TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DE ÓLEO COMESTÍVEL RESIDUAL

Por:   •  19/6/2017  •  Artigo  •  2.475 Palavras (10 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 10

UNISALESIANO

CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO AUXILIUM

CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA

PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DE ÓLEO COMSTÍVEL RESIDUAL

AUTORES:

ANA MARIA GONÇALVES NUNES PINTO

DAIANE FIGUEIREDO DE ASSIS

ELIANE YOSHINAGA CARLOS

LINS

2010 

RESUMO

O sabão não é um produto encontrado na natureza, mas é um dos produtos mais antigos fabricados a partir de processos simples em nossa história. Através desse artigo, desenvolvemos um trabalho para reutilizar os resíduos de óleo comestível, empregando na fabricação de sabão com controle da matéria prima, visando um produto final com pH até 11,4 e contribuindo para  a diminuição dos impactos sofridos pelo meio ambiente devido aos descartes inadequados desses resíduos.

Palavras-chave: Fabricação de Sabão. Óleo Comestível Residual. Poluição Ambiental.

ABSTRACT

The soap is not a product found in the nature, but it is one of the oldest products manufactured starting from simple processes in our history. Through of that article, we developed a work to reuse the residues of eatable oil, using in the soap production with control of the matter excels, seeking a final product with pH up to 11,4 and contributing to the decrease of the suffered impacts for the environment due to the inadequate discards of those residues.

Word-key: Production of Soap. Residual Eatable oil. Environmental pollution.

INTRODUÇÃO

A vida moderna sem dúvida trouxe muitos benefícios ao homem, porem junto com eles vieram os diversos problemas, sociais, econômicos e culturais. Um problema enfrentado atualmente é a preservação do meio ambiente, pois as poluições geradas pela modernidade provocam impactos às vezes irreversíveis. O uso de óleos e gorduras na preparação de alimentos aumentou gerando uma alta quantidade de resíduos que muitas vezes são descartados de maneiras inadequadas

        Esses resíduos podem ser empregados para produção de sabão caseiro, porém essa prática não é considerada segura do ponto de vista técnico. É preciso buscar meios de se produzir sabão com óleo residual, porém com controle de produção e material acabado.

        O presente trabalho teve por objetivo, produzir sabão com óleo residual oriundo de frituras, porém analisando o índice de saponificação e o teor de hidróxido na soda cáustica, para com isso calcular as proporções exatas entre a matéria graxo e o álcali, a fim de se obter um produto final com pH no máximo até 11,4.

1         História do sabão

Na história, encontram-se vestígios semelhantes ao sabão desde 2.220 a.C. onde uma pedra com escritas de uma fórmula contendo água, óleo de canela e álcali, indicam que já existia a produção artesanal de produtos semelhantes ao sabão e em 2.800 a.C. descrito por Plínio, o Velho em sua obra História Natural (PERUZO & CANTO, 2003)

Em 1550 a.C. o Ébers Papyrus indica que os egípcios preparavam uma mistura de óleo animal ou vegetal com sais alcalinos, na época, usado como medicamento de uso tópico. (PORTAL SÃO FRANCISCO, 2010)

A notoriedade das técnicas de produção do sabão foi empregada aos romanos, os animais eram sacrificados no Monte Sapo, com a chuva, a gordura era arrastada junto com cinzas da queima de madeira - árvores - e barro até as margens do Rio Tibre, formando uma borra.

As mulheres da época lavavam roupas no rio Tibre e perceberam que essa borra facilitava a limpeza. A essa borra, os romanos denominaram de reação de saponificação, por se tratar de uma borra originada a partir de resíduos vindos do Monte Sapo e depois passou a chamarem de sabão. (AZEVEDO, 2008)

1.2        Sabão

        Segundo as Normas da ABNT NBR 13903 – 1997, o sabão é um sal, inorgânico ou orgânico, de um ácido graxo ou de uma mistura de ácidos graxos associados ou não a ácidos resinosos.

        Os métodos para obtenção desse produto são á quente e a frio. O primeiro consiste em submeter o processo ao calor, com o intuito de recuperar a glicerina formada. Já o método a frio, a matéria graxa e o álcali, são misturados em reatores depois em formados para que ocorra a reação de saponificação.

1.3        Reação de saponificação

        A saponificação ou hidrólise alcalina ocorre entre as moléculas de triacilgliceróis, oriundos de óleos ou gorduras, animal ou vegetal, produz glicerina e uma mistura de sais de acido graxo denominada sabão, conforme mostra a figura 1

[pic 1]

        Se no processo for empregado NaOH, o sabão obtido terá uma conscistência mais dura e se usado o KOH teremos um sabão mais pastoso.  

1.4        Ação do sabão

        O sabão é constituído por uma longa cadeia carbônica, fase polar ligada a um sal de ácido graxo fase apolar

[pic 2][pic 3][pic 4]

        A figura 2 representa a ação do sabão devido a essa dupla polaridade que o constitui, a sujeira interage com a fase apolar, e a água com a fase polar, ocorrendo a formação de micelas. Essas micelas ficam protegidas por uma película que impedem que elas se aglomerem ou se unam novamente ao tecido e são retiradas com a água, que explica a ação de limpeza do sabão.

2        ÓLEOS E GORDURAS: OS IMPACTOS AMBIENTAIS

        Óleos e gorduras são substâncias formadas por ésteres derivados da esterificação de álcool e ácidos graxos, podendo ser de origem animal ou vegetal. Não possui afinidade com a água por causa da polaridade das moléculas, sendo a água substância polar e o óleo apolar o que resulta numa mistura heterogênea. A diferença entre o óleo (líquido) e a gordura (sólida) está na saturação das cadeias carbônicas, sendo que nos óleos as cadeias carbônicas são insaturadas e nas gorduras são saturadas em temperatura ambiente. (MAMEDE, 2008)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (461.6 Kb)   docx (252.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com