TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  6/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.455 Palavras (18 Páginas)  •  2.250 Visualizações

Página 1 de 18


FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA-FAEL

 LICENCIATURA EM HISTÓRIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

PAULO HENRIQUE PAZ DE LIMA: 160118966

ITAITUBA

2018


FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA-FAEL

 LICENCIATURA EM HISTÓRIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS

       FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho apresentado como requisito parcial

para        a        atribuição        de        nota        na        disciplina de

Estágio        Supervisionado I, do curso de

Licenciatura        em        História da Faculdade

Educacional da Lapa – FAEL.

Orientador: Prof. (a). Nair Horning Hammerschmidt.

PAULO HENRIQUE PAZ DE LIMA 160118966

ITAITUBA

2018


SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO ...............................................................................................................

15

2

DESENVOLVIMENTO .................................................................................................

16

2.1

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ..............................................................

18

2.2

INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA ................................................................

19

2.3

OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA .....................................................

20

2.4

DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA ................................................................................

21

3

CONSIDERAÇÕES FINAIS .........................................................................................

23

REFERÊNCIAS .....................................................................................................................

24

ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo.................................................................

25

ANEXO B – Planos de Aula ....................................................................................................

27


15

1        INTRODUÇÃO

      O presente trabalho refere-se ao Relatório de Estágio Supervisionado I, realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Educação Fundamental São Francisco das Chagas, nos anos finais do ensino fundamental onde foi feito a observação em sala de aula, a caracterização da escola, a inclusão, e a pratica da docência.

O presente relatório tem como objetivo relatar o processo de estágio supervisionado realizado pelo curso de Licenciatura em História. O Estágio escolar é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). Dando assim a oportunidade ao profissional em formação associar teoria a prática docente.

A metodologia utilizada para cumprir as metas do estágio supervisionado consistiu primeiramente na observação da escola em que ocorreu o estágio, o que propiciou uma aproximação com a realidade escolar na qual estagiei. Assim, observou-se a comunidade estudantil durante várias visitas a instituição escolar, para em seguida com o conhecimento básico da estrutura física e da comunidade estudantil, iniciar as observações das aulas. Posteriormente, Foram ministradas aulas em algumas turmas do Ensino Fundamental. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo relatar a trajetória do estágio desde a observação até o estagio regência.

O estágio supervisionado é um momento de fundamental importância no processo de formação, e constitui-se em um treinamento que possibilita ao discente vivenciar o que foi estudado na Faculdade e deslocá-lo para a sala de aula, aproximando-o da escola, dos alunos, do seu futuro ambiente de trabalho. Ainda que a formação oferecida na Faculdade seja de fundamental importância, ela por si só não é suficiente para formar e preparar o estudante para o pleno exercício de sua profissão. Faz-se, então, necessária a inserção do aluno na realidade do cotidiano escolar para aprender com a prática dos profissionais da docência (PIMENTA, 1995).

O Ensino Fundamental tem caráter obrigatório e se traduz como um direito público subjetivo de cada um e como dever do Estado e da família na sua oferta a todos.
Os objetivos dessa etapa de ensino, segundo as diretrizes curriculares nacionais, devem assegurar aos estudantes o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura imprescindíveis para a vida em sociedade e os benefícios de uma formação comum, independentemente da grande diversidade da população escolar.
Especialmente em relação aos anos finais do Ensino Fundamental, os objetivos educacionais estão pautados na compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade;  no desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; e nos conhecimentos que constituem os componentes curriculares obrigatórios. A faixa etária e dos 11 aos 14 anos e está dividida do 6º ao 9º ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (195.5 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com