TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio em Química - Licenciatura

Por:   •  30/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]                         UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA                   [pic 2]

Faculdade De Educação

Licenciatura Em Química

EDC B74 - Estágio De Química 3

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Salvador-BA

Maio, 2017

Sumário

  1. INFORMAÇÕES GERAIS3
  2. INTRODUÇÃO4
  3. CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE DE ESTÁGIO 5
  4. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PLANEJADAS E DESENVOLVIDAS 6
  5. AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES ENCONTRADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CO-PARTICIPAÇÃO 7
  6. COMENTÁRIOS E CONCLUSÃO 7
  7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                                                                                                                                        8


INFORMAÇÕES GERAIS

DADOS DA ESTAGIÁRIA:  Priscila Campos Melhor, 210109817, campospitt@hotmail.com

DADOS DA ESCOLA:

  • NOME:  Colégio Estadual Pedro Calmon
  • ENDEREÇO:  R. Gen. Bráulio Guimarães, 53 - Armação, Salvador – BA

MODALIDADES DE ENSINO:  Ensino Médio

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:  Relatório referente ao período de 06/03/ 2017 a 28/04/2017

ORIENTAÇÃO:  Isadora Melo Gonzales

SUPERVISÃO:  Vilma Paixão

  1. INTRODUÇÃO

O estágio é o período onde o discente conhece mais de perto seu campo de atuação profissional, pois é nessa fase que se encontra a possibilidade de colocar em prática os fundamentos teóricos que são ensinados na academia, correlacionando-os ao cotidiano escolar. É uma etapa fundamental para a formação de futuros professores. De acordo Francisco e Pereira (2004), o estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno/estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. O estágio consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador (SILVA Et al, 2010).

Antes de ir ao trabalho de campo, foram realizados estudos teóricos de alguns capítulos dos livros “Didática” e Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico”. No decorrer da disciplina também foi feita um abordagem do livro “Técnicas de ensino: por que não?”, que auxiliou na elaboração de planos de aulas, solicitados pela professora da disciplina. Na reta final, o livro “Formação de professores de Ciências” foi o material utilizado para apresentação de seminários. Através do estágio em questão também foi possível estabelecer relações com algumas disciplinas de dimensão prática do curso como fonte de aprendizado. As disciplinas foram: QUI A43 – O Professor e o Ensino de Química, QUI B07 – História da Química, QUI A45 – História e Epistemologia no Ensino de Química.

Através do Estágio de Química 3, esperava-se ser realizados os seguintes objetivos:

  • Acompanhar o planejamento das aulas, o desenvolvimento, as avaliações, as questões ligadas à disciplina e a relação com a coordenação pedagógica. Desta forma fará uma análise das metodologias e dos recursos didáticos utilizados pelos professores de química;
  • Ministrar aulas e auxiliar o professor regente de classe no planejamento, realização e avaliação das atividades de ensino (aplicação e correção de trabalhos e provas; seleção de textos de interesse para a disciplina; seleção e aplicação de exercícios; acompanhamento da turma em atividade extra-classe; seleção e aplicação de recursos didáticos; preparação de material didático; preparação de aulas práticas; e responsabilidade em aplicar técnicas de ensino durante a abordagem de determinado conteúdo pelo professor regente.

No entanto, apenas foi observado o ensino de química no Colégio Estadual Pedro Calmon, na turma do 3º Ano do ensino médio e algumas participações dos ACs com a coordenação. A participação efetiva nas aulas não foi realizada como deveria devido a uma série de fatores que serão expostos ao longo do relatório.

  1. CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE DE ESTÁGIO

Localizada no bairro de Armação, a escola possui uma estrutura física mediana; na entrada se encontra um grande pátio. Ao seu redor se localizam as salas da direção, coordenação, secretaria, refeitório, salas de aula e um pequeno auditório.

  • ALUNOS

Foi observada 1 turma do 3º Ano do ensino médio. Nessa turma, o maior problema de indisciplina que detectei é a conversa durante a aula. No mais, os alunos apresentam bom comportamento, fazem atividade individual ou coletiva de forma tranquila, participam das aulas fazendo comentários sobre determinado assunto, tiram dúvidas. A minha presença em todas as turmas foi bem aceita, alguns alunos conversaram sobre a disciplina comigo e foram educados. Quanto ao relacionamento professor-aluno, considerei bastante harmonioso.

  • PROFESSORA REGENTE

A professora é muito educada, atenciosa, e ensina muito bem.  Antes de começar a acompanhar suas aulas, tivemos momentos de conversa onde ela me relatou sobre os problemas da escola, dificuldades de aprendizagem dos alunos e mostrou boa vontade para acompanhar o período da minha participação em suas aulas. Fui devidamente apresentada por ela, o que me deixou mais tranquila dentro da sala. Além disso, ela também me deixava bem informada dos dias em que haveriam avaliações, entrega de notas e resultados, bem como dos dias que não haveria aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (183 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com