TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ALCALINOS TERROSOS

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

OS ALCALINOS TERROSOS

São todos sólidos Reagem com facilidade com halogênios para formar sais iônicos e com a água para formar hidróxidos fortemente básicos.Todos apresentam dois elétrons no seu último nível de energia (subnível s), com tendência a perdê-los transformando-se em íons como, por exemplo, Mg2+.

ELEMENTOS DO GRUPO 2

BERÍLIO

berílio é um elemento químico tóxico, de coloração cinza, duro, leve, quebradiço e sólido na temperatura ambiente, apresenta um dos pontos de fusão mais altos entre os metais leves. Tem uma grande condutividade térmica e não é magnético.Este metal é encontrado na natureza em cerca de 30 minerais diferentes, alguns são: berilo, bertranditacrisoberilo e fenaquita.Também é encontrado em formas preciosas que são a água-marinha e a esmeralda.

Suas principais utilizações são: Produção da liga metálica utilizada na fabricação de molas e contatos elétricos, Fabricar as janelas dos tubos de raio-X econstrução de diversos dispositivos como giroscópios, guias de projéteis e de foguetes, equipamentos de informática, molas de relógio e instrumentais diversos.

MAGNÉSIO

É sólido nas condições ambiente. É o sétimo elemento mais abundante na crosta terrestre, é um metal bastante resistente e leve, possui coloraçãoprateada, perdendo seu brilho quando exposto ao ar, por formar óxido de magnésio (MgO).

É o único elemento do grupo 2 a ser produzido em larga escala na forma metálica. Não é encontrado livre na natureza, porém entra na composição de mais de 60minerais, sendo os mais importantes industrialmente os depósitos de dolomita, Magnesita, entre outros.O metal é obtido principalmente pela eletrólise do cloreto de magnésio (MgCl2).

É utilizado principalmente na fabricação da estrutura de aeronaves peças de avião e motores de automóveis.O hidróxido (leite de magnésia), o cloreto, o sulfato (sal de Epsom) são empregados na medicina, como laxante e antiácido.Utiliza-se ainda na fabricação de explosivos, em pirotecnia, também na fabricação de baterias leves e de dispositivos anticorrosivos. É componente nas ligas de solda.

CALCIO

O cálcio é um metal alcalino-terroso, mole e maleável. Reage violentamente com a água para formar o hidróxido de cálcio, Ca(OH)2 com desprendimento de hidrogênio.

Muitos compostos contendo cálcio já eram conhecidos desde a antiguidade pelos indianos, egípcios, gregos e romanos. Os romanos já preparavam a cal, (óxido de cálcio) desde o século I, o gipso desidratado (gesso, CaSO4) já era citado na literatura da época para "engessar" pernas e braços quebrados; O gesso, como a cal, já era utilizado para alvenaria.

É o quinto elemento em quantidade na crosta terrestre, cerca de 8% da crosta da Lua. Não é encontrado em estado nativo na natureza, estando sempre como constituinte de rochas ou minerais, como as que apresentam em sua composição carbonatos como o mármore e sulfatos como o  alabastro, a partir dos quais se obtêm a cal viva. Outro mineral que o contêm é o granito.

Na forma pura, o cálcio se apresenta como um metal de baixa dureza, prateado, que reage facilmente com o oxigênio presente no ar e na água. Atualmente é obtido pela fusão da cal com alumínio metálico.

OCaO forma a cal hidratada, cuja suspensão em água é muito usada como uma tinta branca de baixo custo para pintar paredes. O giz, um material mole feito de calcário finamente pulverizado, é nada mais do que carbonato de cálcio. O óxido de cálcio também entra na composição de mais de 90% de todos os vidros comercializados.

O cálcio é essencial para a transmissão nervosa, coagulação do sangue e contração muscular; contribui também na respiração celular, além de garantir uma boa formação e manutenção de ossos e dentes. Por sua presença na formação óssea o cálcio é um dos elementos mais abundantes no corpo humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com