino Médio pautado numa metodologia inovadora de educar a razão pela emoção com foco na desmassificação do ensino, acesso, permanência e sucesso do aluno pela formação cidadã.
  • Projeto de Educação Ambiental- Implantado pela SEDUC/CREDE com o objetivo de desenvolver ações e projetos permanentes de educação ambiental para sensibilizar as pessoas chamando a atenção para os problemas e estimula-lós a buscar soluções para os mesmos.
  • Projeto Institucional de Química e Matemática- PIBID- Implantado PE Instituto Federal do Ceará com base no termo de cooperação técnica com a SEDUC/CREDE para desenvolvimento de ações pedagógicas com jovens universitários do Curso de Química com vistas a atender alunos do Ensino Médio alinhando a teoria vista a prática.
  • Programa Geração da Paz- Implantado pela SEDUC, constituído por um comitê Estadual semeado pela idéia da Agenda 22 para compartilhar e aprender sobre a articulação de medidas e possibilidades que construam uma cultura de paz em nossas escolas.

Minha análise.....

2.3 - ASPECTOS OPERACIONAIS

2.3.1 - Modalidade de ensino (com números de alunos)

No ano de 2014, a escola apresentou um quadro de 525 alunos, atendendo as modalidades de Ensino Médio Regular e EJA- Educação de Jovens e Adultos, estando em pleno funcionamento nos períodos de manhã-  tarde e noite.

2.3.2 - Regimento Escolar (quadro de alunos por série constando a matricula inicial, aprovados, reprovados ou evadidos)

QUADRO 1- MATRÍCULAS 2014

SÉRIE

Nº DE ALUNOS

TURNO

1ª SÉRIE A

34

MANHÃ

1ª SÉRIE B

34

MANHA

1ª SÉRIE C

35

TARDE

1ª SÉRIE D

25

TARDE

1ª SÉRIE E

28

NOITE

2ª SÉRIE A

33

MANHÃ

2ª SÉRIE B

24

MANHÃ

2ª SÉRIE C

29

TARDE

2ª SÉRIE D

26

TARDE

2ª SÉRIE E

31

NOITE

3ª SÉRIE A

30

MANHÃ

3ª SERIE B

26

MANHÃ

3ª SÉRIE C

34

TARDE

3ª SÉRIE E

36

NOITE

EJA I

33

NOITE

EJA II

42

NOITE

TOTAL

525

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com