TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ponto de equivalência

Ensaio: O ponto de equivalência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  Ensaio  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  549 Visualizações

1- Para o ácido fosfórico, porque falamos que o “3º H” não tem utilidade analítica?

A terceira constante de dissociação do ácido fosfórico é tão pequena (Ka3= 4,80x10-13) que corresponde a um ácido tão fraco quando a água. O terceiro hidrogênio ionizável do sistema H3PO4 não tem interesse analítico.

2- A “solução paralela feita com fosfato diácido de potássio” é também conhecida como “ padrão de referência de cor”, qual a sua função em uma metodologia de analise?

No primeiro ponto de equivalência a mudança de pH não é muito pronunciada. Ao usar o alaranjado de metila (viragem vermelho/amarelo) ou verde de bromocresol como indicador, é necessário que uma determinação paralela com fosfato diácido de potássio seja feita, de modo que seja possível a comparação de cor para observação do ponto de viragem do indicador.

3- Porque que na titulação no segundo ponto de equivalência, dependendo do indicador empregado, há necessidade de adição de solução saturada de NaCl?

O segundo ponto de equivalência tem o pH aproximadamente igual a 9,6, podendo ser empregado como indicador ácido-base a fenolftaleína ou o azul de timol. A transição de cor destes indicadores, ocorre antes do ponto desejado se não for adicionado ao meio uma solução saturada de NaCl, a qual, aumentando a força iônica do meio diminui a extensão da hidrolise dos íons HPO42-.

Porém, se for usada como indicador a timolftaleina não é necessário a adição de NaCl ao meio, porque ao contrario dos outros indicadores sua transição ocorre com o pH do segundo ponto de equivalência.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com