TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Petróleo no Brasil e no Mundo

Por:   •  2/8/2019  •  Resenha  •  2.494 Palavras (10 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Federal de São João del Rei

Departamento de Ciências Naturais

Ana Elisa Ferreira de Oliveira

História do Petróleo

no Brasil e no mundo

São João del Rei - MG

2014

SUMÁRIO

m

  1. INTRODUÇÃO 1
  2. COMPOSIÇÃO 2
  3. ORIGEM 2
  4. HISTÓRIA 3
  1. Samuel Kier3
  2. Edwin Drake4
  3. John D. Rockefeller 5
  4. Irmãos Nobel 5
  5. Thomas Edison5
  6. Henry Ford 6
  7. Monteiro Lobato 6
  8. O Petróleo é Nosso 6
  9. Gamal Nasser 7
  10. Juan Pablo Perez 7
  11. Quebra do Monopólio 8
  12. O Campo de Tupi 8
  13. Leilão de Libra 8
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1. INTRODUÇÃO

Do latim Petra (pedra) e Oleum (óleo). O Petróleo é uma substância inflamável, com densidade menor que a água, cheiro característico e com a coloração negra (ocorrendo variações devido a composição) e aspecto oleoso. Sua composição consiste basicamente de carbono, hidrogênio na forma de hidrocarbonetos. É impossível criá-lo ou fabricá-lo, a única forma de obtenção é a extração. [1]

A sua origem é relacionada à decomposição de restos de animais e vegetais que foram decompostos, durante milhões de anos, e se acumularam no fundo dos mares e dos lagos. Ao sofrer pressão das camadas mais recentes de rochas, essa matéria orgânica se transformou no o petróleo. [1]

Visto que o petróleo é hoje a principal fonte de energia do mundo, é de grande interesse conhecer a sua história. Assim, para discursar a respeito dessa história no Brasil e no mundo, este tema será dividido em dezesseis tópicos, começando pela comercialização do petróleo por Samuel Kier até o Leilão de Libra, ano passado, referente às reservas do pré-sal.

2. COMPOSIÇÃO

O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos, sendo em sua maioria hidrocarbonetos. Também são encontrados na composição compostos orgânicos que possuem átomos de nitrogênio, oxigênio e enxofre, ou até alguns metais (Tabela 1). [2] 

Tabela 1. Composição química do petróleo

Tipo de Elemento Químico

% Encontrada em 1 Litro de Petróleo

Carbono

82% - Carbono é o elemento predominante

Hidrogênio

12% - Atua junto com o carbono formando moléculas

Nitrogênio

4% - Encontrado na forma de amina

Oxigênio

1% - Muito pouco encontrado

Sais

0,5% - Raramente aparecem

Metais (ferro, cobre e etc.)

0,5% - Considerado como resíduos

Os hidrocarbonetos podem ser subdivididos em cinco grupos principais: alcanosalcenosalcinos, cicloalcanos e aromáticos. Sendo que o grupo presente na composição, interfere diretamente na qualidade do petróleo. [2]

3. ORIGEM

Matérias orgânicas, como restos de animais e vegetais, foram soterradas em camadas inferiores do subsolo. Devido à condições extremas de pressão, ação bacteriológica e temperatura, esta matéria foi se decompondo e transformando-se em compostos ricos em carbono, utilizando o oxigênio dissolvido nos sedimento – Figura 1. [3]

Com o aumento da pressão da rocha-mãe (que contem à matéria orgânica que se transformou em hidrocarbonetos), o petróleo flui para as formações geológicas superiores (migração primária).

[pic 1]

Figura 1. Esquematização da formação de petróleo

Ele vai se movimentando através de formações permeáveis até encontrar uma formação impermeável ou armadilha (migração secundária). Quando essas rochas-reservatórios estão deformadas por movimentos tectônicos, podem reter esses hidrocarbonetos, formando jazigos de petróleo. [3]

4. HISTÓRIA

No Oriente Médio, o petróleo aparece em sua forma natural desde a antiguidade. Na Síria e Babilônia, ele era utilizado para colar ladrilhos e pedras. Já no Egito, sua utilização era para engraxar peças de couro. Também já foi utilizado para embalsamento e lubrificação de rodas de carruagens.

Mas foi a partir de 1850, que se iniciou a etapa de exploração definida pela comercialização, isso se deu graças à descoberta de aplicações inestimáveis.

4.1 Samuel Kier

        Antes do petróleo de tornar a principal fonte de energia do mundo moderno, ele possui outras funcionalidades, como, em uso medicinal. A sua comercialização como medicamento, se deu a partir de 1850, com Samuel Kier, um boticário de Pittsburg, na Pensilvânia.

A sua esposa contraiu tuberculose, e a prescrição médica incluiu uma dose diária de “American Oil Medicinal”, medicamento a base de petróleo. Nesse momento, Kier viu uma grande oportunidade de negócio, comercializar esse medicamento em farmácias.

Contudo, essa comercialização não foi muito bem sucedida. Até que Kier resolveu estudar uma maneira de obter derivados do petróleo para iluminação. Desta forma ele conseguiu desenvolver uma tecnologia para a produção do querosene, que serviria como combustível para lamparinas.  

Toda essa movimentação comercial bem sucedida trouxe a atenção de um empresário, George Bissel. Bissell viu no petróleo uma grande oportunidade, ser exportado em grande quantidade como fluido combustível para lampiões (função iluminante).

Segundo Bissell, esse produto poderia competir diretamente com óleos de carvão, que até o momento dominavam o mercado. Visto que poderia ser uma alternativa barata e de boa qualidade.

Assim, no fim de 1854, Bissel decidiu reunir alguns investidores para encontrar o petróleo numa escala maior. Ele liderou um grupo de investidores que contratou o professor de química Benjamin Silliman Jr. para analisar as propriedades do óleo como iluminante e lubrificante.  E é desta forma que Coronel Drake surge na história, ao ser contratado para dar inicio à exploração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (275.8 Kb)   docx (106.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com