TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de cozinhar a polpa

Artigo: O processo de cozinhar a polpa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O papel é um dos materiais mais utilizados nos dias atuais, e é difícil imaginar o nosso dia-dia sem ele. Suas propriedades químicas e físico-mecânicas permitem inúmeras aplicações. Assim, papéis que serão usados para escrita e impressão, como os usados em cadernos e livros, devem ser bem lisos e opacos; aqueles usados na produção de jornais não precisam ter grande durabilidade com relação à brancura.

O papel é fabricado a partir da madeira, pois todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose que será usada na fabricação do papel. Assim a madeira é cortada e levada para a indústria, onde será cortada, descascada e picada e será encaminhada para o processo polpação.

O processo de polpação tem como objetivo facilitar a separação das fibras e melhorar suas propriedades para a fabricação do papel. Este processo pode ser químico ou mecânico.

O processo químico de polpação mais utilizado no Brasil é o processo Kraft. Na polpação kraft, os cavacos de madeira são submetidos à reação com uma solução contendo licor branco.

O licor branco é usado no cozimento da madeira, responsável por separar as fibras de celulose da matriz de lignina, substância responsável pela rigidez da madeira. O licor é formado basicamente por Na2S e NaOH(sulfeto de sódio e hidróxido de sódio ou soda caustica)

A polpa ou pasta celulósica resultante deste cozimento (polpa marrom) ainda não é adequada para a produção de determinados tipos de papel, exatamente pela sua coloração escura, o processo precisará de um processo de branqueamento. No entanto o objetivo do Licor Branco foi alcançado no cozimento, com a dissolução de grande parte da lignina, deixando apenas a lignina residual para o processo de branqueamento.

Pratica Laboratorial do HCl

Após organizarmos a bancada com os equipamentos a serem utilizados, começamos o procedimento, pipetamos 15 ml de NaOH 0,5 N e transferimos para um erlenmeyer de 250 ml e reservamos a solução.

Colocamos 20 ml de água destilada em um Becker de 40ml e colocamos em uma balança volumétrica , adicionamos 18 gotas de ácido clorídrico e realizamos o peso de 1,23.

Então transferimos a solução (ácido + água ) para um balão volumétrico e completamos o nível com água destilada , transferimos a solução para um Becker onde misturamos a solução junto a solução das demais equipes de laboratório.

Na solução que estava reservada de NaOH 0,5N adicionamos 3 gotas de fenolftaleína e agitamos , colocamos a solução de ácido clorido + água em uma bureta para assim realizarmos a titulação.

A titulação foi realizada e a solução de NaOH que estava rosa com a 3 gotas de fenolftaleína após o gasto de 15 ml de ácido clorídrico + água voltou a ser transparente e nosso experimento foi finalizado.

Pratica Laboratorial do Licor Branco

Na preparação da primeira solução onde vamos determinar o ATT organizamos a bancada e iniciamos o procedimento. Colocamos 100 ml de água destilada em um erlenmeyer de 250 ml, então pipetamos 2 ml de Licor Branco e transferimos para o erlenmeyer junto com a água, adicionamos nesta solução 3 gotas de metilorange.Então em uma bureta adicionamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com