TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças climáticas: Influências Antrópicas e Naturais

Por:   •  3/10/2018  •  Resenha  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

Mudanças climáticas: Influências Antrópicas e Naturais

As mudanças climáticas têm implicações significativas para a vida presente, para as gerações futuras e para os ecossistemas. É um assunto que foi e continua sendo objeto de intensa investigação científica e debate público. Não se referem às mudanças que ocorrem de um dia para outro, mas sim ao longo de vários anos ou décadas.

Um erro comum é acreditar que mudanças climáticas têm o mesmo significado de aquecimento global. O aquecimento global é uma mudança climática que vem acontecendo ao longo dos anos, mas não a única.

Há causas naturais que contribuem para alterações climáticas, mas os processos industriais estão por trás da recente e rápida aceleração do aquecimento global, ou seja, o homem tem a capacidade de alterar a natureza.

Quando trata-se de projetos ambientais, devemos tirar do foco questões naturais e destacar a questão antrópica (resultante da ação do homem). Para definir o impacto ambiental é necessária a realização de um levantamento de campo, uma operação química, física ou biológica causada por uma ação antrópica que possa causar prejuízo ao ambiente. Para exemplificar, nada mais simples que o papel, onde uma árvore foi cortada e serviu de matéria-prima, passou pelo processo de industrialização até ser transformado em papel para o uso do homem. Ao ser usado e descartado de forma errada é considerado impacto ambiental, pois há uma transformação da matéria-prima e poluição do ambiente. Esse processo pode ser amenizado quando houver o descarte do papel em lugar adequado, para que seja reutilizado, tornando-se uma alternativa para a redução de impactos ambientais.

Todo impacto ambiental de grande porte ocorre de 150 anos para frente, hoje é claramente perceptível uma possível mudança, a qual se refere à época da Revolução Industrial. As atitudes impactantes são visivelmente percebidas de forma muito rápida; se uma árvore que fornece sombra para uma casa é cortada, o aspecto climático desta casa mudará imediatamente, aumentando a exposição ao sol.

Uma infinidade de impactos ambientais a nível global pode ser constatada, como por exemplo os grandes desastres, que vêm contribuindo significativamente para aumentar esse índice catastrófico. Em algumas partes do globo é possível observar uma diminuição nos índices de impactos ambientais, onde há maior preocupação para com o meio ambiente. O derretimento das calotas polares não afeta diretamente o continente, mas caso os rios diminuam seu volume, implicará na falta de água para a população.

Muitas civilizações antigas foram dizimadas, pois não cuidaram de suas benécias ambientais. A análise desses aspectos reafirma que cuidar do ambiente local é a melhor alternativa. Independente da distorção de conceitos sobre as mudanças climáticas, ressalta-se um agravamento nos impactos ambientais, presencia-se essa defasagem de mais de 150 anos, porém a dedicação árdua por parte da população contribui para frear maiores danos ambientais.

O setor da construção civil tem papel fundamental no desenvolvimento do país, e está diretamente ligado ao aspecto ambiental, portanto, faz-se necessário um cuidado constante para não afetar áreas a serem construídas, visto que o crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com