TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração de Óleos Essenciais de Cravo

Por:   •  31/8/2017  •  Ensaio  •  1.819 Palavras (8 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

 DEPARTAMENTEO DE QUÍMICA – FACET

ATIVIDADE 5: DESTILAÇÃO SOB ARRASTE A VAPOR

Disciplina: Química Orgânica I                           Turma: Q

Data do experimento: 14/02/2017                       Data de entrega: 07/03/2017

Professor: Rodrigo Moreira Verly

Autores:

Eliane Cristina Costa

Franciele Martins de Queiroz

Wingston Walter do Nascimento Damasceno

Diamantina

  1. INTRODUÇÃO

Os óleos essenciais são misturas complexas, com muitos constituintes, contendo proporções variáveis de ésteres, éteres, álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas e hidrocarbonetos de estrutura aromática ou terpênica (POVH et al., 2001; SIMÕES; SPITZER, 1999)

O cravo-da-índia (Eugenia caryophyllata Thunb.) em português deriva da palavra latina clavus, que significa “prego”, devido a sua aparência física (Figura 1). É uma planta arbórea, nativa das Ilhas Molucas (Arquipélago da Insulíndia, Indonésia), possui odor fortemente aromático, sabor ardente e característico. Das sementes, de aroma ativo, extrai-se o ácido eugênico, incolor e de sabor picante. Sua composição química é constituída principalmente por eugenol, acetato de eugenol, beta cariofileno, ácido oleânico, e substâncias das classes: triterpeno, ceras vegetais, cetonas, resinas, taninos e esteróis. O eugenol apresenta efeito anti-inflamatório, cicatrizante, analgésico e é eficaz no combate e diminuição de bactérias presentes na boca (NASCIMENTO et al., 2000). A concentração desta substância depende da porção a qual foi analisada e da região em que esta planta foi cultivada.

[pic 1]

Figura 1. Cravo da Índia.

Para a obtenção de óleos essenciais, em sua maioria, é utilizado o processo de destilação por arraste a vapor (Figura 2), ou de um modo mais geral, por hidrodestilação. Esse método é um meio muito utilizado para separação e purificação de compostos orgânicos.

Nesta prática é utilizado cravo da índia onde é submetida a uma corrente de vapor, através da evaporação da água, esse vapor passa pela membrana da célula da matéria prima (cravo da índia). A mistura de vapores que é formada é arrastada, condensada e por fim extraída através do processo líquido-líquido usando um solvente orgânico bem volátil, que em seguida usa-se o banho maria para evaporar o solvente orgânico, tudo isso, utilizando-se um evaporador rotatório para que finalmente tenha-se o óleo essencial (Borsato, Aurélio Vinicius, et al.)

[pic 2]

Figura 2. Destilação sob arraste a vapor.

Isso é explicado pela pressão de vapor que se iguala a pressão atmosférica e logo ocorre à ebulição, com a pressão de vapor da água elevada em contado com o sólido a substância presente na planta também entra em ebulição rapidamente, pois se sabe que pela Lei de Dalton (misturas imiscíveis), que uma mistura de vapores líquidos terá uma pressão total igual á soma das pressões de cada componente.

2- OBJETIVOS

Introduzir a técnica da destilação por arraste a vapor e através deste isolar componentes essências de plantas.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Materiais utilizados

  • Condensador reto
  • Balão de destilação
  • Balão de fundo redondo
  • Tubos de vidro curvo
  • Alonga de vidro
  • Erlenmeyer
  • Garras
  • Mangueiras para condensador
  • Perolas de vidro

3.2 Reagentes utilizados

  • Cravos
  • Água destilada
  • Cloreto férrico 10%
  • Nitrato de prata 10%
  • Reagente Lucas
  • Permanganato de potássio 5%

3.3 Procedimentos Experimentais:

3.3.1 Parte 1- Obtenção do óleo:

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

        [pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13]

3.3.2 Parte 2- Identificação das funções orgânicas na amostra:

[pic 14]

[pic 15]

        [pic 16][pic 17][pic 18]

[pic 19][pic 20]

[pic 21][pic 22]

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

O processo de extração por arraste de vapor é um processo que permite a separação de componentes voláteis, onde não são necessárias temperaturas altas, o que evita a decomposição térmica. O processo de destilação sob arraste a vapor pode ser feito com plantas como o cravo, noz moscado, dentre outras. No experimento foi utilizado o cravo.

O cravo é uma planta que tem uma semente com aroma ativo, de onde pode se extrair o ácido eugênico, incolor e de gosto picante, o óleo essencial de cravo extraído dos botões floríferos, é extraído preferencialmente pelo processo de arraste a vapor, pois este método oferece maiores abundâncias de eugenol.

Dentre os constituintes do cravo três tipos existem com maior predominância e são eles: o Eugenol(de 70 a 90% figura 3), o Acetato de Eugenilo(10 a 15% figura 4), e o Humuleno(figura 5 ) e  Cariofileno (de 5 a 12% figura 6) juntos eles representam 99% de sua composição.

                         [pic 23]                                                    [pic 24]

                    Figura 3-Fórmula do Eugenol                                        Figura 4-Fórmula do Acetato de Eugenilo

                      [pic 25]                                [pic 26]

                    Figura 5-Fórmula do Humuleno                                     Figura 6-Fórmula do Cariofileno

Na primeira parte do prática, foi feito a destilação por arraste a vapor do cravo da india, e observou-se que este método foi utilizado para a separação de misturas que emprega o vapor da água para volatilizar o óleo do cravo,onde a pressão da água em ebulição arrastou consigo as substâncias presentes na planta. Houve as caracterizações e testes para analisar a presença de carbonilas, insaturações,e classificações do aloóis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (492.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com