TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de corrosão

Artigo: O processo de corrosão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Artigo  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 5

Inscrição

Latões para leite

Fabricados em chapa de aço laminado SAE 1008, com solda contínua por processo eletrônico. Alças em aço 3/8, fixadas ao aro por solda. Todos os produtos passam por um processo de banho de imersão com estanho 99,9 de pureza. Os latões de 50 litros recebem reforço para utilização também em Ordenhadeira mecânica.

Data de renovação : 02 Ma 2012

A corrosão de metais é um processo eletroquímico que pode ser bastante influenciado pela presença de microorganismos. Isto ocorre pela alteração significativa da interface metal/eletrólito, ocasionada pela proliferação microbiana sobre a superfície metálica, ou pela reação direta da superfície metálica com resíduos do metabolismo microbiano. Ambos os eventos descritos, acabam por acentuar o processo corrosivo.

Corrosão galvânica

O contacto eléctrico entre materiais diferentes resulta no processo corrosivo conhecido como corrosão galvânica. A intensidade deste tipo de corrosão será proporcional à distância entre os valores dos materiais envolvidos na tabela de potenciais eletroquímicos, em outras palavras, na "nobreza" dos materiais. Exerce influência neste tipo de corrosão a proporcionalidade entre as áreas anódica e catódica. Tal proporção deverá ser menor possível com vistas a se obter a mínima corrosão na área anódica aliada a sua uniformidade.

A presença de íons metálicos no eletrólito é um fator importante nesta corrosão. No caso de os íons no eletrólito serem mais catódicos que os materiais com os quais possam ter contato, haverá corrosão devido a reações de troca entre o metal e os cátions dissolvidos, com consequente oxidação do metal da estrutura em questão.

É um exemplo comum a reação da solução de um sal de cobre como eletrólito, a qual contém íons Cu2+ em contato com metais ferrosos, como por exemplo o aço:

Fe + Cu2+ → Fe2+ + Cu ↘

reação que resulta na corrosão do ferro da liga ferrosa (o qual é oxidado) e a deposição (por redução) do cobre.

Como um exemplo mais completo da reação acima, podemos citar a reação de solução de sulfato de cobre (II) com uma liga ferrosa:

Fe + CuSO4 → Fe + Cu2+ + SO42- → Fe2+ + SO42- + Cu ↘

Como uma reação na qual seja o cobre o metal corroído, podemos citar a similar reação do nitrato de prata em solução com uma liga de cobre metálico:

Cu + 2 AgNO3 → Cu + 2 Ag+ + 2 NO3- → Cu2+ + 2 NO3- + Ag ↘

http://www.enq.ufsc.br/disci/eqa5216/material_didatico/componentes_do_leite.htm

Corrosão galvânica

(Topo pág | Fim pág)

É provavelmente o tipo mais comum, porque a corrosão em função da água quase sempre se deve ao processo galvânico. Alguns casos típicos são reservatórios, tubulações ou estruturas expostas ao tempo, submersas ou subterrâneas. Nessas condições, há a presença, constante ou não, de água, que favorece a formação de células galvânicas.

O fenômeno pode ser visto no modelo de uma célula galvânica conforme Figura 01.

Fig 01

Dois eletrodos de materiais diferentes são imersos em um eletrólito e são eletricamente ligados entre si. Nessas condições, as reações eletroquímicas serão:

No catodo: O2 + 4e− + 2H2O → 4OH−

No anodo: 2Fe → 2Fe++ + 4e−

Portanto, no anodo ocorre uma reação de oxidação (corrosão do material) e no catodo, uma reação de redução.

Os íons OH− e Fe++ combinam-se para formar Fe(OH)2 (ferrugem).

É necessário que os materiais do anodo e catodo sejam diferentes, ou melhor, apresentem potenciais de oxidação (tensão gerada por cada em relação a um eletrodo neutro de referência) diferentes.

A tabela abaixo dá os valores práticos de potenciais de vários metais, em solos e água, medidos em relação a um eletrodo de referência. Quanto mais negativo o potencial, mais anódico será a sua condição, ou seja, mais sujeito à corrosão.

Material Pot (volts)

Magnésio comercialmente puro − 1,75

Liga de Mg (6% Al, 3% Zn, 0,15% Mn) − 1,60

Zinco − 1,10

Liga de alumínio (5% Zn) − 1,05

Alumínio comercialmente puro −

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com