TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  17/1/2021  •  Projeto de pesquisa  •  4.183 Palavras (17 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

SECRETARIA DE APOIO ÀS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM EAD

DISCIPLINA: MONOGRAFIA I

   

ANTONIO NILDECI DO NASCIMENTO

 

PROJETO DE PESQUISA

O USO DO JOGO QUIMEMÓRIA FUNCIONAL NO ENSINO DAS FUNÇÕES ORGÂNICA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO JOAQUIM JOSUÉ DA COSTA

PIQUET CARNEIRO - CEARÁ

2020

ANTONIO NILDECI DO NASCIMENTO[pic 3]

O USO DO JOGO QUIMEMÓRIA FUNCIONAL NO ENSINO DAS FUNÇÕES ORGÂNICA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO JOAQUIM JOSUÉ DA COSTA

Projeto de Pesquisa apresentado na disciplina Monografia I, do Curso de Licenciatura em Química em EaD, Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará, como requisito necessário ao trabalho monográfico.

Orientador: Prof. AIRTON MARQUES DA SILVA.

PIQUET CARNEIRO - CEARÁ

2020

SUMÁRIO[pic 4]

1. IDEIA...................................................................................................................

4

2. TÍTULO DA PESQUISA......................................................................................

4

3. PROBLEMA............................... ........................................................................

4

4. HIPÓTESES.......................................................................................................

4

5. INTRODUÇÃO....................................................................................................

4

6. JUSTIFICATIVA.................................................................................................

5

7. OBJETIVOS......................................................................................................

6

7.1. Objetivo Geral.................................................................................................

6

7.2. Objetivos Específicos......................................................................................

6

8. REFERENCIAL TEÓRICO.................................................................................

7

9. PLANO DE PESQUISA....................................................................................

7

10. METODOLOGIA...............................................................................................

8

11. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO....................................................

9

12. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................

9

REFERÊNCIAS......................................................................................................

11

 APÊNDICE A.........................................................................................................

13

 APÊNDICE B..........................................................................................................

14

 APÊNDICE C.........................................................................................................

19

1. IDEIA

Aplicação de Jogos Didáticos como metodologia ativa no ensino de química

2. TÍTULO DA PESQUISA

O USO DO JOGO QUIMEMÓRIA FUNCIONAL NO ENSINO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO JOAQUIM JOSUÉ DA COSTA

3. PROBLEMA

Como o uso do jogo QUImemória funcional poderá facilitar o ensino do conteúdo das funções orgânicas na Escola de Ensino Médio Joaquim Josué da Costa?

4. HIPÓTESES

•        As metodologias lúdicas podem ser ferramentas de apoio ao ensino de química;

•        Aplicação de conteúdos através de metodologias tradicionais pode ser desvantajosa em relação às metodologias lúdicas;

•        O ensino aprendizagem de química fica mais simples e prazeroso com o uso do lúdico;

•        O uso da metodologia lúdica pode despertar um maior interesse dos alunos pela disciplina de química;

•        As escolas devem colocar em seus programas brincadeiras e jogos que possam auxiliar na aprendizagem dos conteúdos.

5. INTRODUÇÃO

Hoje em dia é muito explicita a grande dificuldade que os alunos têm na hora de compreender os conteúdos das aulas de química, em sua maior parte os professores acabam usando recursos tradicionais o que deixa as aulas um exercício de memorização de fórmulas (BRASIL, 2002). Isso vem criando uma aversão a essa disciplina, que é considerada por muitos a mais difícil e esse problema é agravado ainda mais quando se trata do estudo das partes microscópicas, Andrade (2010, p.4) afirma que os “Conceitos microscópicos e abstratos tornam a química uma “vilã” do Ensino Médio”. Sendo assim precisamos utilizar diferentes formas para tornar as aulas de química cada vez mais atrativas, e assim mudar a opinião dos alunos sobre essa ciência, como sugere os PCN, Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2002). Uma alternativa que se mostra viável é o uso de jogos didáticos auxiliando o professor no ensino da química, pois o lúdico associado aos conteúdos da disciplina pode despertar o interesse dos alunos e dessa forma promover a aprendizagem de novos conceitos, o que acarretaria no desenvolvimento de novas competências e habilidades (CUNHA, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (597.4 Kb)   docx (503.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com