TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração com soxhlet do óleo essencial da canela

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  1.058 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A extração consiste na separação de um componente de uma mistura por meio de um solvente. Os solventes devem ser imiscíveis e formar duas fases ou camadas separadas. A substância de interesse deve ser mais solúvel no segundo solvente.

A extração pode ser simples ou múltipla. Uma extração simples é realizada em apenas uma etapa, isto é, determina-se o volume de solvente extrator e realiza-se a extração com todo esse volume de uma única vez. Já a extração múltipla envolve duas ou mais extrações simples.

As técnicas de extração podem ser classificadas em contínuas e descontínuas. Se a substância for mais solúvel no solvente orgânico do que na água, utiliza-se o método descontínuo. Caso contrário, emprega-se o método contínuo. A escolha do solvente é feita a partir da facilidade de dissolução da substância e da facilidade com que se pode isolar o soluto extraído, isto é, do baixo ponto de fusão do solvente para sua posterior evaporação.

As técnicas de extração podem ser classificadas também de acordo com o estado físico das fases envolvidas, podendo ser extração líquido-líquido, extração sólido-líquido.

Neste último, os componentes se encontram na fase sólida e passam para a fase líquida. Exemplos dessa técnica no cotidiano é a preparação de um chá, café, chimarrão. Em todos esses exemplos, a extração é descontínua, isto é possível porque a solubilidade dos componentes extraídos em água é grande. Mas, nos casos onde a solubilidade do soluto é pequena, utiliza-se a técnica da extração contínua.

O equipamento de Soxhlet é um aparelho muito utilizado nessa técnica de extração, o seu formato permite que uma determinada quantidade de solvente puro passe repetidamente sobre a substância a extrair, realizando diversos ciclos, por fim há uma retirada quase total do material a ser extraído.

Objetivo

Utilizar a técnica de extração com Soxhlet, para extrair o óleo essencial, cinamaldeído, da canela.

Procedimentos Experimentais

Adicionou-se a um balão de fundo redondo de 250 mL, acetato de etila e pérolas de vidro. Em seguida, conectou-o ao extrator de Soxhlet que já possuía o cartucho de celulose com a amostra de canela pulverizada. Logo após conectou-se ao extrator o condensador de bolas, no qual foram ligadas as mangueiras de água, dando-se início ao aquecimento, consequentemente a extração. Posteriormente, o a mistura de óleo essencial e solvente obtida foi levada ao evaporador rotatório para a retirada do solvente (acetato de etila) .

Figura 1 Aparelhagem de extração por Soxhlet Figura 2 Evaporador rotatório

Resultados e Discussões

O óleo essencial da canela é composto por cerca de 90% de cinamaldeído, e para extraí-lo utilizou-se como solvente o acetato de etila. A escolha do solvente é essencial, pois a substância a ser extraída dependerá da solubilidade do mesmo, que está diretamente ligada com a sua polaridade. Através da extração com Soxhlet evita-se o uso de grandes quantidades de solvente, uma vez que o mesmo é continuamente reciclado.

O experimento ocorreu como esperado e observou-se que durante o processo de extração o solvente que estava dentro do balão adquiriu uma cor marrom. Quando se inicia o aquecimento o solvente (acetato de etila) entra em ebulição e sobe até o condensador de refluxo. Ao condensar, o líquido fica retido no corpo do extrator entrando em contato com o cartucho de celulose, extraindo a substância desejada. Depois de algum tempo o volume de acetato de etila atinge um nível igual ao do sifão. Quando este nível ultrapassa ao do sifão ocorre um ciclo, ou sifonada, no qual todo o líquido contido no extrator passa para o balão, devido a pressão interna no sistema. Durante o procedimento foram formados dez ciclos ao longo de uma hora. Conforme ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com