TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA: CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO

Por:   •  12/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE[pic 1]

Professora: Andréa Schneider e Michele Cristina Formolo Garcia

Equipe: Ana Luiza Soares, Bruna Constantino Bitencourt, Gabriela Silva Ramos, Gustavo Amorim, Humberto Bogar e Leonardo de Freitas.

PRÁTICA: CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO

Questões de observação:

  1. O que aconteceu com os micro-organismos submetidos a temperatura de 100º C? E depois de autoclavados? Explique

R.: Observou-se que mesmo  após  20  minutos  de  exposição  à  fervura, houve  ocorrência de poucas colônias da B. subtillis,  o  que  não  aconteceu  com a E.coli,  que  detectou  colônias  até  5  minutos  de  fervura.  Isso  se  deve  principalmente  ao  fato  da Bacillus subtillis  ser  um  micro-organismo  esporulante,  de  maneira  que  o  calor  pode  ter matado  as bactérias, mas os esporos liberados sob a condição adversa resistiram aos 20 minutos de fervura.

Porém, na autoclave nao ocorreu nenhum crescimento dos micro-organismos inoculados, isso deve-se ao fato de a autoclave alcançar altas temperaturas sendo um dos meios mais esterilizantes, impedindo o crescimento também de esporos.

A E. coli cresce em intervalos de temperatura mais apertados, com uma temperatura mínima de crescimento de 8ºC e uma temperatura máxima de 44 a 45ºC, a temperatura ótima de crescimento é de 37ºC, justificando ao fato de não ter tido crescimento nas temperaturas submetidas.

  1. O que aconteceu com a placa submetida a temperatura de refrigeração neste experimento? Explique

R: Houve apenas crescimento de esporos da B. subtillis, por ser um micro-organismo que tem a capacidade de se esporular para aguentar situações adversas. Enquanto a E. Coli, não houve nenhum crescimento, por não ter esse mecanismo de defesa e não aguentar condições baixas de temperatura.

  1. O que acontece quando a placa é submetida à luz UV com e sem tampa? Porque?

R: Quando a placa destampada é exposta à luz UV, ocorre a morte gradativa dos microrganismos, que é proporcional ao tempo de exposição à luz UV.

Quando a placa tampada é submetida à luz UV, não ocorre a morte dos microrganismos, independentemente do tempo de exposição. Isso ocorre porque o plástico do qual é composta a tampa da placa de Petri bloqueia os raios UV.

Questões para pesquisa

  1. A cadeia do frio é microbicida ou microbiostático? Explique

R: Por definição, microbicida: aquele que mata, destrói, por exemplo, medicamento antimicrobiano, cloro, radiação, já microbiostático é o agente que paralisa ação de algum microrganismo, assim, paralisa ação, movimento, metabolismo. Por tanto, a cadeia de frio é microbiostático, pois quando foram inoculadas, em seguida as placas foram colocadas na geladeira, quando foram retiradas elas não tinham nenhum sinal de colônia, pois a geladeira paralisou o crescimento dos microrganismos, após colocar na estufa, os microrganismos cresceram.

  1. Na sua área de atuação, qual é a indicação e condições no uso da radiação?

R: Indicação no uso da radiação: a proteção radiológica deve ser otimizada de forma que o número de pessoas expostas e a probabilidade de exposições que resultem em doses mantenham-se tão baixos quanto possa ser razoavelmente exequível; as doses individuais devem obedecer aos limites estabelecidos em recomendações nacionais que se baseiam em normas internacionais e qualquer exposição à radiação deve ser justificada de modo que o benefício supere qualquer malefício à saúde.

Condições no uso da radiação: É indispensável delimitar zonas e áreas de acesso controlado e vigiado e higienizar as mãos antes e depois do manuseio com o material. Além disso, é obrigatório utilizar todo equipamento de segurança descrito ou não no Programa de Proteção Radiológica (aventais, óculos, luvas, entre outros). O dosímetro é um desses equipamentos e torna-se essencial, já que tem como objetivo determinar a exposição de radiação recebida pelo usuário em um determinado período de tempo. A sua utilização é exigida para operadores de equipamentos emissores de radiação em clínicas radiológicas, odontológicas ou médicas, assim como em indústrias e laboratórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com