TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Crescimento e desenvolvimento econômico

Por:   •  16/5/2018  •  Abstract  •  2.612 Palavras (11 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 11

Crescimento e desenvolvimento econômico

1. Introdução

Na teoria de crescimento e desenvolvimento econômico discute-se estratégias em longo prazo, isto é, quais medidas devem ser adotadas para um crescimento econômico equilibrado e auto sustentado. Nessa teoria a oferta ou produção agregada joga um papel importante na trajetória de crescimento em longo prazo. Supunha-se, na teoria de crescimento, que os recursos estão plenamente empregados. A preocupação, nesse ponto, é analisar o comportamento do produto potencial, ou de pleno emprego, da economia.

Crescimento e desenvolvimento econômico são dois conceitos diferentes. Crescimento econômico é o crescimento continuo da rena per-capta ao longo do tempo. O desenvolvimento econômico é um conceito mais qualitativo, incluindo as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar e social (pobreza, desemprego, desigualdade, condições de saúde, alimentação, educação e moradia)

Os dados internacionais indicam as amplas diferenças de renda entre os países em desenvolvimento. Os níveis de renda médio em muitos desses países, especificamente na América latina, são semelhantes aos níveis de renda americanos do século passado. Mas, em outros países em desenvolvimento, na África e na Ásia, as rendas per-capta são ainda menores. Além disso, existem grandes disparidades na distribuição de renda de cada país, com pequena parcela da população vivendo realmente muito bem, e a maioria com rendas bem abaixo do nível de renda médio.

2. Fontes de Crescimento

Para se analisar os pontos que diferenciam o crescimento e o desenvolvimento de cada país e necessário analisar os fatores que constituem a função de produção agregada de cada um. O aumento da produção e da renda depende intimamente das variações na quantidade e na qualidade de dois insumos básicos: capital e mão de obra. Com base nestas primícias as principais fontes de crescimento são as seguintes:

* Aumento da mão de obra- esse fator se da principalmente em duas situações que são: crescimento da população e aumento da imigração;

* aumento do estoque de capital, ou da capacidade produtiva;

*melhoria na qualidade da mão de obra, que se dá através de treinamento e incentivos que visam o aperfeiçoamento das funções desempenhadas;

* melhorias tecnológicas, se da pelos investimentos em maquinas e ferramentas intimamente ligadas na eficiência e realização dos trabalhos e utilização do estoque de capital.

* eficiência organizacional, ou seja, otimização na utilização e interação dos insumos.

O desenvolvimento econômico é um fenômeno global intimamente ligado a todas as esferas sociais, políticas e econômicas.

Capital humano

O capital humano é o valor de renda ganho relacionado ao desempenho humano, sendo que se refere ao potencial de trabalho, habilidade que cada individuo possui e ainda aquelas habilidades a serem adquiridas com o tempo e a realização de determinadas funções. Em países desenvolvidos o trabalhador médio rende mais que o trabalhador médio em países em desenvolvimento, haja vista que os países desenvolvidos investem mais em treinamentos e em capital físico.

O capital humano é adquirido por meio de educação formal e de treinamento informal, e através de experiência. O desafio para os países em desenvolvimento é justamente o fato de possuírem baixa renda, sendo extremamente desafiador acumular fatores de produção, já que para famílias mais pobres é muito difícil trabalhar ou até mesmo ir à escola bem como se faz desafiador também para o governo encontrar meios de se investir nas áreas de maior necessidade, já que os recursos financeiros são muito limitados.

Portanto o crescimento está intimamente ligado ao tempo que os fatores de produção levam para se acumular; e a educação é o fator de crescimento mais lento, porém um dos mais poderosos.

Capital Físico

Capital físico tem sido o foco do crescimento econômico, já que quanto maior a quantidade de equipamentos e sua equivalente qualidade maior será o progresso econômico do país que os detém e mais difícil será para os países em desenvolvimento, pois não há a possibilidade de investimento em grande escala nessa área.

um conceito muito utilizado para evidenciar o papel do capital físico no processo de desenvolvimento econômico é a realçam produto-capital que é a variação entre o produto nacional e a variação da capacidade produtiva.

3. Estágios do desenvolvimento econômico

São cinco os estágios do desenvolvimento, sendo eles:

  1. Sociedade tradicional: O nível per capita de produção é limitado, por ter baixa produtividade devido à falta de tecnologia. Essa sociedade usa a maior parte de seus esforços na produção agrícola, temos como exemplo a dinastia da China e as sociedades antigas do Oriente Médio e mediterrâneo e a Europa medieval.
  2. Pré-requisitos para o arranco: Nesse estágio começa a ter a entrada da ciência moderna na produção agrícola e industrial, num ambiente de expansão internacional, aparecendo assim empreendedores procurando ter assim grandes lucros. Com isso o inicio de grandes bancos, o aumento do investimento em transportes e comunicação, ampliando o comércio exterior. Mas todas essas mudanças vão ocorrendo em um ritmo limitado, por ainda utilizar de alguns métodos antigos de produção e também de antigos valores e estruturas sociais, nessa etapa vão se modificar vários valores e a sociedade em si, fazendo necessária uma formação de um Estado nacional centralizados em detrimento aos interesses regionais.
  3. Arranco: É o fim das resistências ao desenvolvimento e a propagação do progresso tecnológico na sociedade, Rostow concluiu que só esse período dura cerca de 20 anos. Com a taxa de investimento liquido aumentando de 5% para mais de 10% da renda nacional, surgem novos bens de consumo duráveis e aparece uma nova estrutura política social e institucional que favorável ao crescimento sustentado. O arranco faz surgir novas técnicas agrícolas e industriais, a agricultura sofre um grande processo de mudanças fazendo com q o antigo fazendeiro se tornar um empresário agrícola.
  4. Crescimento autossustentável: E o período em que o crescimento de produção supera o crescimento populacional, e o começo de varias novas indústrias, os antigos valores passam a ser superados e a nação passa a produzir aquilo que e considerado mais necessário.
  5. Idade do consumo de massa: Nesse período a renda per capita garante aos consumidores um elevado padrão de vida, assim então, fazendo com que os principais bens de consumo sejam automóveis, microcomputadores etc. O consumo e direcionado a bens duráveis. A economia passa a ter um desejo de destinar recursos ao bem-estar.

Com isso Rostow demonstra que o desenvolvimento econômico é algo q se avança em uma determinada sequência de etapas definido.

4. Financiamento do Desenvolvimento Econômico

Para investir um país pode usar sua poupança interna ou ter acesso à poupança estrangeira por meio de empréstimos ou ajuda financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com