TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ácidos e bases de Arrhenius

Por:   •  8/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Os ácidos e bases são reconhecidos em distintos processos químicos que ocorrem no dia a dia, desde a indústria até processos biológicos. Desde há muito tempo na química experimental, os cientistas identificavam ácidos e bases por suas características organolépticas, os ácidos possuem sabor azedo, e a partir daí o nome ácido que advém de acidus (azedo ou adstringente). Diferenciam-se as substâncias básicas que possuem o sabor amargo e textura escorregadia, por exemplo, o sabão. A denominação base advém do inglês arcaico que significa “rebaixar”.

Por muito tempo buscou-se entender os ácidos e bases a partir de suas estruturas moleculares e composições. Por cerca de 1830, já se sabia que todos os ácidos possuíam hidrogênio, entretanto nem toda substância que possuía hidrogênio era uma substância ácida. Em 1887 o sueco Svante Arrhenius relacionou os ácidos a presença de hidrogênio e as bases aos íons OH-. Definiu base como sendo as substâncias que produzem íons H+ em água e bases substâncias que produzem OH- em água. Portanto Arrhenius conceituou ácido e base da seguinte forma: os ácidos são substâncias que, quando dissolvidas em água, aumentam a concentração de íons H+. De forma semelhante, as bases são substâncias que, quando dissolvidas em água, aumentam a concentração de íons OH-.

[pic 1]

Figura 1 - ácidos e bases de Arrhenius. Fonte: http://es-puraquimica.weebly.com/arrhenius.html

Apesar de ser uma boa definição, Arrhenius limitou-se a soluções aquosas, então em 1923, os químicos Johannes Brønsted e Thomas Lowry criaram outra definição mais generalizada de ácidos e bases. A definição de ácido e base de Brønsted-Lowry é: um ácido é uma substância (molécula ou íon) que ode doar um próton para outra substância. Analogamente, uma base é uma substância que pode receber um próton.

[pic 2]

Figura 2 - Ácido e base de Brønsted-Lowry. Fonte: http://quimicagabrielpelotas.webnode.com/conteudo-de-quimica/teorias-acidos-e-bases/

Foi também em 1923 que o químico Gilbert Newton Lewis propôs outra definição para ácido e base, que consiste em: Um ácido é toda espécie química que recebe pares de elétrons isolados, formando ligações coordenadas e base é toda espécie química que cede pares de elétrons isolados, formando também ligações coordenadas. Ou seja, o ácido é o aceptor e a base o doador de pares de elétrons.

[pic 3]

Figura 3 - ácido e base de Lewis. Fonte: http://quimicagabrielpelotas.webnode.com/conteudo-de-quimica/teorias-acidos-e-bases/

O processo denominado auto-ionização da água refere-se à habilidade que esta possui de agir tanto como ácido como base de Brønsted-Lowry. Na presença de um ácido, a água age como um receptor de próton, já na presença de uma base, a água age como um doador de próton. Desta forma uma molécula de água pode doar próton para outra molécula de água. Nenhuma molécula individual de água permanece ionizada por muito tempo, as reações são extremamente rápidas em ambos os sentidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (74.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com