TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Por:   •  29/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Departamento de Física

Professor Benedito Lobato

Disciplina: Laboratório de Física III

Turma: Licenciatura em Física 2019                                        Data: 08\10\2021

Aluno: Cleison Nogueira Alves

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS - I

1 – Título: O pêndulo eletrostático

2 – Objetivos: compreender os conceitos físicos por trás do experimento e sua causa para assim analisar os assuntos ministrados em sala de forma pratica.

3 – Referencial Teórico: 

                

A eletricidade esta relacionados a partículas carregadas eletricamente, nomeadas de elétrons, quem possui essa designação desde a Grécia antiga e que identificava corpos com essas características chamando-os de “elektron” (que significa âmbar1) (OKA, 2000). A carga elétrica é uma propriedade fundamental de partículas consideradas muito pequena ou subatômica que por observação e experimentação foi definida como sua carga elementar tendo o valor  onde C faz referencia a unidade de carga denominado de Coulomb (MC CORMICK, 2007).[pic 2]

Um corpo denominado neutro é chamado assim devido aos seus prótons e elétrons estarem com a mesma quantidade ou estarem formando pares um com o outro dessa maneira deixando o corpo neutro (DAVID et al.,2016). Advém, de existir dois tipos de corpos eletrizados o chamado carregado eletricamente positivo que ocorre quando um corpo possui mais prótons do que elétrons e também o corpo carregado negativamente que é gerado devido ao excesso de elétrons presente em um corpo(Nussenzveig.1997).

                

Ao atritarmos dois corpos de matérias e propriedades diferentes, pode ocorrer transferência de elétrons de um corpo para o outro dessa forma um dos corpos ficara com uma predominância de cargas positivas ocorrendo assim a eletrização por atrito (SANTOS,2015). Logo ao aproxima um corpo eletrizado de um não eletrizado mantendo uma certa distância eles se atraíram por indução sendo assim as cargas opostas vão se atrair ocorrendo assim o efeito de indução (SANTOS,2015). E por fim ao aproximar dois corpos condutores um estando inicialmente neutro e ou eletricamente carregado ambos irão se atrair e ao se tocarem um dos corpos perdem elétrons dessa maneira se afastando um do outro e um destes corpos fica positivamente eletrizado ocorrendo assim a eletrização por contanto (SANTOS,2015).

                

A interação entre corpos eletrizados decorrer do principio de que cargas com os mesmos sinais sendo elas prótons de carga positiva ou elétrons de carga negativa ao se aproximarem um do outro são atraídos, no entanto cargas de mesmos sinais quando mantidas próximas uma das outras se repelem não entrando em contato desta maneira as interações conhecidas são atração entre prótons e elétrons e repulsão entre elétrons e elétrons e prótons e prótons (YOUNG & FREEDMAN, 2009)

4 – Material Utilizado: 

 

Uma haste de ferro

Suporte de madeira

Bola de isopor

Papel alumínio

Fio

Dois canudos

Régua

5 – Procedimentos: 

Para a montagem do experimento do pêndulo eletrostático foi utilizado uma haste ou gancho metálico que vai ser posicionada em cima de um bloco ou suporte de madeira a haste ficara na vertical e também, uma esfera de isopor que ficara pendurada por um fio além de papel alumínio que cobrira a esfera de isopor.

 Após a montagem os testes foram feitos da seguinte maneira foi selecionado uma régua, um canudo e duas folhas de papel para serem atritados. O material foi higienizado com o devido cuidado e também após serem atritado me referindo a régua ou canudo de plástico foram colocados ao redor da esfera de isopor coberta pelo papel alumínio de maneira a observa o que aconteceria ao fazer isso dessa forma, a esfera se deslocou para o lado a qual foi posicionado a régua e o canudo de maneira atrativa até se tocarem e logo em seguida a esfera se deslocou a sua posição inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (760.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com