TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Historia Escolar

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 6

TEMA: Lar Nossa Senhora Perpetuo Socorro “ Orfanato de Montes Claros”

TURMA:  9° ANO

DURAÇAO: 6 aulas

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:  

A proposta desse projeto é ressaltar as ações desenvolvidas na entidade Lar Nossa Senhora Perpetuo Socorro que visam garantir os Direitos da criança e do Adolescente conforme preconiza  Lei 8069/90 proposta do plano Nacional destinado a promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescente á convivência familiar e comunitária. Possibilitar e oferecer ás crianças e aos adolescentes e respectivas famílias a formação necessária para seu desenvolvimento integral par a vida em sociedade.

Objetivos

Conhecer a proposta da Instituição Nossa senhora Perpétuo socorro e conhecer a  realidade social de jovens e adolescentes da instituição.

Metodologia

Identificar  os recursos que mantém a instituição.

Conhecer os  colaboradores que ajudam  a instituição.

Qual a  participação e colaboração da comunidade para ajudar a instituição?

A legislação é garantida pela instituição?

Identificar como esses Jovens chegam a instituição.

Como é a organização da instituição?

Como é o área Geográfica que a instituição se insere?

Desenvolvimento

Desenvolver uma pesquisa qualitativa no âmbito escolar com funcionários Jovens e adolescentes. Pesquisar documentos e registro da Instituição.

Promover ação Social dentro da comunidade escolar.

Documentos, legislação, e pesquisa com funcionários e moradores.

Avaliação

Avaliar os alunos individual com registros e pesquisas.

Apresentação em sala de aula discursiva.

Promover ação social com doações de roupas, cestas básicas, para a instituição.

11- APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Apresentei o Projeto ao professor e expliquei a ele como seria desenvolvido e quais os objetivos a serem alcançados o mesmo relatou ser uma ótima ideia para desenvolver com os alunos pois, despertaria neles o interesse pela historia local, e ele conclui que esse projeto visa a despertar no aluno  a solidariedade  o respeito familiar e principalmente a valorização do  meio em que está inserido, tendo em vista que essas ações podem trazer mudanças de atitudes em determinadas situações do cotidiano e a  instigar a participação dos jovens no processo de ajudar em  ações sociais para com  seu semelhante.

3- ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR (DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO)

A Escola Estadual Secundino Tavares  tem 373 alunos matriculados no Ensino Fundamental. Sendo, no período da manhã com 186 alunos, à tarde 187 , desses alunos 75 estão em tempo integral e 22 alunos com necessidades especiais. Os alunos de uma área carente, onde tem um índice grande de violência uso de entorpecentes, temos parceria com a policia militar onde eles estão sempre nos auxiliando. Muitos desses responsáveis são beneficiados junto com seus filhos pela Bolsa Família. Os alunos moram próximo da escola. Em relação à assiduidade às vezes é o desinteresse dos próprios alunos que muitas vezes preferem não entrar na escola e ficarem passeando. Quanto à evasão os alunos que desistem o principal motivo é desinteresse, e para tentar evitar um grande índice de evasão, a escola procura conversar com os pais ou responsáveis e até mesmo com os alunos. Nas atividades escolares, boa parte dos alunos demonstra prazer e motivação na realização das tarefas, principalmente em gincanas e feira de conhecimentos. A maior parte dos alunos tem uma boa relação com o corpo docente e com os demais profissionais da escola, mas existem alguns problemas de indisciplina principalmente dos alunos mais jovens. E, quando há esses problemas de indisciplina o aluno vai para a diretoria e conversa com o diretor, se o caso for muito sério são chamados os pais ou responsáveis e, caso o aluno persista em fazer algo muito grave ou muitas faltas consecutivas, dependendo da idade é acionado o conselho tutelar ou a polícia. Mas, segue-se assim: 1º o aluno é chamado atenção, 2º suspensão retornando com pais ou responsável. No quesito desempenhos e competências no processo de ensino-aprendizagem são muitos os alunos com dificuldade e, a maioria que não aprende é por falta de interesse mesmo. Os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem alegam que são nas matérias que envolvem cálculos e muitos erros de português e dificuldades de leitura. A escola lida com as dificuldades de aprendizagem orientando os professores a fazerem trabalhos extraclasses para tentar minimizar, conversar-se e conscientiza o aluno e se utiliza materiais como: livro, filmes, revistas e etc para tentar estimular o aluno. Os alunos com necessidades educacionais especiais são tratados como os outros a escola tem professores de apoio. Avaliação continuada oferecendo aos alunos todas as oportunidades para o alcance das metas desejadas. De acordo com os critérios estabelecidos pela Secretaria de Educação, 200 dias letivos, 800 horas, com plano de formação determinado pela secretaria de acordo politicas publicas estabelecidas. A instituição é avaliada de acordo com os resultados das provas sistêmicas  PROALFA – PROEB – PROVA BRASIL – ANA. As nossas metas estão sempre voltadas para busca do sucesso escolar e em nome disso que todas as ações são planejadas diariamente.

6- PROJETO: O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES – MUSEU.

Tema:. Transportes no Brasil, navegação fluvial “Benjamim Guimarães”.

Turma: 7ª série

Duração: 5 aulas

Justificativa: Promover a busca das identidades individuais e coletivas, constituindo-se em espaço de expressão e reconhecimento da diversidade brasileira por meio de resgate, preservação e disseminação da história e da memória das navegações no Brasil.

Objetivos: Diante do contato com o material do acervo histórico disponível nas exposições do Museu virtual Unopar, o aluno poderá transferir-se para uma época distante da atual, o que o auxiliará a compreender os aspectos sociais e econômicos vigentes naquele momento, as expectativas e interesses relacionados a tal época histórica, além de reconhecer a importância deste contexto histórico para a formação da sociedade miscigenada e culturalmente diferenciada que temos hoje no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (346 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com