TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DA IMPREGNAÇÃO NO COZIMENTO POLPAÇÃO KRAFT

Por:   •  12/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.274 Palavras (10 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 10

 [pic 1][pic 2]

[pic 3]

SENAI TELÊMACO BORBA

CURSO TÉCNICO EM PAPEL E CELULOSE

INFLUÊNCIA DA IMPREGNAÇÃO NO COZIMENTO POLPAÇÃO KRAFT

[pic 4]

TELÊMACO BORBA – PR

 2014

[pic 5]

[pic 6]

DIRCEU BIELUSKA

JUCÉLIA FLOR BIELUSKA

PAULO HENRIQUE DA SILVA RODRIGUES

INFLUÊNCIA DA IMPREGNAÇÃO NO COZIMENTO POLPAÇÃO KRAFT

Relatório apresentado à disciplina de Projeto, ministrada pelo prof. Jeferson.

[pic 7]

TELÊMACO BORBA – PR

MARÇO 2014

SUMÁRIO[pic 8]

1. OBJETIVO        4

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO        4

2. JUSTIFICATIVA        5

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        6

3.1. POLPAÇÃO KRAFT        6

3.2 EUCALIPTO.        6

3.3. IMPREGNAÇÃO        8

3.4  INFLUÊNCIA DA DENSIDADE NA POLPAÇÃO KRAFT        8

4. METODOLOGIA        10

5. ESTRUTURA PROVÁVEL        11

6. CRONOGRAMA        12

1. OBJETIVO

Analisar a influência da impregnação dos cavacos na polpação Kraft.

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Variar o tempo de impregnação em três etapas com vapor e licor, mantendo o fator H constante e analisando o impacto nos parâmetros de cozimento: kappa, rendimento, teor de rejeito e viscosidade.

2. JUSTIFICATIVA

 A impregnação tem uma influência direta na qualidade do cozimento, sendo que na polpação Kraft procura-se atingir através de um cozimento uniforme a redução do numero kappa (deslignificação), aumento no rendimento depurado e minimizar a perda da viscosidade e é visto que a impregnação influência diretamente na uniformidade do cozimento.

 

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1. POLPAÇÃO KRAFT

A Polpação Kraft é considerada de primeira qualidade porque tem como matéria prima a madeira cozida em cavacos possuindo uma fácil adaptação em diferentes condições de cozimento e características das fibras. (Carvalho 1999). A impregnação é a primeira etapa do processo, e considerada uma das mais importantes, pois é responsável pela condução dos reagentes químicos até o interior dos cavacos onde ocorrerá a dissolução da lamela média e da lignina contida na parede da fibra. (Costa M.2004).

O processo de cozimento da madeira é realizado através da seleção da matéria prima do descascamento da madeira, aumento da superfície, reduzindo madeira em cavacos e na sequência submetidos à seleção por tamanho: A dimensão dos cavacos é um fator muito importante para ter impregnação eficiente dentro do processo de cozimento e também facilitar a difusão de licor em seu interior. (COSTA M. 2004).

3.2 EUCALIPTO.

A madeira de Eucalipto é umas das matérias primas mais utilizada na produção de fibra curta, pois possui uma serie de vantagens na obtenção de celulose, pelo seu rápido crescimento, adaptação em diferentes regiões climáticas, e também no cozimento apresenta uma melhor deslignificação, pois contem menor teor de lignina comparado com o Pinus.Na impregnação possui maior facilidade de hidratação o que possibilita uma melhor difusão e penetração dos reagentes. O baixo teor de casca aumenta o seu rendimento, possui alta opacidade e volume específico. No processo de difusão durante o cozimento as cadeias poliméricas de celulose e hemicelulose possui uma menor degradação. (NETO 2002).

ANATOMIA DA MADEIRA

Segundo Mauri (2010), a casca constitui de duas partes dentre elas estão à parte interna viva (floema) e a externa morta (cortex) e os tecidos que revestem o tronco periderme e ritidoma. O floema tem a função de conduzir nutrientes e a casca proteger contra o ressecamento, ataques de fungos e as variações de temperatura do clima.

O cerne tem função de sustentar a planta, contém alto teor de extrativos e sua formação do caule lenhoso começa ao longo dos anos. Quando jovem sua proporção se torna baixa. Vários estudos foram realizados para entender a formação do cerne, dentre eles estão o envelhecimento das células parênquimas, acúmulo de materiais tóxicos, entrada de ar, danos ao alburno e infecção fúngica. (Mauri 2010).

O lenho inicial contém anel de crescimento, por sua vez acontece na parte mais clara e possuem diâmetros grandes, paredes estreitas, maior lume mais porosa de baixa densidade, baixa resistência. Seu crescimento ocorre de forma mais rápida.

O lenho tardio possui menores células, paredes com maiores espessuras, menor lume, menor porosidade, maior densidade e alta resistência.

Esta mudança de aspecto entre lenho inicial e lenho tardio, aplica-se justamente pela época do ano, disponibilizando luz, calor e água e acarretam grandes mudanças nas propriedades químicas e físicas da madeira.

A madeira mais jovem é formada por células mais curtas, maior lume, paredes mais estreitas, e na camada S2 ângulos micro fibrilares maiores que possuem contrações menores na região transversal e menores na posição longitudinal.(Benjamin 2006).

A madeira juvenil contém alta porcentagem de alburno que possuem várias vantagens na polpação, com isso permitem a fácil penetração de licores. Os elementos de vasos são fundamentais para a fisiologia, crescimento das plantas e para obtenção de madeiras em celulose, pois, contém alto teor de água. São elementos grandes e ocos, auxiliando na introdução de licor no interior dos cavacos (Mauri 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (188.5 Kb)   docx (102.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com