TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PH do Solo: Determinação com indicadores Ácido-Base

Por:   •  8/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÂO

Os solos são ácidos devido à pobreza de cátions básicos como cálcio, magnésio, potássio e sódio no material de origem, ou a processos pedogenéticos que favoreceram a perda dos mesmos (CATANI e GALLO, 1955; RAIJ, 1991). O desenvolvimento da acidez é um processo que ocorre à medida que os cátions básicos adsorvidos no complexo coloidal vão sendo deslocados para a solução do solo por íons H+ e, de alguma forma, removidos do meio. Desta maneira, quanto menor a capacidade de troca catiônica entre os colóides e cátions básicos, mais ácidos será o solo. (1, 2)

Os constituintes da fração argila (<0,002mm) do solo, com propriedades de adsorver ou reter na superfície cátions básicos como cálcio (Ca+2), magnésio (Mg+2), potássio (K+) e sódio (Na+), além de cátions ácidos como: hidrogênio (H+) e alumínio (Al+3), define a capacidade de troca catiônica (CTC). (CATANI e GALLO, 1955). (1)

Graças às suas propriedades iônicas, o solo é capaz de trocar e fornecer íons para a solução do solo com a qual esteja em contato. O atributo de troca de cátions é do material coloidal que compõe o solo, ou seja, os minerais de argila, a matéria orgânica e consequentemente o complexo húmus-argila. Dessa forma, a adsorção de cátions ao solo se deve mais a fenômenos de superfície de adsorção e não por reações químicas complexas (apenas por cargas das camadas eletrônicas mais externas). Assim, os cátions adsorvidos no complexo húmus-argila são trocáveis podendo se deslocar entre o complexo de adsorção e a solução do solo. (1, 2)

Os principais cátions que se prendem ao complexo, além do hidrogênio, são os cátions metálicos Ca2+, Mg2+, K+ ,Na+. Em regra geral, os íons bivalentes são mais fortemente retidos que os monovalentes. Da mesma forma, os íons menos hidratados (Ca2+, Mg2+) são mais retidos que os fortemente hidratados como (K+, Na+ ). Dessa forma pode-se definir a escala de retenção nas superfícies de adsorção: Ca2+>Mg2+> H+> K+> Na+. (2)

2. OBJETIVO

Determinar o pH de uma amostra de solo em triplicata.

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Pesou-se aproximadamente 10 g da amostra em um becker de 100mL, realizando-se este experimento em triplicata.

Com o auxílio de uma proveta de 50mL, adicionou-se 25,0 mL de CaCl2 0,01 mol/L a cada amostra e agitou-se a mistura, deixando em repouso por 30 minutos.

Após os 30 minutos, as amostras foram filtradas em erlenmeyer para a determinação do pH.

Mediu-se o pH com fenolftaleína e papel indicador universal.

4. RESULTADO E DISCUSSÃO

Após a adição de CaCl2 e repouso de 30 minutos das amostras, estas apresentaram pH levemente básico, a utilização de fita de pH resultou em aproximadamente pH=6 nas amostras.

Após medir o pH da água e da solução de CaCl2 que resultou em pH = 5,0, verificou-se que o pH do solo é levemente alcalino. O que foi confirmado após a realização do teste na terceira amostra com intuito de verificar alguma interferência.

Para o teste na terceira amostra, em metade da solução adicionou-se ácido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com