TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos

Por:   •  2/1/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.668 Palavras (15 Páginas)  •  1.265 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]                            Universidade Federal do Amazonas                             [pic 2]

Instituto de Ciências Exatas

Departamento de Química

                                       

                                                                                                                             

             

               

                                                  Metais Alcalinos e Metais Alcalinos Terrosos

                                                 

                                                           

                                                                           Manaus

                                                                             2016

Natália Cabral Noronha

Metais Alcalinos e Metais Alcalinos Terrosos

[pic 3]

Manaus

2016

                                                                          Sumário

1.        Resumo        

2.        Introdução        

3.        Objetivos:        

4.        Materiais e Reagentes        

5.        Procedimento Experimental        

6.        Resultado e discussões        

7.        Questionário        

8.        Conclusão        

9.        Referencias        

  1. Resumo

Nessa aula prática, irá ser verificado as propriedades metálicas dos grupos dos metais alcalinos e metais alcalinos terrosos, será observada a reatividade do magnésio, esse elemento é essencial na vida do ser humano, e é um importante constituinte da clorofila. Constataremos a formação de óxidos e hidróxidos, a solubilidade dos compostos dos grupos IA e IIA e identificar íons dos metais alcalinos e alcalino-terrosos em soluções de sais.

Observou-se que o óxido de potássio (K2O) é reativo quando entra em contanto com o ar, ao contrario do óxido de magnésio (MgO).

Mostrou-se a reatividade do magnésio, fazendo as seguintes reações: Mg(s) + HCl(l)   MgCl2(aq) + H2(g) obtendo uma cor incolor; Mg(s) + H2O(l)   MgO + H2  não ocorreu mudança nas características do composto; Mg(s) + O2(g)  MgO(s)  Formou-se uma pequena luz quando o magnésio foi queimado.

Observou-se 4 soluções saturadas: Cloreto de bário (BaCl2), Cloreto de cálcio (CaCl2), Cloreto de sódio (NaCl), Cloreto de potássio (KCl) e suas respectivas cores.

Reagiu-se K2CO3 + H2O  KHCO3 + KOH; KCl + H2O e NaNO3 + H2O em todas as reações obteram-se soluções ácidas, solúveis e homogêneas

Hidróxido de sódio e cálcio, cloreto de sódio e cálcio, carbonato de cálcio e nitrato de sódio, foram reagidos com H2O, na maioria das reações não houve aquecimento, alguns ficaram solúveis ou insolúveis e muitos permaneceram homogêneos.

Portanto, foi observado as principais características dos metais alcalinos e metais alcalinos terrosos ao longo de cada reação feita.

  1. Introdução

 Metais Alcalinos e Metais Alcalinos Terrosos

Os elementos constituídos no grupo 1 são chamados de metais alcalinos. Suas propriedades químicas são bastantes semelhantes, sendo sua principal característica. Já os elementos constituídos no grupo 2 são chamadas de metais alcalinos terrosos. São chamados de terrosos pois seus óxidos, antigamente, eram chamados de terra. (ATKINS, 2006)

Reatividade

A reatividade dos metais alcalinos e metais alcalinos terrosos em relação à outros grupos da tabela periódica, aumenta com o aumento da eletropositividade (tendência de um átomo perder seus elétrons), ou seja quanto maior a eletropositividade do elemento, maior será sua reatividade. (COTTON)

Dentre dos dois grupos, os metais alcalinos reagem mais violentamente. Os seus potenciais padrão são negativos, são redutores e reagem com agua liberando gás hidrogênio e formando os correspondentes hidróxidos. A reação se torna cada vez mais forte à medida que descemos no grupo. Obs.: Potencial padrão é uma tabela que mostra os potenciais de redução para indicar se o metal irá se reduzir ou oxidar. (ATKINS)

A reação da agua com o potássio é forte o suficiente para inflamar o hidrogênio, segue a reação: K + H2O              KOH + H2    Formando o hidróxido de potássio, conhecido como potassa cáustica, e o gás hidrogênio. Por outro lado, o lítio sólido reage mais lentamente com a agua do que os outros metais do grupo I, pois a energia de ligação de seus átomos é maior, sendo mais difícil de ser quebrada. (ATKINS)[pic 4]

Os metais alcalinos terrosos não reagem tão violentamente, como os metais alcalinos, apesar de serem bons redutores. Geralmente, eles reagem com ácidos para produzir gás hidrogênio

Mg + H                Mg + H2   A capacidade de redução desses elementos aumenta conforme o numero atômico, como consequência, o cálcio e os outros elementos mais pesados do grupo 2 reagem diretamente com a agua que poderá formar pequenas quantidade de hidrogênio. [pic 5]

Ca + H2O                   Ca(OH)2 + H2   (MIESSLER)[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (253.8 Kb)   docx (58.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com