TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teste de Chama

Por:   •  12/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI

RELATÓRIO AULA PRÁTICA DE LABORATÓRIO:

TESTE DA CHAMA

Itajaí

2016

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI

RELATÓRIO AULA PRÁTICA DE LABORATÓRIO

TESTE DA CHAMA

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para a obtenção da M1 da disciplina de Química Analítica II do curso de Engenharia Química pela Universidade do Vale de Itajaí, Centro das Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar.

Prof.

Itajaí

2016

RESUMO

teste de chamas é um experimento realizado principalmente ao se estudar o conceito do modelo atômico de Rutherford-Böhr, pois foi por meio desse modelo que se introduziu o conceito de transição eletrônica. Por meio desse experimento é possível identificar o elemento que está presente no composto através da cor apresentada pela chama. Cada sal emite uma coloração diferente ao ser colocado em contato com a chama. Este relatório tem como objetivo observar a coloração formada por cada elemento químico proposto. Quando o composto a ser estudado é submetido ao aquecimento, em uma chama, os íons presentes no metal começarão a emitir luz. Baseado no espectro de emissão do elemento, o composto irá modificar a cor da chama para uma cor característica, no experimento foram utilizados os sais de NaCI, KCl, BaCl2, LiCl, CuSO4, CaCl2, SrCl2 e uma solução problema, verificando suas colorações.

Palavras-chave: Chama, Sais, Cor.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. DESENVOLVIMENTO        5

2.1 Objetivo geral        5

2.1.1 Objetivos específicos        

2.2 METODOLOGIA        6

2.3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS        6

2.3.1 Materiais utilizados        6

2.3.2 Técnicas e processos utilizados        8

2.4RESULTADOS        8

3. CONCLUSÃO        9

4. REFERÊNCIAS        9

5. APÊNDICES....................................................................................................................10


  1. INTRODUÇÃO

A análise química é um método de investigação utilizado tanto na ciência como em situações do cotidiano. Essa análise tem por finalidade identificar os constituintes presentes em uma amostra de certo material. São vários os processos utilizados nesta análise, como, por exemplo: processos físicos, físico-químicos, químicos e térmicos. E sobre este último processo podemos citar o teste da chama.

O teste da chama é um procedimento usado na química para identificar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico de cada elemento. O teste é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia (no caso da chama, energia em forma de calor) é fornecida a determinado elemento químico os elétrons da última camada dos seus átomos saltam para um nível de energia mais elevado e quando estão no estado excitado eles retornam para o estado fundamental liberando energia na forma de luz com um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. Apenas alguns elementos liberam radiação com comprimento de onda na faixa da luz visível, e o olho humano é capaz de identificar as cores emitidas por esses elementos. Dessa forma é possível identificar alguns elementos através das cores emitidas por eles quando aquecidos numa chama.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Objetivo geral


Este trabalho laboratorial tem como finalidade realizar testes de chama, ou seja, observar as mudanças de cores nela ocorrida pela presença de sais e concluir a energia radiante de cada um deles, como, por exemplo: KCl (cloreto de potássio), SrCl2 (cloreto de estrôncio), LiCl (cloreto de lítio), dentre outros.

  1. Objetivos específicos

        

  • Observar a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais.
  • Identificar elementos químicos metálicos pelo teste da chama.
  • Descobrir o elemento químico metálico que está presente em soluções desconhecidas (soluções-problema).

  1. METODOLOGIA

A primeira parte do experimento foi à limpeza do bico de Bunsen e do fio de níquel-cromo com a lã de aço, para que não houvesse resíduos que pudessem interferir no andamento da prática. Em seguida, fechou-se a passagem de ar e abriu-se a passagem de gás e com a ajuda de um fósforo, acendendo-se a chama, que teve coloração azul, ideal para a prática. Após coletarmos uma pequena porção de cada sal com o fio de níquel-cromo, sobrepomos à chama e observamos a coloração da chama para cada composto. Anotou-se a cor de cada sal correspondente. Após feita a análise das colorações das substâncias conhecidas, analisou-se também a coloração de uma solução problema, e observou-se duas colorações, que foram identificadas para dois sais. Assim deu-se fim à parte prática.

2.3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS


2.3.1 Materiais utilizados

  • Lã de aço;
  • Bico de Bunsen como fonte de chama;
  • Solução de [pic 2]
  • Cloreto de Sódio ();[pic 3]
  • Cloreto de potássio ();[pic 4]
  •  Cloreto de lítio ();[pic 5]
  • Cloreto de bário ();[pic 6]
  • Sulfato de cobre II ();[pic 7]
  •  Cloreto de cálcio (); [pic 8]
  • Cloreto de estrôncio (); [pic 9]
  • Solução-problema, a qual não se sabe o conteúdo;
  • Fio de níquel-cromo;
  • Fósforo;
  • Placa de petri;
  • Vidro relógio;
  • Béquer.

     

2.3.2 Técnicas e processos utilizados

Primeiramente foi feita a limpeza do bico de Bunsen e do fio de níquel-cromo para a retirada dos resíduos que pudessem interferir no andamento da prática. Após ligada a passagem de gás acendeu-se o fogo e pegou-se a primeira amostra de sal, colocando em contato com a parte azul da chama e observou-se a mudança de cor. A cada troca de sal foi feita a limpeza do fio de níquel-cromo com a lã de aço e a solução de .[pic 10]

  1. RESULTADOS

Após observado o tom da chama de cada amostra de sal conhecida anotou-se os resultados na tabela a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (164.8 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com