TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  17/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.858 Palavras (12 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 12

Daiane Nunes

Débora Dutra

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV –

 ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

APUCARANA

2017

Daiane Nunes

Débora Dutra

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV –

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Dossiê de Estágio desenvolvido na Escola Municipal Professor Durval Pinto. Este trabalho é requisito parcial da Disciplina: Estágio Supervisionado IV – Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Profª Gabriela da Silva Sacchelli. Curso de Pedagogia: 6º Semestre. FAP – Faculdade de Apucarana.

APUCARANA

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................

2 IDENTIFICAÇÃO......................................................................................................

3 ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E APLICAÇÃO NAS ESCOLAS.........................

3.1 1º Ano do Ensino Fundamental...............................................................................

3.2 2º Ano do Ensino Fundamental...............................................................................


1 INTRODUÇÃO

        O estágio tem uma grande importância na formação do pedagogo, pois durante essa etapa há transformações na vida desses profissionais. Este é o momento que o profissional pode viver experiências no decorrer da sua área de atuação. O objetivo do estágio é analisar a comparação colocando um fato muito importante que inclui a visão dos docentes e discentes na formação do profissional da educação.

O estágio contribui para o processo do ensino-aprendizagem na sala de aula e na sua formação e com seus resultados e surge quando há intervenção na aprendizagem de sua profissionalização. A importância da aplicação do estágio é necessária, pois revela a necessidade das experiências para a educação profissional na vida aluno para contribuir no seu desenvolvimento na sua vida profissional. (MASSETO, 1997).

        O estágio é o eixo central na formação dos professores e através disso, proporciona para os profissionais conhecer os aspectos indispensáveis para sua formação, pois é uma forma de fazer que o profissional vivencie experiências que consiste em teorias nas suas práticas colocando em vista a busca pela realidade, para uma boa formação do educador. O estágio também é um processo que ajuda o profissional a reconhecer como a aprendizagem é necessária para a formação dos profissionais por que propõem a relação pedagógica reconhecendo o ambiente institucional de trabalho no momento de efetuar o processo de ensino-aprendizagem que se concretiza com a autonomia do professor e de sua profissionalização. 

        O presente dossiê tem a intenção de documentar nossas experiências do estagio de Ensino Fundamental, no qual vivenciamos na prática tudo que aprendemos na teoria.

        O mesmo irá apresentar a descrição do local, onde foi realizado o estágio. Período de duração e as atividades desenvolvidas, além de reflexões em torno da prática realizada.

        

        Portanto através desse estágio realizado na Escola Municipal Professor Durval Pinto foi possível vivenciar a prática da sala de aula, e como se dá a atuação dos professores no Ensino Fundamental I, utilizando os conhecimentos adquiridos em sala, atrelado às vivencias de aprendizagem no espaço escolar.

2 IDENTIFICAÇÃO

Nome: Escola Municipal Professor Durval Pinto

Endereço: Rua Mitsuo Hayashi 335 - Centro

Telefone: 43 - 34233550

Município: Apucarana

NRE: Apucarana

Entidade Mantenedora: Prefeitura Municipal

Localização da Escola: Urbana

Modalidade de Ensino: Ensino Regular

3 ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E APLICAÇÃO NAS ESCOLAS

3.1 1º Ano Do Ensino Fundamental

No dia 18 de Setembro de 2017 às 12h30min da tarde na Escola Municipal Professor Durval Pinto, iniciamos o estágio de observação no 1º ano do Ensino Fundamental.

Fomos bem recebidas pela direção da escola e encaminhadas para a sala da professora do primeiro ano do ensino fundamental Luciane que nos recebeu com muito carinho.

Ao entrar na sala observamos que a sala é bem ampla e com ótima iluminação, as carteiras e cadeiras são adequadas ao tamanho dos alunos e bem arejadas. A sala contém 28 alunos no total, é uma sala de alunos agitados e que ficam o tempo todo no lixo apontando o lápis, não todos, mas a grande maioria.

A professora neste dia estava ensinando a Família do J, formação de palavras com a letra e também explicou o som JE e o GE, JI e o GI que tem o mesmo som depois passaram atividades relacionadas ao tema.

As 14h30min é o horário do lanche, retornando as 14h 50min pra sala, no qual era a professora de inglês que estava na regência ensinando estações do ano através de um texto, as 15h 40 min a professora Luciane regente da sala continuou com as atividades abordadas, até as 16h 00min, quando os ônibus da prefeitura responsável pelo transporte dos alunos e vans começam a chegar para buscá-los os demais alunos ficam a espera dos responsáveis, no qual  o sinal toca as 16h30min para a saída total de todos alunos e professores.

Pudemos perceber que tem muitos alunos na sala com dificuldades e que a professora sozinha muitas vezes parece que não vai dar conta de atender as dúvidas de todos.

Foi maravilhoso observar o 1º ano, percebemos que não é uma sala fácil, pois estão conhecendo muitos conteúdos, mas é gratificante observar como eles são capazes de aprender.

PROJETO DE TRABALHO DOCENTE-DISCENTE

PLANO DE AULA

Prática Social do conteúdo

  1. Listagem do conteúdo: Parlendas Infantis – Interpretação de texto

2. Objetivo Geral: Alfabetizar a criança através das parlendas de maneira lúdica. Possibilitando uma oportunidade para que os alunos entrem em contato com o gênero textual parlenda, favorecendo o desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (905.6 Kb)   docx (766.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com