TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SERIES INICIAIS NA ESCOLA PROFESSORA MARIA DE NAZARÉ PERES

Por:   •  2/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  6.648 Palavras (27 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 27

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SERIES INICIAIS NA ESCOLA PROFESSORA MARIA DE NAZARÉ PERES

[a]

                                                                    Aluna: Natália Ferreira Martins Oliveira

                                                            [b]                 

RESUMO[c]

A presente pesquisa tem por objetivo compreender A Importância da Inclusão de Alunos com Deficiência Auditiva nas series iniciais de uma escola publica  do município de Cametá acompanhada das seguintes problemáticas[d]: Qual a importância da inclusão de alunos com deficiência auditiva nos ambientes escolares? Quais os fatores que influenciam quanto a inclusão de alunos com deficiência auditiva e qual a importância do interprete na sala de aula? Qual a importância das metodologias alternativas para auxiliar o professor no processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva?.Como resultados podemos relatar que a inclusão de alunos com deficiência auditiva precisa ser desenvolvida nas escolas, pois muito se fala e pouco se faz quanto ao assunto em questão, e é importante que a escola ofereça suporte adequado para inserção desses alunos, assim como formação continuada para os professores do ensino fundamental, também é de suma a importância a presença de um interprete para auxilia-los no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, buscou-se trabalhar no decorrer de toda a pesquisa realizada definições sobre a temática abordada, além disso, este estudo foi norteado por uma análise qualitativa, com a aplicação de questionários contendo quatro questões. Tendo como base a abordagem e a pratica do processo ensino e aprendizagem da educação inclusiva.

Palavras-chave: Deficiência auditiva/ educação/ ensino [e]aprendizagem.     

1 INTRODUÇÃO

A[f] educação é responsável pela integraçao do indivíduo com a sociedade, pois objetiva a integração deste com o meio em que está inserido. Esta vem visar [g]não somente a insersao ao mercado de trabalho, mas também o crescimento intelectual e social dos envolvidos, possibilitando uma maior interaçao e participaçao,[h] a educaçao também desempennha um palel social, auxiliando os educandos como viver em sociedade. Sendo assim, é de suma importancia que haja a inclusao social de pessoas deficientes [i]nas escolas de nosso município.

Ao se trabalhar com a inclusao de deficientes auditivas observa-se a necessidade que os alunos com deficiência enfrentam nas escolas públicas de nosso município, principalmente nas escolas ribeirinhas, das dificuldades de acessibilidade dos mesmos. Observa-se atualmente que há uma certa exclusão de alunos com deficiência nas escolas, muitas vezes isso ocorre pela falta de infra-estrutura  do prédio escolar, capacitação dos professores e outros profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar, entre outros motivos que dificultam o acesso desses alunos à escola.

Vale lembrar que a inclusão escolar tem por objetivo inserir, sem excluir, todas as crianças e adolescentes deficientes ou não, com graus de comprometimento social e cognitivo nos ambientes escolares , com o intuito de amenizar o preconceito e incentivar a socialização dos alunos para que estes se desenvolvam de forma igualitária, e possam desfrutar de uma [j]bom ensino.

A aprendizagem e conseqüentemente a vivencia [k]dos alunos portadores de deficiência tem sido objeto de estudo e pesquisa ao longo dos anos. Dessa forma a abordagem dessa temática tem grande relevância, visto que e crucial para o entendimento de todos os indivíduos, que as diferenças existem e que podem ser físicas, culturais, sociais e emocionais entre outras. De acordo com Almeida (2011), o fato de uma criança ser deficiente, não implica que ela seja inferior, cada criança, em cada estagio do seu desenvolvimento é a representação de um ser único. Cada criança tem sua especificidade, e seu desenvolvimento depende de sua adaptação social.

Entende-se através de estudos realizados que a surdez especificadamente afeta os processos de obtenção da linguagem comunicativa, comprometendo assim varias dimensões do desenvolvimento e principalmente da aprendizagem dos indivíduos. Segundo Silveira e Nascimento (2013), a audição é um sentido extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer individuo, pois é a partir dela que a criança começa a sua interação com o mundo, sendo assim a pessoa que apresenta deficiência auditiva sente a perda desse sentido e encontra dificuldades para se comunicar.

Assim, baseado nestas perspectivas e abordagens sobre o assunto relacionado a deficiência auditiva e a inclusão de alunos que possuem tal deficiência nas escolas públicas brasileiras, buscou trabalhar a referida proposta de estudo tendo como lócus da pesquisa é[l] uma escola de ensino fundamental que está localizada na zona rural do distrito de Carapajó, município Cametá-Pá,[m] para melhor compreender as dificuldades encontradas nos ambientes escolares e ao mesmo tempo as iniciativas tomadas para inserir estes estudantes nestes locais de aprendizagem.

Sendo assim a pesquisa realizada teve como objetivo principal auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência auditiva, relacionando a escola com a aprendizagem dos mesmos, propondo dessa forma promover a inclusão destes educandos nos ambientes escolares.

Os objetivos específicos foram T[n]ornar a escola um espaço de inclusão para alunos que possuem necessidades especiais; propor aos alunos com deficiência auditiva a participação da escola nos processos de desenvolvimento e aprendizagem que os envolvem, destacando a importância que a escola possui no seu processo de construção de conhecimento; e por fim estimular os alunos com deficiência auditiva a participarem das atividades desenvolvidas no ambiente escolar no que diz respeito ao seu processo de ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.1 Kb)   pdf (178.1 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com