TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICADORES ÁCIDO-BASE

Por:   •  4/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA 7:  INDICADORES ÁCIDO-BASE

Andrey Henrique

Letícia Cristina

21/05/2018

        

RESUMO

O presente experimento teve por objetivo entender conceitos fundamentais sobre as propriedades físico-químicas de soluções, como o caráter ácido-base, utiliziando-se  indicadores de pH. Para a realização do experimentos foram utilizados soluções de diferentes concentrações, a fim de observar a mudança de coloração e o pH de cada solução, com a introdução de suco de repolho roxo e suco de frutas vermelhas. Em seguida, foram utilizado soluções de ácido acético (CH3COOH) e de amoníaco (NH3), com a introdução de seis indicadores ácido-base, analisando uma lista padrão de indicadores ácido-base, com suas cores e ponto de viragem.

1. INTRODUÇÃO

O uso de indicadores de pH é uma prática bem antiga que foi introduzida já no século XVII por Robert Boyle. Inúmeras espécies de plantas, flores e frutas possuem substâncias coloridas em sua seiva que mudam de cor conforme o pH do meio em que estão inseridas, sugerindo que tais espécies podem atuar como indicadores ácido-base. Indicadores ácido base, são compostos orgânicos que mudam sua conformação eletrônica dependendo do meio, se este é ácido ou básico. Existem diversos indicadores ácido-base, com diferentes pontos de viragem[1]. O ponto de viragem representa o pH em que o indicador muda de cor. Os indicadores são substâncias capazes de mudar de cor dependendo das características físicoquímicas da solução na qual estão contidas. Além disso, os indicadores ácido-base, ou indicadores de pH, são substâncias orgânicas fracamente ácidas (indicadores ácidos) ou fracamente básicas (indicadores básicos) que apresentam cores diferentes para as suas formas protonadas e desprotonadas.

2. OBJETIVO

Compreender os efeitos do pH sobre os indicadores naturais (repolho roxo e frutas roxas).

2. EXPERIMENTAL

2.1. MATERIAIS E RAGENTES

  • 12 Tubos de Ensaio
  • 6 Diferentes Soluções
  • Suco de Repolho Roxo
  • Suco de Frutas Vermelhas
  • Solução de Ácido Acético
  • Solução de Amoníaco

2.2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

PARTE I

Em uma estante para tubos de ensaio foram separados doze tubos de ensaio, logo após, dividiu-se em grupo A seis tubos de ensaio e, para o grupo B, seis tubos de ensaio. Em seguida, foram acrescentados aproximadamente 2 mL de cada solução com concentrações diferentes, sendo 2 mL de solução para cada tubo, tanto para o grupo A tanto para o grupo B. Ao final do experimento, adicionou-se 3 gotas da solução de repolho roxo em cada tubo de ensaio para o grupo A, e 3 gotas de frutas vermelhas em cada tubo de ensaio do grupo B. Dessa forma, foi possível observar as diferentes colorações nos tubos do grupo A e do grupo B.

PARTE II

Novamente em uma estante para tubos de ensaio, foram chamados de grupo C os seis tubos que continham aproximadamente 1 mL de ácido acético e de grupo D os seis tubos que continham aproximadamente 1 mL de amoníaco. Em seguida, para o grupo C e o grupo D, foram adicionados duas gotas de Azul de Timol, Alaranjado de metila, Vermelho de metila, Azul de bromotimol e Fenolftaleína. Dessa forma, foi possível observar que para cada indicador ácido-base há o seu ponto de viragem e uma cor da intrinseca em relação ao pH.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Um indicador ácido-base mudar de cor com o pH por ser um ácido fraco em que há uma cor intrínseca na forma de ácido (HIn, indicador) e outra na forma conjugada (In-). A mudança de cor acontece pois o próton muda a estrutura da mólecula do indicador e faz a absorção de luz ser diferente na forma conjugada Figura 1. Quando a concentração de HIn é muito maior do que a In-, a solução tem a cor da na forma ácida do indicador. Por outro lado, quando a concentração de In- é bem maior do que a de HIn, a solução tem a cor da forma básica do indicador[2]. Por ser um ácido fraco, o indicador participa de um equilíbrio de transferência de próton:

HIn(aq) + H2O(l)  H3O+(aq) + In-(aq)                =     [pic 2][pic 3]

[pic 4]

Figura 1: Lista de indicadores ácido-base, com suas cores e ponto de viragem.

Na primeira parte do experimento, foi possível observar as diferentes colorações nos tubos do grupo A, em que foram adicionados 3 gotas de repolho roxo em cada solução. Com isso, pôde-se concluir que cada solução apresentava um pH diferente em virtude da coloração final, ou seja, para cada solução o repolho roxo teve a sua estrutura química mudada e, com isso, emitiu um comprimento de luz padrão. O mesmo aconteceu com o indicador frutas vermelhas, e com as soluções de ácido acético e amoníaco em que foram usados seis indicadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (301.7 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com