TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula

Por:   •  23/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome Completo: ---

RGM: ----

Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual

Data: 20/11/2020

Curso: Licenciatura em Química

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Química no Ensino Médio II

ATIVIDADE 2 – PLANO DE AULA

Essa atividade envolve a elaboração de um Plano de Aula, que deve ser elaborado de acordo com as orientações para a elaboração da atividade, que você já deve ter lido antes de iniciar a construção do seu plano de aula. O plano de aula deve conter os seguintes itens:

Tema:

Movimento de projétil

Objetivo(s):

Compreender a relação das grandezas com lançamento de projéteis e entender as relações físicas e matemáticas presentes em lançamento de projéteis.

Conteúdo(s):

Lançamento vertical

Duração: 50 minutos

Atividades que serão desenvolvidas:

Introdução

           Inicialmente a aula será iniciada com a apresentação do conteúdo que será desenvolvido e do simulador que será utilizado.

Desenvolvimento

A presente aula envolve os conceitos relacionados ao Movimento Oblíquo. Antes de iniciar com formulações teóricas, será realizado uma explicação breve sobre o tema apresentando exemplos do cotidiano que envolvam esse conceito, como o lançamento de projéteis.

Para estimular a participação dos alunos, será utilizado um simulador desenvolvido pela PhET Interactive Simulations, disponível em: < https://phet.colorado.edu/sims/html/projectile-motion/latest/projectile-motion_pt_BR.html >.

           Será proposto para os alunos o lançamento de objetos com diferentes massas para avaliar o efeito desta variável no lançamento e caminho do projétil.

            Após os alunos estarem familiarizados com o simulador, será solicitado que os alunos iniciem as simulações de lançamento mais simples, o lançamento vertical.

            No decorrer da simulação os alunos serão questionados sobre o comportamento dos projéteis com as variações propostas.

Fechamento

           Ao final da aula o professor irá solicitar que os alunos utilizem o simulador para prever o comportamento de determinadas situações colocadas na forma de exercícios para discutir na próxima aula.

Estratégias:

           A aula será realizada na forma expositiva-dialogada com a utilização do quadro e de um simulador para realização de uma atividade experimental.

Recursos e materiais necessários:

Datashow, computador e o simulador disponível no https://phet.colorado.edu/sims/html/projectile-motion/latest/projectile-motion_pt_BR.html

Avaliação e Autoavaliação:

          A avaliação dos alunos será realizada através da sua participação na atividade proposta e da entrega do questionário.

          Além disso após a aula será registrado em caderno de registros um breve resumo sobre o decorrer da aula, destacando os pontos positivos e negativos, se os alunos participaram da atividade, e quais dificuldades os alunos apresentaram no decorrer da aula, elencando os pontos que geraram mais dúvidas.

Referências:

LANÇAMENTO DE PROJETEIS. Disponível em: https://phet.colorado.edu/sims/html/projectile-motion/latest/projectile-motion_pt_BR.html. Acesso em: 22 nov. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com