TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inibidores de Corrosão

Por:   •  15/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.393 Palavras (14 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 14

        

INIBIDORES DE CORROSÃO


Sumário

1.        Inibidores de Corrosão        10

1.1        Inibidores Anódicos        12

1.2        Inibidores Catódicos        14

1.3        Inibidores Mistos        15

1.4        Inibidores Fílmicos        17

2.        Efeito de Substâncias Dissolvidas        17

3.        Efeito da Temperatura        19

4.        Inibidores de Corrosão em Sistemas Não Aquosos        20

5.        Desempenho e Aplicação de Inibidores de Corrosão        20

5.1.  Desempenho        20

5.2. Aplicação        22

6.        Problemas Oriundos da Utilização de Inibidores de Corrosão        22

Referências Bibliográficas        24


  1. Inibidores de Corrosão

É uma substância ou mistura de substâncias que, quando presente em concentrações adequadas, no meio corrosivo, reduz ou elimina a corrosão. (JAMBO & FÓFANO,2008).

Alguns autores afirmam que um inibidor de corrosão pode ser definido como uma substância ou mistura de substâncias que, quando presentes em concentrações adequadas no meio corrosivo, reduzem ou eliminam a corrosão (ABRACO, 2006; BENTUR et al., 1997; CALLISTER JR, 1990; CRIVELARO, 2002; DOCTORS, 2006; GENTIL, 1996; KEPLER et al., 2000; MAINIER; SILVA, 2004; MUNDO QUÍMICO, 2006; RIVERA et al., 2002; SALVADOR, 2002; SMITH; VIRMANI, 2000; TRITTHART, 2003) apud BOLINA 2008).

 Um inibidor de corrosão ideal pode ser definido como um componente químico que, quando adicionado ao concreto em quantidades adequadas, pode retardar a corrosão da armadura de aço e não tem efeitos contrários às suas propriedades (HANSSON et al., 1998; SIDERIS; SAVVA, 2005) apud BOLINA 2008)

  • Proteção contra a corrosão:

Proteção anódica

Proteção catódica

Proteção por meio de inibidores

Proteção por recobrimentos superfíciais

  • Exemplos da utilização de inibidores

Soluções aquosas: Águas para fins de abastecimento, de refrigeração, águas naturais, águas de processo e de caldeiraria. (JAMBO & FÓFANO,2008).

Soluções ácidas: Usadas para decapagem de metais, processos e etc.

Soluções contendo óleo: Usadas para proteção durante a fabricação, estocagem, transporte e etc. (JAMBO & FÓFANO,2008).

  • Para que a utilização dos inibidores seja satisfatória:

Corresponde às causas da corrosão no sistema (a fim de identificar os problemas que podem ser solucionados com o emprego de inibidores). (JAMBO & FÓFANO,2008).

Vem o custo da sua utilização, para verificar se excede ou não o das perdas originadas pelo processo corrosivo. (JAMBO & FÓFANO,2008).

As propriedades e os mecanismos de ação dos inibidores a serem usados, a fim de verificar sua compatibilidade com o processo em operação e com os materiais metálicos usados. Tal compatibilidade tem por objetivo evitar efeitos secundários prejudiciais, como por exemplo:

Vêm as condições adequadas de adição e controle, para evitar possíveis inconvenientes, como:

- Formação de espuma em função de agitação do meio

- Formação de grande espessura de depósitos de fosfatos, silicatos ou carbonatos de cálcio pode dificultar as trocas térmicas, em caldeiras, por exemplo;

- Efeitos tóxicos, principalmente em equipamentos de processamento de alimentos e em abastecimento de água potável, como os provocados pelo nitrito de sódio, que é um bom inibidor para ferro e aço, mas não pode ser usado em água potável;

- Ação poluente se não for feito prévio tratamento desses despejos, como acontece quando se usa cromato como inibidor de corrosão;

- Perda de inibidores devido à deficiente solubilidade no meio corrosivo;

- Reações entre os inibidores e possíveis contaminantes do meio corrosivo, com a formação de produtos insolúveis ou a redução de inibidores oxidantes, como por exemplo, a de cromatos por gás sulfídrico ou sulfetos, anulando a ação deste inibidor, pois pode ocorrer a reação: (JAMBO & FÓFANO,2008).

2CrO42- + 16H+ + 3S2-  2Cr3+ + 3S + 8H2O

  • Mecanismo geral

O inibidor adsorve sobre a superfície metálica por adsorção química, provoca a formação de uma película de óxido protetor do metal base ou reage com um componente potencialmente corrosivo presente no meio aquoso. (JAMBO & FÓFANO,2008).

[pic 1]

  • Classificação dos inibidores

Existem diferentes classificações para os inibidores, entre as quais aquelas baseadas na composição e no comportamento. (JAMBO & FÓFANO,2008).

Quanto à composição, inibidores orgânicos e inorgânicos;

Quanto ao comportamento, inibidores oxidantes, não-oxidantes, anódicos, catódicos e de adsorção. (JAMBO & FÓFANO,2008).

  1. Inibidores Anódicos

Os inibidores anódicos atuam reprimindo reações anódicas, ou seja, retardam ou impedem a reação do anodo. Funcionam, geralmente, reagindo com o produto de corrosão inicialmente formado, ocasionando um filme aderente e extremamente insolúvel, na superfície do metal, ocorrendo a polarização anódica. (JAMBO & FÓFANO,2008).

Substâncias como hidróxidos, carbonatos, silicatos, boratos e fosfatos terciários de metais alcalinos são inibidores anódicos, porque reagem com os íons metálicos Mn+ produzidos no anodo, formando produtos insolúveis que têm ação protetora. Esses produtos são quase sempre de hidróxidos, resultando o íon OH- da hidrólise dos inibidores citados. Exemplificando-se com os carbonatos, tem-se a sua hidrólise com formação de íon hidroxila, de acordo com a reação: (JAMBO & FÓFANO,2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (387.8 Kb)   docx (117.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com