TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos em Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Por:   •  19/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com os conteúdos estudados na Unidade 2, e consultando somente o Caderno de Referência de Conteúdo, responda às seguintes questões:

1) O que você entende como aprendizagem?

Aprendizagem é um acontecimento que está relacionado com o ato de aprender, que acontece através da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. É um processo de mudança de comportamento, que causa um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio circundante.

Para Barreto (2014, p. 10), a aprendizagem é definida como a alteração gerada nos processos neurais que levam o indivíduo a alterar e a manter, de forma relativamente permanente, seus comportamentos, sentimentos e ideias. Inferida pela performance emitida, sofre claras influências do ambiente, da tarefa a ser realizada e do estado indivíduo no momento da performance como, por exemplo, do nível de atenção despendido, de descanso e de interesse pela tarefa solicitada.

2) Como sua atuação profissional (como professor de Educação Física) poderá contribuir para a maximização desse processo?

A minha atuação profissional poderá contribuir para a maximização desse processo através da forma que passarei os ensinamentos aos alunos, fazendo explicações de modo que eles consigam entender e até mesmo fazendo uma demonstração prática, para eles fixarem a aprendizagem.

3) Você acredita que pessoas aprendem uma mesma atividade (por exemplo, um estilo de nado ou um tipo de arremesso no handebol) de formas diferentes e em níveis diferentes? Por quê?

Sim, pois cada pessoa tem uma forma de entender a atividade, podendo compreender e executar a atividade de diferentes maneiras. Além disso, em determinada atividade uma pessoa pode ter mais facilidade enquanto a outra pessoa tem dificuldade nela, mas em outra atividade pode ocorrer o contrário, isso acontece por diverso fatores, como a compreensão da pessoa, a adaptação de seu corpo, o lugar onde a atividade é praticada, etc .

4) Como utilizar a teoria do processamento de informação no cotidiano da escola (foco da Licenciatura) ou nas academias ou clubes etc. (foco do bacharel)?

A utilização da teoria do processamento de informação pode ser utilizada de várias maneiras nas escolas e academias, uma delas é para ajudar aqueles que possuem dificuldade para guardar informações na memória e coloca-las em prática, tais como crianças com déficit de atenção ou dislexia, para isso pode ser utilizado o processamento de curto prazo.

5) Qual ou quais conteúdos da Unidade 2 mais lhe chamou a atenção? Qual a relação desse(s) conteúdo(s) com sua prática profissional?

O conteúdo que mais me chamou atenção na Unidade 2 foi sobre a Aprendizagem Motora. Este conteúdo é importante na minha prática profissional, pois pode me ajudar a desenvolver e trabalhar movimentos que são importantes para o desenvolvimento das crianças, além de saber como variar o grau de dificuldade, fazendo com que seja possível ter uma avaliação mais ampla ao aumentar o grau de complexidade das atividades realizadas. E isso sempre com o intuito de desenvolver as habilidades motoras presentes nas atividades que as crianças virão a realizar dentro e fora do contexto escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com