TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Teste de Chama

Por:   •  28/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

Título: Teste de Chama

Objetivo

Observar a presença (manifestação) de íons metálicos, embasado na coloração do espectro característico emitido por cada elemento.

Resumo

O teste de chama foi realizado pro via úmida com o estudo de quatro (4) amostras diferentes, sendo: Cobre (Cu), Selênio (Se), Lítio (Li) e Cálcio (Ca), utilizando-se cadinhos para realizar a combustão dos reagentes, onde foi obtido o resultado esperado.

I. Introdução:

O teste de chama é realizado com o intuito de reconhecer a presença de certos metais em determinados compostos químicos. Os íons presentes nos metais começam a emitirem espectros com coloração característica quando são submetidos ao aquecimento, possibilitando assim o reconhecimento destes metais.

Niels Bohr utilizando-se de estudos já realizados por Dalton, Thomson, Rutherford e outros estudiosos, foi o responsável pelos postulados seguintes que nos permitem mencionar afirmações com prioridade sobre o teste de chama.

Postulados de Bohr: (Apenas dois postulados serão citados)

• 1º postulado – A energia emitida (ou absorvida) por um sistema atômico não é contínua, como mostrado pela eletrodinâmica, mas se processa através de transições do sistema de um estado estacionário para algum outro diferente.

• 2º postulado – Radiação de frequência bem definida é emitida por um sistema atômico quando há transição de elétron entre camadas. Sendo a energia total liberada pela transição desse elétron definida por E = hf, onde f = frequência da radiação (em hertz) e h = constante de Planck (em J.s).

Fig. 02. Representação do átomo

segundo Niels Bohr.

Estes íons metálicos presentes em certos elementos ao absorverem energia térmica, ficam excitados, e ao retornarem ao seu estado fundamental liberam a energia que receberam em forma de radiação, que em alguns elementos possui comprimento de onda que nos possibilita a visualização, sendo a energia radioativa liberada manifestada em uma coloração específica.

Fig. 01. Representação das camadas eletrônicas

onde os elétrons fazem as transições ( absorvem

energia térmica ao saltarem para uma camada

mais externa e liberam energia radioativa

em forma de cores ao retornarem a sua

camada fundamental (espectro))

A energia necessária para excitar o elétron de cada elemento é única, o que determina que a energia liberada também será. Fato que limita a radiação liberada à uma única cor (que pode ou não ter uma tonalidade um pouco alterada), que porém manterá a mesma cor.

O teste é uma forma facilitada de realizar o reconhecimento de certos elementos, o que o torna útil, acessível e rápido, não tendo alto custo é frequentemente utilizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com