TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

EXPERIMENTO 08 – MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

  1. Descreva as etapas do processo de separação para a obtenção do Cloreto de Sódio (NaCl)  a partir da água do mar.

O cloreto de sódio é produzido através do processo de evaporação da água do mar. Conforme a água vai evaporando a concentração vai aumentando, passando por diversos evaporadores seguindo para a cristalização.

O que acontece é uma recristalização fracionada, desta forma, a separação é feita segundo uma ordem crescente do produto de solubilidade (kps). Na primeira etapa os primeiros materiais a se cristalizarem são os calcários ou dolomitos, seguidos da gipsita ou anidrita, após ela, a água é escoada para um segundo tanque, onde se deposita o sal gema e por último os sais que são bastante solúveis e dificilmente depositados, os de potássio e magnésio.

  1. Como você comprovou a separação do Cloreto de Sódio do Carbonato de Cálcio?

Em um béquer contendo partículas de carbonato de cálcio, colocou-se uma certa quantidade de cloreto de sódio e adicionou-se água. Mexeu-se a mistura para que o soluto pudesse se dissolver. Quando o NaCl é dissolvido em água, esse aglomerado iônico de dissocia em cátions Na e ânios Cl. Para verificar, filtrou-se um certo volume da mistura em um béquer, em um tubo de ensaio foi colocado um certo volume de nitrato de prata que é usado para determinar se há presença de ions cloreto, pois os dois reagem formando cloreto de prata, podendo observar uma solução esbranquiçada, e colocando-se alguns mL da amostra dentro do tubo de ensaio observou-se a reação.

Já para determinar os ions sódio foi realizado o teste de chama. Com um bastão de vidro que foi mergulhado na solução de NaCl, detectou-se a presença de ions sódio quando colocou-se o bastão sobre a chama do bico de Bunsen e ela tomou a cor laranja avermelhado, que é a cor do sódio quando entra em combustão.

  1. O que são sais higroscópicos e deliquecentes?

Sais higroscópicos são aqueles que possuem uma capacidade elevada de absorver a umidade do ar, e deliquescentes são altamente higroscópicos, a ponto de se dissolver na própria água absorvida, uma pequena porção tende a se tornar líquida rapidamente.

EXPERIMENTO 32 – CRISTALIZAÇÃO

  1. Porque o sal obtido não é seco na estufa?

Porque o sal obtido é o sulfato de cobre pentaidratado (CuSO4.5H2O). Se ele fosse colocado na estufa, a alta temperatura faria com que ele perdesse 5 moléculas de água de hidratação, o que alteraria a massa dos cristais e causaria erros nos cálculos de rendimento. 

  1. Qual a cor do Sulfato de Cobre anidro?

Branco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (297.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com