TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLUIÇÃO ATMOSFERICA: DETERMINAÇÃO DE MATERIAL PARTICULADO (MP) SÓLIDO EM MEIO FLUTUANTE DO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA

Por:   •  4/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.250 Palavras (9 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 9

POLUIÇÃO ATMOSFERICA: DETERMINAÇÃO DE MATERIAL PARTICULADO (MP) SÓLIDO EM MEIO FLUTUANTE DO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA

Desejo apresentar meu trabalho na modalidade:

[  ] Banner

[ x] Oral

Daniele Gomes Felix, Danilo Gomes Felix, Deborah Gomes Felix, Irlan Rodrigues Pinto, Luís Eduardo da Conceição*, Raimundo Rodrigues da Silva Filho, Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques (PQ).

Coordenação de Licenciatura em Ciências Naturais, Universidade Federal do Maranhão – UFMA - Campus VII – Cidade de Codó

luisedu034@gmail.com*

1 Graduando em licenciatura interdisciplinar em Ciência Naturais, UFMA, Campus Codó.

Resumo: Este trabalho foi produzido durante a disciplina de Química Ambiental e tem como objetivo apresentar uma proposta de construção e validação de um dispositivo para determinação do teor de Material Particulado (MP) sólido presente no meio flutuante em locais do Município de Codó-Maranhão. O dispositivo teve por cognome “caça-poeira” que se baseia na aspiração do ar por meio de papeis filtros. A metodologia aplicada consistiu em uma sequência de testes para a validação do dispositivo e numa pesquisa de campo no município para localização geográfica de dez pontos de analises, esse sendo dois Locais Brancos (LB) e oito Locais Frota (LF) a serem implementados os “caças poeiras”. A concentração de MP foi determinada por meio da comparação mássica das partículas sólidas presentes nos Locais Frota comparadas com a média das massas coletadas nos Locais Brancos e multiplicado por 100 para encontrar os valores em porcentagem. Os resultados, apontam para uma maior concentração de MP em três pontos da cidade com o índice de 2,09% a 6,62%. Com esses resultados elucidar que o dispositivo é eficaz e adaptável nas condições que foram utilizadas, já que captou uma quantidade significativa de resíduos sólidos.

Palavras chave. Material Particulado. Município de Codó-MA. Química Ambiental.

Introdução

        Evidente que nas pequenas e grandes cidades, a poluição atmosférica passa a ser uma ameaça à qualidade de vida da população, e os materiais particulados (MP) também é uma das principais causas dessa poluição. Segundo as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA nº 5, de 15 de junho de 1989, considerada “material particulada todo e qualquer material sólido ou líquido, em mistura gasosa, que se mantém neste estado na temperatura do meio flutuante”.

        

        A resolução do CONAMA que institui o PRONAR (Programa Nacional de controle da qualidade do Ar), estabelecer normas e critérios para o licenciamento de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras, a fim de minimiza a quantidade de material dispensado na atmosfera.

  Piovezan et al (2016) sabendo que o material particulado (aerossol atmosférico) é uma das principais causas da poluição atmosférica, apontam que a poluição ambiental em especial a atmosférica pode impor determinadas barreiras, em termos experimentais, para os professores do ensino médio, técnico e superior, uma vez que, a discussão do comportamento dos gases e seus mecanismos de ação na atmosfera requerem a necessidade de uma maior abstração pelos alunos. Piovezan et al, (2016) problematizar a falta de uma abordagem concreta em sala de aula, pois considera ainda o fato de que existe a falta de equipamentos que relacionam essa abordagem.

Tendo em vista, a ausência de métodos e equipamentos de baixos custos para captar o aerossol atmosférico, ocorreram as seguintes questões: como captar o MP suspenso no meio flutuante de forma tangível? Quais os métodos para valida o dispositivo? Quais as zonais averiguáveis para implementa o dispositivo? Como calcular a concentração dos sólidos obtidos?

             Nessa perspectiva, esta intervenção apresenta uma proposta de construção e validação de um dispositivo artesanal para determinação do MP sólido em meio flutuante presente em locais do município de Codó-Maranhão.

  1. Localização do local de estudo

A intervenção, foi realizada em um município de Codó- Maranhão que está localizado na mesorregião leste maranhense. Possui uma área de 4.361.340 km2, dos quais 4.452 km2 estão em zona urbana e com população de 120.265 habitantes (IBGE, 2015). O Município está a uma distância de 290 km até a capital São Luís e limita-se com os municípios de Timbiras, Coroatá, Chapadinha, Peritoró, Governador Archer, São João do Sóter, Caxias e Aldeias Altas (figura 1). A cidade é cortada pela BR-316 e a linha ferroviária São Luís-Teresina que segue até Fortaleza e serve de principal porta de escoamento da produção agroindustrial e conta com uma frota de 23.300 veículos segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,2015).

[pic 1]

Figura 1. Localização geográfica do município de Codó- MA  Fonte: Feito por Querioz et.al  (2016)

3. MATÉRIAS E MÉTODOS         .

A proposta metodológica teve por base criar, validar e implementar um dispositivo de coleta. Para a construção do instrumento inicia-se com testes para a confecção de matérias de baixos custos: (A) testes com papeis filtros qualitativo (diâmetro 7,0 cm, diâmetro 9,0 cm; diâmetro 11,0 cm; diâmetro 12,5 cm) algodão e papel toalha, a fim de selecionar um meio de coleta do material solido suspenso no ar (B) testes com garrafas Pet’s de diferentes volumes (de 2,5 L, de 2 L, de 600 mL e de 350 mL) para servi como uma medida de proteção do material de coleta, quando imposto a diferentes situações climáticas.

 

Com base nos testes foi selecionado para a construção do dispositivo as seguintes matérias: 20 Garrafas de politereftalato de etileno (Pet) com tampas com volume de 2 Litro; 20 papéis filtro quantitativo com diâmetro 7,0 cm; 20 barbantes; 1 estilete; 1 tesoura e 1 agulhas.

Para a implementação do dispositivo seguiu-se as seguintes etapas:

  1. A numeração em duplicata dos papeis filtros a fim de obter valores mais precisos.
  2. Pesagem dos papeis filtros em balança analítica (0,0001 g).
  3. Localização geográfica dos locais de analises com o auxílio do programa de computador Google Earth e de uma pesquisa de campo.
  4. Locação dos “caça poeiras” nos Locais Brancos e Locais Frota selecionados.
  5. Período de análise de dez dias, esse sendo a duração da intervenção.
  6. Calculo de concentração (equação 1) para determina a concentração de material sólidos suspenso na atmosfera seguindo as orientações da norma NBR 9547 (ABNT, 1997).

[pic 2]

Equação 1 – cálculo da concentração

Onde: C é a concentração mássica das partículas sólidas em suspensão;

M é a massa dos papeis filtros depois da coleta;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (900.2 Kb)   docx (4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com