TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Intervenção

Por:   •  29/10/2019  •  Artigo  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

“Tô Ligado na Química”: Uma Visão Ampliada Sobre Formas de Ensino.

 Ari Souza Guimarães                         Ewerton Ferreira dos Santos Juliana da Silva Lira            Jussara dos Santos Ferreira 

   

                                                                                                                                                                                                                                               

1.Identificação

O presente projeto de intervenção terá suas atividades ministradas na Escola Estadual de Educação Básica Costa Rêgo, localizada na cidade de Arapiraca no estado de Alagoas.

  1. Introdução

Atualmente a educação básica passa por uma crise cujo que a mais a caracteriza é o descaso, problema este que parte das políticas públicas até a sociedade e profissionais da educação que se permitem corromper. Diversos fatores desmotivadores influenciam tanto a docência quanto a discência, alguns desses são a falta de respeito mutuo entre os mesmos que é uma das coisas essenciais quando se trata da aprendizagem. Segundo Freire (1996) quando se trata deste assunto relacionando docentes, o respeito que deve-se como professores aos educandos dificilmente se cumpre, se não somos tratados com dignidade e decência tanto pela administração privada ou pública de educação, com as escolas em alagoas não poderiam ser diferente.

Durante visitas a Escola Estadual de Educação Básica Costa Rego para realização de observações a serem descritas na disciplina estágio supervisionado 4, ficou evidente uma grande desatenção das turmas de 3º ano do ensino médio, em relação a todas as disciplinas mais especificamente a de química. Partindo deste pressuposto os estagiários tentaram buscar entender o que levava a esse déficit de desatenção dos alunos, para isso buscou-se a opinião dos mesmos: por que aquilo estava acontecendo, o que faltava para que eles prestassem atenção.

 

2. Justificativa

Diante de todos os fatos levantados percebeu-se uma grande carência dos estudantes em relação à experimentação, a química de uma forma diferente, a química no cotidiano, partindo deste contexto os estagiários constataram que seria necessário a criação de um espaço onde fosse tratado o que já foi exposto anteriormente. Entrando em contato com a escola e com o professor da disciplina em questão e com o consentimento dos mesmos, foi criado o projeto “Tô Ligado na Química”, onde o mesmo visou prestar auxilio aos estudantes, como se fosse um reforço só que de um modo diferente. Uma dessas formas diferentes foi tentar contextualizar ao Maximo a química ao cotidiano dos alunos, Eichler (1998) apóia a prática, achando a mesma uma ótima prática para o aluno e futuro cidadão.

 3. Objetivos

A grande demanda que envolve o projeto é reinventar a forma de ensino na disciplina de Química, quando o quesito for à prática de química com materiais do cotidiano, fazendo um real contexto com a realidade do educando, e facilitando sua compreensão quanto à parte conceitual, e sem dúvida, seria uma forma de suprir determinadas carências da disciplina na área de educação pública estadual, que se encontra atualmente em caso de precariedade, como mostram inclusive os meios de comunicação de forma geral.

 4. O problema

 5. Fundamentação teórica

A disciplina de química para os alunos do ensino médio é vista com certa antipatia e resistência mesmo possuindo conceitos altamente presentes em nosso cotidiano. São muitas variáveis resultante dessas dificuldades de aprendizagem por parte dos educandos. Dentre elas destacam-se, as escolas por não possuírem laboratórios, multimídia e métodos interativos de aprendizagem. Outro problema é a metodologia mecânica adotada pela maioria dos docentes das ciências exatas, a ausência de um plano pedagógico incluído a falta de contextualização prejudicam ainda mais a absorção dos conceitos abordados. Dessa maneira como organizar o espaço de mediador do conhecimento dos estudantes? Como estruturar e sistematizar as práticas pedagógicas? Quais práticas pedagógicas podem contribuir para uma educação promissora?

Nesse sentido, é crucial a construção da relação entre ensino e aprendizagem, Assim como sua metodologia que tem como propósito principal criar um espaço de reflexão, discussão e problematização em torno dos temas abordados. Para se alcançar um ensino-aprendizagem eficaz é notável a importância de o professor adotar recursos diferenciados e conhecer a melhor maneira de empregá-los assim como suas limitações

 6. Procedimentos metodológicos

Para aplicar o projeto utilizou-se diversos recursos dentre os quais podemos citar: data show, (experimentos), embalagens, cartolina, tesoura, cola, quadro e pincel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com