TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OUTROS PROCESSOS DE PULIDO

Projeto de pesquisa: OUTROS PROCESSOS DE PULIDO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

POLIMENTO

MANAUS

2014

RESUMO

O polimento representa na maioria das vezes, a última etapa do processo de usinagem de determinado material. O polimento é responsável pela remoção de rugosidades provenientes de etapas anteriores da usinagem, tornando assim, a superfície do material lisa, como também, proporciona o espelhamento desta. É um processo muito importante, visto que impacta de forma direta na qualidade de acabamento do produto final. Neste trabalho, abordaremos o conceito, os tipos e as ferramentas utilizadas no polimento.

Palavras- chave: Polimento, Rugosidade, Acabamento.

Sumário

1INTRODUÇÃO 5

2 POLIMENTO 5

3 POLIMENTO MANUAL 5

4 OUTROS PROCESSOS DE POLIMENTO 5

4.1 POLIMENTO DE SUPERFÍCIES EXTERNAS COM USO DE LASER 6

4.2 POLIMENTO POR ULTRASSOM 6

5 VANTAGENS e DESVANTAGENS 6

6 PLUS 6

7 CONCLUSÃO 7

8 REFERÊNCIA 7

1INTRODUÇÃO

Em processos de fabricação, é comum o aparecimento de rugosidades após etapas de corte. Estas, são levadas em consideração quando avaliada a qualidade de acabamento do produto final. Logo, torna-se necessário a eliminação dessas estrias causadas pela ferramenta de corte, e para isso, têm-se o processo de polimento.

Neste, abordaremos o polimento, seu conceito, seus tipos e suas ferramentas de execução.

2 POLIMENTO

O polimento é um processo de usinagem de acabamento com baixa quantidade de material removido, promovido por grãos de abrasivos soltos e de formato individual geometricamente não definido.

O processo de polimento visa dar, a qualquer superfície, acabamento de boa apresentação, espelhado, sem que a superfície precise de formas e de medidas, como também, criar uma camada superficial de proteção da peça, impedindo a ação corrosiva

de ácido, de certos sais químicos, ferrugem etc.

3 POLIMENTO MANUAL

O polimento manual é realizado com a adição de um agente abrasivo, aluminas e pastas de diamantes, fricção manual de feltros, através de lixas ou com auxílio de politrizes.

Geralmente, este tipo de polimento é utilizado na fabricação de moldes de injeção, onde o preciosismo na obtenção de cavidades lisas é primordial para que não se comprometa a qualidade da peça injetada.

O polimento manual é considerado um processo muito agressivo ao meio ambiente visto que consome grande quantidade de água e desperdiça o abrasivo. Também é apontado como um processo de baixa repetibilidade e incapaz de garantir um acabamento homogêneo em toda a peça.

4 OUTROS PROCESSOS DE POLIMENTO

4.1 POLIMENTO DE SUPERFÍCIES EXTERNAS COM USO DE LASER

O polimento a laser é utilizado para criação de rugosidades sobre a superfície do material. Trata-se de um processo bastante preciso e permite obter rugosidades de nanômetros à centenas de micrômetros.

Este processo possibilita bons

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com