TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Kraft

Casos: Processo Kraft. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 2

Histórico do desenvolvimento

• O processo soda foi o primeiro método químico de polpação reconhecido com a utilização de uma solução alcalina forte de hidróxido de sódio para deslignificação de cavacos de madeira . Este precursor do processo kraft foi originalmente patenteado em 1854. Uma patente posterior, de 1865, cobriu a incineração do licor de soda gasto para recuperação do álcali utilizado no processo. A primeira fábrica com processo soda que operou com sucesso entrou em operação em 1866. Atualmente poucas fábricas que operam o processo soda ainda se encontram em operação no mundo produzindo polpa de folhosas e matérias primas não lenhosas. O crédito do desenvolvimento do processo kraft (sulfato) é dado a C.J. DAHL. Num esforço para encontrar um substituto para o dispendioso carbonato de sódio ( cinza da soda) como o precursor do ciclo químico do processo soda, ele experimentou a adição de sulfato de sódio na fornalha de recuperação. O sulfato foi quimicamente reduzido a sulfeto pela ação da queima do licor na fornalha, assim sendo o sistema introduzido no sistema licor. Subsequentemente DAHL descobriu que o sulfeto no licor de cozimento acelerou acentuadamente a deslignificação com produção de polpa mais resistente, obtendo patente para o processo em 1884. O novo processo de polpação foi primeiramente utilizado comercialmente na Suécia em 1885. As propriedades de resistência superiores foram reconhecidas e os novos tipos de papéis foram chamados papéis kraft ou fortes, já que kraft é a palavra alemã para forte. Segundo esse desenvolvimento muitas fábricas de soda, converteram-se para o processo kraft de forma a competirem com outras que usavam o processo sulfito. Enquanto que a polpa sulfito era mais resistente, mais barata e mais clara em cor que a polpa soda, o processo kraft estreitou a margem em custo de produção e forneceu um produto mais resistente. A recuperação econômica dos produtos químicos de polpação era uma necessidade para o processo kraft para competir com o processo sulfito, o qual não requeria sistema de recuperação.

• O grande impulso para domínio pelo processo kraft ocorreu na década de 30 com introdução do sistema de recuperação de TOMLINSON, na qual a evaporação final e a queima do licor gasto foram combinados com a recuperação de calor e dos químicos numa mesma unidade do processo.

• Finalmente, o desenvolvimento e utilização do branqueamento com dióxido de cloro por HOWARD RAPSON no final da década de 40 e início dos anos 50 levou a se encontrarem níveis da alvura comparáveis aos conseguidos com polpa sulfito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com