TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Físico-Química II

Por:   •  27/11/2018  •  Bibliografia  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual do Ceará – UECE

Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM

Disciplina: Físico-Química II

Determinação do teor de álcool na gasolina

Alessandra Carvalho

Limoeiro do Norte

Novembro/2018

1. Introdução

A gasolina é um combustível fóssil produzida a partir do petróleo. É formada, principalmente, por hidrocarbonetos. Porém, possui também em sua composição, em pequena quantidade, produtos oxigenados, enxofre, compostos metálicos e de nitrogênio. A gasolina é altamente inflamável e muito utilizada como combustível para automóveis e motocicletas. É utilizada na forma comum ou aditiva (com aditivos que facilitam a limpeza do sistema de combustível). Por se tratar de um combustível fóssil, a queima da gasolina provoca a emissão de gases poluentes, responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global. O álcool etílico, uma das substâncias adicionadas à gasolina tem importante papel na sua combustão.

A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.

O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Isto é, aqui se aplica o dito "semelhante dissolve semelhante": substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.

A concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo o CNP - Conselho Nacional do Petróleo, deve estar entre 18% e 24%. A gasolina padrão tem uma densidade entre 0,72 g/cm³ e 0,75 g/cm³, a gasolina adulterada apresenta, em geral, uma densidade menor, devido a adição de compostos orgânicos menos densos. Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa da substância por seu volume. Podemos caracterizar uma substância através de sua densidade. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm³).

2. Objetivo

Determinar o teor de álcool na gasolina, e assim, verificar se a mesma está dentro das normas técnicas e em perfeitas condições de uso.

3. Materiais e Reagentes

Proveta de 100 mL

Água destilada

Gasolina

NaCl

4. Procedimento

4.1 Usou-se uma proveta de 100 mL

4.2 Na proveta, colocou-se 50 mL de gasolina (foram usadas gasolinas de 3 cidades diferentes)

4.3 Completou-se o volume da proveta com água destilada, podendo também usar solução 10% p/V ( 5g de NaCl em 50 mL de solução)

4.4 Agitou-se e deixou-se a mistura em repouso

4.5 Após um tempo (em torno de 15 minutos), verificou-se o volume de cada componente

5. Resultados e discussões

Levando em consideração a concentração de álcool permitida, com os cálculos após a verificação dos componentes, podemos concluir qual gasolina é a mais recomendada.

Gasolina de Jaguaruana-Ce

Volume Inicial de Água: 50 mL

Volume final de Água: 60 mL

Volume de álcool: Vf – Vi

Volume de álcool: 60 –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com