TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA INDÚSTRIA TÊXTIL NA CHINA

Por:   •  7/12/2017  •  Resenha  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA INDÚSTRIA TÊXTIL NA CHINA

Como podemos impedir que a água se torne uma vítima da indústria da moda? Você sabia que 8% da geração mundial de energia é utilizada para fazer o bombeamento, tratamento e transporte de água para pessoas de todo o mundo? Acrescente a isso a demanda e processos altamente poluentes que a indústria têxtil de moda utilizam a água de forma totalmente irresponsável.

A água juntamente com o oxigênio, são partes essenciais da vida pois sem eles não existiriam animais, plantas ou seres humanos no planeta. Mas mesmo assim, para alimentar a sempre crescente demanda do consumismo exagerado e irresponsável criado pela obsolescência programada das grandes corporações, mais e mais recursos preciosos como a água e o ar vão sendo contaminados.

O exemplo mais visível desse desastre é o que aconteceu na China que para “alcançar o progresso” se tornou o maior fabricante do mundo, e como resultado de tanto “progresso” teve grande parte de seu solo, ar e água totalmente contaminados. Veremos detalhadamente alguns deles:

  • As investigações do Greenpeace revelaram que a maioria dos itens de vestuário de grandes marcas de moda como GAP, Vero Moda e Calvin Klein que foram testados pela organização continham produtos químicos perigosos. Alguns destes produtos químicos, a maioria vem da China, lançam hormônios e até mesmo produtos químicos quando lavados nos cursos de água causando câncer.

  • A China é um dos maiores produtores de algodão do mundo. O algodão representa 90% de todas as fibras naturais utilizadas na indústria têxtil, com uma planta de algodão utilizando mais de 30.000 litros de água para criar 1 kg de algodão. 1 camisa de algodão usa aproximadamente 2.700 litros de água.

  • O Mar de Aral diminuiu em três quartos ao longo das últimas décadas, depois que a água foi desviada de dois rios para alimentar as plantações de algodão.
  • Uma camiseta feita de algodão orgânico não significa que ela é sustentável se for tingida da mesma forma como um camiseta normal. Até 600 litros de água podem ser precisos para tingir 1 kg de tecido.
  • Estima-se que 17 a 20% da poluição da água industrial vem de tingimento e tratamento têxtil e um número estimado de 8.000 produtos químicos sintéticos são usados em todo o mundo para transformar matérias-primas em produtos têxteis, muitos dos quais serão libertados para fontes de água doce.
  • Os padrões de uso da indústria da moda impactam o perfil global da água através da utilização de pesticidas para o cultivo de culturas de fibras, e a descarga de águas residuais provenientes de tingimento e hábitos de lavanderia em casa.
  • 40% das águas superficiais da China estão totalmente poluídas, sendo grande parte delas vinda de indústrias têxteis.

INTEGRANTES DO GRUPO:

Heloiza Faria

Luis Fernando Gaspar

Victória Alves Sanches

2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com