TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MERCADO TÊXTIL NO BRASIL

Por:   •  19/3/2020  •  Resenha  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

CAROLINE TEIXEIRA ROCHA

5804527

O MERCADO TÊXTIL NO BRASIL

BARRA MANSA  

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 CONCLUSÃO        5

3  REFERÊNCIAS        6

1.INTRODUÇÃO

Cada vez mais as empresas percebem a necessidade de interagir com o ambiente externo. Esta tendência está exigindo das empresas novos posicionamentos, com implementação de modernas metodologias ou práticas de gestão.

O “efeito dominó”, gerado pela implementação de melhorias, ou pela falta destas, faz com que os reflexos apareçam em toda a cadeia produtiva onde as empresas encontram-se inseridas. Para que as melhorias ou ações implementadas na cadeia produtiva não falhem, é necessário que seus resultados sejam constantemente mensurados, avaliados e as medidas corretivas adequadamente implementadas.

Assim, este artigo tem como objetivo apresentar um modelo de indicadores quantitativos que apóie o controle do desempenho e a tomada de decisão na cadeia produtiva.

2. CONCLUSÃO

A certificação ISO 9000:2000, o Prêmio Nacional da Qualidade e diversos modelos de gestão como Logística Empresarial, Seis Sigma, Gestão da Qualidade Total, Gestão da Qualidade e Produtividade, entre outros, têm como elemento estrutural de seus sistemas a necessidade de que as decisões estejam baseadas em fatos, dados e informações quantitativas.

 O trabalho aqui apresentado considerou este contexto, sugerindo um grupo de indicadores de desempenho que visam apoiar a tomada de decisão na cadeia produtiva, em seus elos ou até mesmo em empresas em particular.

Previlegiouse a compilação de indicadores, efetivamente em uso, em relação ao tratamento teórico da geração dos mesmos e sua disponibilidade em estatísticas oficiais, para oficiais, organizações empresariais e de classe.

Porém, também foram considerados indicadores, que muitas vezes não estão disponíveis mas que são necessários para garantir a competitividade da cadeia. Finalmente, para que haja uma verdadeira sincronia na cadeia produtiva, é necessário um realinhamento de regras e responsabilidades, paradigmas e estruturas tradicionais precisam ser mudados ou removidos e sistemas de indicadores de acompanhamento precisam ser estruturados a fim de motivar e acompanhar os resultados necessários a essa nova estratégia de integração.

6. REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Metodologia de gestão para adensamento de cadeias produtivas. Brasília: MDIC: SEBRAE, 2000.

RODRIGUEZ Carlos Manuel Taboada. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Curitiba: FAE/CDE, 2002. Material apresentado e disponibilizado nas aulas de logística do Curso de Mestrado em Engenharia da Produção (UFSC).

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Termo de referência de tecnologia de gestão do uso do poder de compra: Projeto Formação de recursos humanos especializados na tecnologia de gestão do uso do poder de compra. Brasília: MDIC: SEBRAE, 2000b.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com