TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE PLANO DE AULA

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

MODELO DE PLANO DE AULA

Professor (a):

 Leonardo Lucas, Roslen e Stefanie

Colégio (UCE):

 Colégio Estadual Padre Antônio Vieira - EM                      

Supervisor (a):

 Gustavo Pricinotto

Série:

  1º Ano                                                                        

Previsão de data: 23 / 08 / 2018

I. Tema: misturas do dia-a-dia.

II. Conteúdo(s): estudo de soluções e separação homogenias / heterogêneas. 

III. Pré-requisito(s): conceitos de fase visual.

IV. Número de aulas: 1 h/a (2/h/a)

V. Tema em foco: discussão trazendo justificativa e relevância da forma com que os conteúdos vão ser relacionados ao tema problematizador.

Entender as propriedades físicas e químicas das misturas realizadas no cotidiano do aluno. Através literatura do livro didático escolhido pela instituição.

VI. Objetivos:

  • Geral:

Faze-los perceber que misturas são processos do seu cotidiano. Encontrando em aplicações domesticas dentro de sua própria casa.

 -     Especifico:

Aumentar a capacidade do entendimento do aluno sobre as propriedades físicas e químicas das misturas do dia-a-dia, bem como os seus métodos de separação.

*VII. Perguntas norteadores.

Esta seção pode ser produzida dentro da própria metodologia.

VIII. Materiais: (PODE SER DIVIDIDO EM: TEÓRICO E PRÁTICO)

Lousa, slides, Datashow, giz, copos de vidro, colher, água, sal, areia, álcool, óleo, gelo, colher,  

IX. Metodologia: o item VII deve estar incluso neste item, mesmo que tenha sido apresentado anteriormente.

A aula terá início com a utilização de imagens de misturas no qual os estudantes serão norteados pelas seguintes questões: Porque devemos agitar o achocolatado antes de beber? O que é mistura?

Após este primeiro desenvolvimento, será desenvolvido junto aos estudantes um momento de breve debate e uma pratica simples com misturas do tipo água + areia, água + óleo, água + álcool, areia + sal, em que cada grupo terá de debater tipos de misturas, como essa mistura é, homogenia ou heterogenia? Isso perdurará por 30 minutos aproximadamente. As perguntas que irão nortear o debate são o que são misturas homogenias e heterogenias? Quais dos exemplos que apresentados na pratica é homogêneo e qual é heterogêneo? Como separa a areia do sal?

Após os palpites dos alunos, pegaremos suas respostas e complementaremos com os conceitos químicos e físicos de misturas.

Mostraremos então como separa-las, como por exemplo, por filtração. Então explicaremos como por exemplo o porquê o óleo fica em cima da água, o álcool evapora primeiro que a água.

Deixando assim para aulas futuras discussões e aprendizados sobre polaridade, densidade.

X. Avaliação:

Pratica em grupo no laboratório, com misturas que envolvam várias fases que podem ser vistas no cotidiano do aluno, fazendo com que os mesmos depois possam apresentar métodos de separação e classificação.

Enquanto avaliação continuada, os estudantes serão avaliados pela participação e evolução dos conhecimentos apresentados.

XI. Resultados esperados: fazer com que os alunos possam construir os conceitos de misturas, diferenciando misturas de substancias puras, homogêneas e heterogêneas.

XII. Referencias:

ALVES, L. Mistura Homogênea e Heterogênea. Canal do Educador. Disponível em: < https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/mistura-homogenea-heterogenea.htm >. Acesso em: 20/08/2018.

Anexos: Estes podem aparecer ao longo da metodologia, mas devem aparecer de forma com que não deixem o texto truncado e confuso.

Se houver alguma figura, desenhos, charge, imagem, reportagem, colocar em anexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com