TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Consumo de combustíveis no município de Independência e uma possível substituição dos mesmos por biocombustíveis

Por:   •  9/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 7

Tema: Combustíveis

Delimitação do tema:

O consumo de combustíveis no município de Independência e uma possível substituição dos mesmos por biocombustíveis.

Problemas da pesquisa:

Os cidadãos de Independência estão cientes sobre a importância do uso de biocombustíveis? O uso dos mesmos está próximo de se tornar realidade no mundo atual?

Justificativa:

 Devido a atual preocupação que cerca nossa sociedade sobre a preservação do meio ambiente, percebe-se a importância de abranger os conhecimentos sobre biocombustíveis, em busca de uma solução para um problema que afronta os ideais propostos para uma sociedade sustentável. Os combustíveis de origens fósseis, obtidos através de carvão mineral, petróleo e gás natural são os mais utilizados, que além de serem extremamente poluentes também correm riscos de acabar. Por isso, além do seu potencial finito, a importância do estudo e criação de biocombustíveis se dá pela preocupação com o futuro, sendo que a poluição causada gera danos irreversíveis para a natureza em geral. Existem pesquisas mundiais em torno dos biocombustíveis, suas vantagens e desvantagens, pois é grande a importância de desenvolver alternativas para substituir os combustíveis de origem fóssil.

Hipóteses: Nem todas as pessoas têm conhecimentos sobre a poluição ambiental causada pelos combustíveis.

O uso de biocombustíveis têm números insignificantes quando comparados aos índices de consumo dos combustíveis fósseis.

Objetivo geral: Determinar os índices de consumo de combustíveis no município de Independência.

Objetivos específicos:

 Salientar sobre os problemas ambientais causados pela queima dos combustíveis fósseis

Relacionar o consumo médio dos combustíveis no município com o número de habitantes, obtendo uma média per capita.

Demonstrar a importância da utilização de biocombustíveis.

Referencial teórico:

 Conforme edição 8 da Revista Inovação em Pauta, da autora Solange Varejão, sabe-se que mais de 45% da energia consumida no Brasil provém de fontes renováveis, enquanto os países desenvolvidos têm em média 13%. A projeção feita pelos Estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgam que o Brasil deve manter aproximadamente 50% de energias renováveis até 2030. 
Essa projeção estima que o uso do petróleo e derivados diminuía de 36,7%, em 2008, para 29%, em 2030. Os combustíveis fósseis serão substituídos, em parte, pela cana-de-açúcar (álcool), que já é a segunda maior fonte de geração de energia no Brasil, apenas perdendo para o petróleo.

O coordenador de Desenvolvimento de Tecnologias Setoriais em Energia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Eduardo Soriano Lousada, expõe que as atividades realizadas para o etanol busca manter o Brasil na liderança mundial de produção do mesmo e atender as novas necessidades de um mundo sustentável. “O Brasil conquistou reconhecimento internacional devido ao sucesso no uso de álcool combustível, tornando-se o maior exportador desse produto, além de vender tecnologia ao mercado externo”, diz Lousada. 

Metodologia:

 A pesquisa será realizada através de entrevistas com a população em geral do Município de Independência, além dos responsáveis pela administração dos postos de combustíveis. O projeto escrito será desenvolvido com pesquisas em sites da internet e em revistas.

População e amostra: Pessoas residentes no município de Independência.

Amostra= 0,028% da população total

Recursos: Os recursos que serão utilizados se basearão em apresentação de slides, gráficos, tabelas e uma cópia impressa.

Cronograma: As pesquisas foram desenvolvidas na primeira metade do mês de junho. A criação dos gráficos se realizou uma semana após o término da pesquisa, enquanto os slides serão organizados até a segunda semana do mês de julho.

CRONOGRAMA

Junho

Julho

Pesquisas

Desenvolvimento e criação dos gráficos

Criação dos slides

Desenvolvimento do tema:

A palavra combustível se caracteriza por ser uma substancia que, quando reage com o gás oxigênio, gera calor, gases ou chamas.

As Revoluções Industriais desempenharam um importante papel na história mundial e desencadearam mudanças na sociedade. Atualmente, o uso de combustíveis é imprescindível no mundo atual, pois estão presentes no cotidiano e são essenciais para o funcionamento de aviões, veículos, navios, máquinas e indústrias. Além da presença nos meios de transporte e de produção, encontram-se nas residências e nas pesquisas realizadas em laboratórios. Os combustíveis provêm de fontes diferentes e sua classificação se dá em combustíveis fosseis e não fósseis, também conhecidos como biocombustíveis.

Segundo a Agência Internacional de Energia, que estimou que os combustíveis predominantes em nossa sociedade são de origens fósseis, derivados de minerais e outras substâncias encontradas no subsolo, que são formados a partir de reações químicas decorrentes da decomposição de animais, plantas e outras matérias orgânicas. Os materiais formados através dessas transformações são carvão mineral, petróleo e gás natural, que atingem um alto percentual de preferência de consumo, obtendo um número próximo a 87% do total. Os principais exemplos são gasolina, diesel, querosene, gás natural, gás de cozinha e carvão mineral.

As vantagens obtidas através do uso desses combustíveis são inúmeras. Tem um alto potencial calorífico, liberando grande quantidade de energia, assim como facilidade de extração, processamento e transporte.

Os combustíveis fósseis levam em torno de dois milhões de anos para se formarem, enquanto os seres humanos os gastam de forma desnecessária e exagerada. Sabendo que uma vez esgotados não se pode fabricá-los assim como eles não se renovam, é necessário preservá-los, para que não cheguem à extinção e levem milhões de anos para que se formem novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com