TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ácidos e bases

Por:   •  5/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Os ácidos e as bases são duas importantes classes de compostos químicos, são geralmente lembrados como substâncias químicas perigosas, corrosivos capazes de dissolver metais de forma simples. Mas a presença dos ácidos e bases no cotidiano é bem mais ampla e menos agressiva do que se imaginam, os mesmos são componentes de produtos de beleza, alimentos e fármacos, além de ser matéria prima de diversas aplicações industriais. Geralmente os ácidos e as bases são caracterizados da seguinte forma:

Um ácido é um composto capaz de fornecer íons de hidrogênio, H+,em solução aquosa. Um ácido reage com uma base. Uma base é um composto capaz de fornecer íons hidróxidos, OH– em solução aquosa. Uma base reage com um ácido.

Os ácidos têm características especificas que foram isoladas primeiramente pelo cientista sueco Svante Arrhenius, sendo elas:

• Em solução aquosa, os ácidos conduzem eletricidade. Isso ocorre porque os ácidos se desdobram em íons.

• Os ácidos têm sabor azedo. O limão, o vinagre, o tamarindo contêm ácidos; é por isso que eles são azedos.

• os ácidos reagem com as bases, formando sais e água. Essa reação se chama reação de neutralização.

Os ácidos podem ser classificados em dois grupos:

• HIDRÁCIDOS - são aqueles que não possuem oxigênio na molécula. Ex: HCl, HBr, H2S (ácidos clorídrico, bromídrico e sulfídrico).

• OXIÁCIDOS - são aqueles que possuem oxigênio na molécula, como H2SO4, HNO3 , H3PO4 (ácidos sulfúrico, nítrico e fosfórico).

As bases também podem ser altamente tóxicas e corrosivas, tendo características que as diferenciam assim como os ácidos, sendo elas:

• Possuem sabor adstringente, amargo ou cáustico.

• Conduzem a corrente elétrica quando fundidos ou em solução aquosa.

• Reagem com ácidos produzindo sal e água.

O pH é o potencial hidrogeniônico, ou seja, refere-se à concentração de íons [H+] (ou H3O+) em uma solução. Quanto maior a quantidade desses íons, mais ácida é a solução.

Desse modo, os indicadores apresentam uma cor quando estão em meio ácido e outra cor quando estão em meio básico. A escala de pH varia entre 0 e 14, sendo que o 7 representa um meio neutro, os valores abaixo de 7 são meios ácidos e quanto menor for o ph mais ácido é o meio, os valores acima de 7 são meios básicos, quanto maior for o valor, mais básico será o meio. Existem indicadores de diversos tipos, desde seivas de vegetais, tais como as antocianinas presentes nas folhas do repolho roxo e flores de azaleia, aos artificiais como a fenolftaleína, o azul-de-bromotimol e o alaranjado-de-metila. Podemos verificar as colorações do espectro do visível dos ácidos e bases na imagem 4 e 5 no anexo.

Existe uma faixa de viragem do pH em que duas formas estejam aproximadamente em condições iguais a cor mistura-se de ambas as cores, podendo ser ácida ou básica. Por substituição dos valores extremos do intervalo na equação da constante de acidez do indicador, verifica-se que a gama de valores de pH que garante este intervalo de concentrações das espécies ácido e base conjugados do indicador, é (pKa -1 ≤ pH ≤ pKa +1). Este intervalo de pH é conhecido como Zona (ou Intervalo) de Viragem do indicador.

OBJETIVOS

Descrever de forma precisa experimentos realizados em laboratório, que comprovam se determinadas substâncias e soluções são ácidas ou básicas, apresentando os resultados e meios que os mesmos foram verificados.

Entender o que são ácidos e bases e as formas de identifica-los em diversos meios.

MATERIAIS E METODOS

Materiais Utilizados

1. 15 tubos de ensaio de 15 mL

2. Peneira

3. Repolho roxo

4. 04 provetas de 10 mL

5. 04 conta-gotas

6. 02 béqueres de 500 mL

7. 04 béqueres de 100 ml

8. Lamparina ou bico de Bunsen

9. Tripé

10. Tela de amianto

11. Solução de ácido clorídrico (HCl) 0,10 mol L-1

12. Solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,10 mol L-1

13. Etanol (C2H5OH)

14. Água destilada

15. Leite de magnésia

16. Vinagre branco

17. Leite

18. Suco de limão

19. Coca-cola

20. 06 Balões volumétricos de 50 mL

21. 06 Béqueres de 100

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com