TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELA INDUSTRIA PETROQUÍMICA: TRATAMENTOS DE RESÍDUOS

Por:   •  19/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

BRUNA TONELLI CORREA

IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELA INDUSTRIA PETROQUÍMICA:

TRATAMENTOS DE RESÍDUOS

Santo André

2021


BRUNA TONELLI CORREA

MPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELA INDUSTRIA PETROQUÍMICA:

TRATAMENTOS DE RESÍDUOS

Projeto apresentado ao Curso de Bacharelado em química da Instituição Faculdade Anhanguera - UNIABC

Orientador: Josiane Hernandes.

Santo André

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO          4

1.1 O PROBLEMA          4

2 OBJETIVOS          5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO          5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS         5

3 JUSTIFICATIVA          6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA          7

4.1 PROCESSOS QUÍMICOS          7

4.2 LEGISLAÇÃO DOS RESÍDUOS GERADOS          8

4.3 TIPOS DE RESÍDUOS GERADOS          8

4.3.1 Efluentes gasosos          9

4.3.2 Efluentes líquidos          9

4.3.3 Efluentes sólidos         10

4.4 SUSTENTABILIDADE         10

5 METODOLOGIA         11

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO         12

REFERÊNCIAS         13

1 INTRODUÇÃO

A importância do petróleo na sociedade, tal como é organizada, é extensa e fundamental. Sendo assim a indústria petroquímica é de grande importância, pois através dela se transforma a matéria prima (petróleo) em produto final com diversas aplicações. A petroquímica é um dos principais segmentos da indústria química brasileira, em termos de faturamento e produção. O setor petroquímico compreende uma ampla cadeia produtiva.

A petroquímica é grande parte responsável pela destruição do meio ambiente, pois em seus processos utilizam diversos recursos naturais e também é responsável por geração de compostos cancerígenos, poluição do ar, da água e da terra.

Sabe-se que todas as industrias são obrigadas a tratar os resíduos gerados e também cada vez mais vem sendo buscado projetos que visam a sustentabilidade do planeta. Sendo assim, o esperado é que no futuro seja possível consumir todos os benefícios que a indústria petroquímica tem a oferecer, e cada vez mais conseguir gerar o menor impacto possível no meio ambiente.

1.1 O PROBLEMA

Conhecer os modelos de tratamentos dos resíduos líquidos, sólidos e gasosos nas diversas etapas da indústria petroquímica é de extrema importância, pois assim é possível conscientizar e evitar que componentes como benzeno, tolueno, xileno, etc., possam vir contaminar o meio ambiente. Busca-se nesta pesquisa responder à seguinte problemática: como é realizados os tratamentos de resíduos gerados pela indústria e também existir uma alternativa ambientalmente benéfica que possa ser introduzido na indústria petroquímica?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Demonstrar os resíduos gerados pela indústria petroquímica e os tratamentos adotados para o meio ambiente.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Descrever a produção de resíduos líquido, sólido e gasoso em todas as etapas da indústria petroquímica;
  • Conhecer os conceitos de sustentabilidade, gestão ambiental e ética;
  • Compreender as técnicas de tratamento e destinação final dos resíduos.

3 JUSTIFICATIVA

A presente dissertação justifica-se à problemática relação entre a indústria petroquímica e o meio ambiente, pois a sociedade tem dependência dos produtos gerados pela mesma. Além deste fato, existem estudos que apontam que haverá aumento da demanda dos produtos gerados pela petroquímica, assim se tornando ainda mais necessária.

A petroquímica é uma indústria química, que está relaciona diretamente aos derivados de petróleo e suas utilizações. É uma área de extrema importância, já que se trata de combustíveis, cuja a demanda cresce diariamente. Logo a petroquímica é a indústria responsável para tornar o petróleo na maior diversidade de produtos possíveis. A contribuição e a importância desta indústria para a sociedade moderna e a economia, a torna fundamental para a vida.

Conhecer a maneira que os resíduos são gerados é de grande importância para a preservação ambiental, por conta das características potencialmente perigosas ao meio ambiente e a saúde humana. Compreender os tratamentos utilizados para melhoria destes resíduos é essencial para que seja possível a avaliação quando necessário e também para cumprir as exigências das normas ambientais.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O setor petroquímico brasileiro é segmento mais dinâmico e significado da indústria química nacional. Este setor tem grande capacidade produtiva, sendo assim pode ser um fornecedor de matérias primas e produtos semiacabados para diversos ramos de industrias, como: indústria de plásticos, fertilizantes e solventes, borrachas, medicamentos, entre outros (Petrobrás, 2014).

 

4.1 PROCESSOS QUÍMICOS

A indústria petroquímica é responsável pela geração de diversos tipos de bens de consumos, utilizando como matéria prima a nafta, petróleo e gás natural. Para que seja possível esta conversão no produto final ou semiacabado, as refinarias de petróleo são responsáveis por tratar o petróleo bruto, assim gerando de fato a matéria prima utilizada na petroquímica (CORREA; PAVANI, 2018).

Nas refinarias, inicia-se o processo de tratamento do petróleo em função do seu destino. Dentro de um forno acontece o processo de aquecimento, assim que está quente, o petróleo é introduzido em uma torre de destilação que separa os componentes do petróleo dependendo de sua densidade.
Em primeiro lugar são obtidos os gases como o butano ou o propano, em seguida é produzida a nafta, base da gasolina e de toda uma série de matérias primas como o plástico ou alguns componentes utilizados no setor farmacêutico, por último, este processo ainda produz asfaltos (CORREA; PAVANI, 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (251.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com