TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração da Cafeína a Quente com Solventes

Por:   •  3/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - CAMPUS MANAUS CENTRO

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

 [pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


APRESENTAÇÃO

        O relatório mostra e discute os resultados da extração da cafeína a quente por solventes orgânicos e a sua purificação por meio da sublimação, realizadas durante as aulas práticas que tiveram por objetivo o aprendizado do método de extração por solventes.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

“Para a identificação e isolamento de compostos bioativos em fontes naturais (como frutas, sementes e especiarias) é necessária a realização da extração com solventes de polaridades diferentes”. (ANDREO & JORGE, 2006, p. 319-336)

Frequentemente são utilizados solventes orgânicos. Dependendo do tipo de solvente utilizado pode ocorrer diferença no rendimento da extração, devido às diferenças de polaridade dos compostos. (JULKUNEM-TIITO, 1985; MARINOVA & YANISHLIEVA, 1997 apoud ANDREO & JORGE, 2006, p. 319-336)

        A cafeína é um composto amplamente utilizado e que pode ser encontrado nas mais diversas substâncias desde energéticos e grãos a refrigerantes e folhas. Uma das maneiras de se obter a cafeína isoladamente é fazendo-se a extração da mesma do chá preto utilizando-se um solvente orgânico, que, atualmente, utiliza-se mais frequentemente o diclorometano. (ARAGUAIA, s.a.; GALACHO & MENDES, 2012)

MATERIAIS E MÉTODOS

        Em uma proveta de 500mL mediu-se 300mL de água destilada e transferiu para um béquer de 1L. Levou-se o béquer para uma chapa de aquecimento e esperou até que a água começasse a entrar em ebulição.

        Adicionou-se 20 sachês de chá preto (equivalente a 36g do produto) e deixou-se em infusão por 15 minutos. Fez-se uma filtração simples do chá de acordo com ilustração da figura 1.

[pic 10]

Figura 1: Sistema de filtração simples

Fonte: Domínio público

        Após o término da filtração adicionou-se 20mL de solução saturada de carbonato de Sódio. Deixou-se a solução em repouso até a mesma atingir a temperatura ambiente.

        Com o auxílio de uma proveta, dividiu-se a solução em duas (aproximadamente 75mL cada) e transferiu-se para um funil de separação.

Em uma capela, acrescentou-se 15mL de diclorometano realizando uma leve agitação seguida de alívio de pressão. Observou-se a formação de duas fases, uma incolor e uma escura. Semelhantemente ao sistema representado na figura 2, utilizando-se um béquer de 100mL previamente pesado, realizou-se a separação dessas duas fases.

Figura 1: Sistema de separação

Fonte: Domínio público

A fase escura que ficou no funil acrescentou-se mais 15mL de diclorometano, realizando uma leve agitação seguida de alívio de pressão. Fez-se novamente a separação das duas fases, coletando a fase incolor no mesmo béquer da fase anterior. Descartou-se a fase escura e repetiu-se o procedimento com a outra metade da solução.

Vedou-se, com papel-alumínio, o béquer contendo as fases incolores resultantes das duas extrações, fez-se pequenos furos em sua superfície e armazenou-se na capela deixando em repouso até estar completamente seco, em seguida pesou-se a quantidade de cristais obtidos.

Macerou-se os cristais utilizando um almofariz com pistilo e transferiu-se uma pequena quantidade para um tubo capilar. Utilizando-se um aparelho medidor de ponto de fusão previamente calibrado mediu-se seu ponto de fusão e descartou-se a amostra.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

        Após a realização da extração da cafeína ao pesar-se o béquer contendo os cristais de cafeína foi obtido o seguinte resultado:

Massa dos cristais = Massa final do béquer – Massa inicial do béquer

Massa dos cristais = 46,0083 – 45,8679

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (328.4 Kb)   docx (146.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com