TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFESSORA MARIA SYLVIA CHALUPPE MELLO

Por:   •  4/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO TÉCNICO DE BARUERI 

    PROFESSORA MARIA SYLVIA CHALUPPE MELLO 

 

 

 

LEONARDO MOTA MARTINS 20
LUCAS SANTOS DO REAL 23
MAYLON SILVA COSTA 28

THIAGO SILVA DUARTE 34
YHURE FRANCES NASCIMENTO 38
 

                       

.

        

  

 

Barueri 

Abril de 2016 

INTRODUÇÃO

Na aula de laboratório sobre carboidratos conhecemos e identificamos o poder redutor de alguns açúcares pelo método de Benedict. O Reagente de Benedict (também chamado de Solução de Benedict ou Teste de Benedict) é o reagente químico (de cor azulada), geralmente utilizado para detectar presença de açúcares redutores. O Reagente de Benedict consiste, basicamente, de uma solução de sulfato cúprico (CuSO4) em meio alcalino que em presença de um agente redutor apresenta a coloração castanha devido a formação do óxido cuproso (Cu2O).

Outro método utilizado nesta aula foi a adição da solução de Lugol em polímeros, cujo objetivo foi obter informações sobre o tamanho e o grau da ramificação da molécula de carboidrato através da reação com o iodo (I3K). O lugol é um reagente feito a partir de iodeto de potássio e sua reação com o amido ocorre após a abertura momentânea das cadeias de amilose e amilopectina do grão de amido que irão "aprisionar" o iodo nas cadeias de amilose originando a cor azul.

Procedimento experimental 1, açúcares redutores:

Material
a) Reagentes e soluções:
- Solução de amido 1%;
- Solução de glicose 1%;
- Solução de sacarose 1%;
- Solução de Hidróxido de sódio (NaOH) 6N;
- Ácido Sulfúrico (H2SO4) concentrado;
- Água destilada;
- Reativo/ indicador Benedict.

b) Vidrarias:
- 5 tubos de ensaio;
- Pipeta de Pasteur
- Pipeta de 1 e 2 mL

Parte I, foi colocada as seguintes amostras individualmente nos tubos de ensaio, 1 mL da solução de amido com a concentração de 1%, 1 mL da solução de sacarose com a concentração de 1%, 1 mL da solução de glicose com a concentração de 1% e água destilada, em seguida os tubos foram enumerados respectivamente para seguir o procedimento experimental, em cada um dos tubos foram adicionados 2 mL de Benedict, foi aquecido em banho-maria por aproximadamente 5 minutos para observar a mudança de cor do indicador Benedict  que quando se reduz o cobre fica Cu+ e a coloração fica vermelho tijolo indicando a presença do açúcar redutor. Parte II, foi transferido 1 mL da solução de sacarose com a concentração de 1% a um tubo de ensaio, em seguida foram adicionadas 3 gotas de ácido sulfúrico (H2SO4) concentrando na solução, a solução de sacarose com ácido sulfúrico foi fervida durante 1 minuto, em seguida foram adicionadas 15 gotas de NaOH (Hidróxido de sódio) 6N para neutralizar o H2SO4 e foram adicionados 2 mL de Benedict, essa solução foi aquecida em banho-maria durante 5 minutos.

Procedimento experimental 1.1, açúcares redutores:

Material
a) Reagentes e soluções:
- Solução de amido 1%;
- Solução de glicose 1%;
- Solução de lugol;
- Solução de hidróxido de sódio (NaOH) 1M;
- Solução de ácido clorídrico (HCl) 1M;
- Água destilada.

b) Vidraria:

- 3 tubos de ensaio;
- Pipeta de Pasteur;
- Pipeta de 2 mL.

Parte I, foram colocadas as seguintes soluções individualmente no tubo de ensaio, 2 mL de água destilada, 2 mL da solução de amido com a concentração de 1 % e 2 mL da solução de glicose com a concentração de 1 %, em seguida os tubos de ensaio foram enumerados respectivamente. Em cada tubo de ensaio foram colocadas 4 gotas da solução de lugol, em seguida foi observada a coloração das soluções em cada um dos tubos de ensaio com a presença do lugol. Parte II, no tubo que continha amido e lugol foram adicionadas 5 gotas de hidróxido de Sódio (NaOH) 1M, logo em seguida foram adicionadas 5 gotas de ácido clorídrico (HCl) 1M.

Resultados e Discussões 1:

Os resultados obtidos no procedimento de identificação dos açúcares redutores da parte I, nos mostra que ao Benedict entrar em contato com um açúcar redutor, o Cobre que contém no Benedict reduz de Cu+2 passa para Cu+ acontecendo uma mudança de cor do azul para o vermelho tijolo ou amarelo após o aquecimento em banho-maria,
segue a reação: Cu
+2       Δ       Cu+                 Cu2O + H2O[pic 1][pic 2]

O amido + Benedict = não precipitou e não houve mudança de cor prevaleceu o azul com tom de opaco, como representa a imagem a seguir:[pic 3]                               (Imagem tirada por Gabriela Aguiar)

A sacarose + Benedict = não precipitou e não houve mudança de cor prevaleceu o azul com tom ligeiramente mais escuro, como representada a imagem a seguir:

[pic 4]
(Foto tirada por Gabriela Aguiar) 

A glicose + Benedict = precipitou e houve a coloração de azul para vermelho tijolo, como a imagem a seguir:[pic 5](Foto tirada por Yhure F. Nascimento)

Água destilada + Benedict = não precipitou e não houve a mudança de cor prevaleceu o azul com tom mais claro, como representa a imagem a seguir:

[pic 6]

(Tirada por Gabriela Aguiar)

Resultados e discussões 2.1:

Parte II, sacarose + H2SO4        Δ         NaOH + Benedict         Δ      Precipitado com a coloração vermelho tijolo, como representa a imagem a seguir:[pic 7][pic 8]

Procedimento experimental 2, sobre o tamanho e grau de ramificação da molécula de carboidrato através da reação com o iodo:

Materiais:
a) Reagentes e soluções:
- Solução de amido 1%;
- Solução de glicose 1%;
- Solução de lugol;
- Solução de hidróxido de sódio (NaOH) 1M;
- Solução de ácido clorídrico (HCl) 1M;
- Água Destilada;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (907.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com