TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para explicar o fenômeno da tensão superficial do ponto de vista da física das moléculas?

Tese: Para explicar o fenômeno da tensão superficial do ponto de vista da física das moléculas?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Tese  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Explique do ponto de vista da física das moléculas, o fenômeno de tensão superficial?

Tensão superficial é um fenômeno físico que ocorre na interface entre duas fases químicas. Ela faz com que a camada superficial de um líquido venha a se comportar como uma membrana elástica. Esta propriedade é causada pelas forças de coesão entre moléculas semelhantes, cuja resultante vetorial é diferente na interface. Enquanto as moléculas situadas no interior de um líquido são atraídas em todas as direções pelas moléculas vizinhas, as moléculas da superfície do líquido sofrem apenas atrações laterais e internas. Este desbalanço de forças de atração que faz a interface se comportar como uma película elástica como um látex.

2 – Um tronco de árvore flutuando e um inseto flutuando apesar de ser parecido pode ser explicado por fenômenos diferentes. Porque?

O inseto flutuando pode ser explicado pelo fenômeno tensão superficial, o mesmo fica flutuando pelos componentes verticais da força superficial, já o trono é explicado pelo principio de Arquimedes que o corpo flutua porque o mesmo é menos denso que a água. Então o peso do corpo é igual ao empuxo, isto é, o peso do corpo é igual ao peso do volume de água que se desloca.

3 – Qual o conceito de capilaridade?

É a propriedade dos fluidos de subir ou descer em tubos muito finos.

4 – Em capilaridade, um liquido com temperatura diferente, ocupam alturas diferentes num microtubo, porque?

Porque quando liquido aquecido ele se dilata, isto é seu volume aumenta fazendo com que suba mais pelo microtubo, porem a massa continua a mesma. Exemplo: Termômetro de mercúrio.

5 – Em capilaridade, o que ocorre quando comparamos alturas do líquidos em tubos de diâmetros diferentes? Porque?

As alturas são diferentes, porque no tubo de menor diâmetro as moléculas competem entre si pelo tubo e no tubo de maior diâmetro as moléculas se ligam mais entre si.

6- Porque existem liquido que ao invés de subirem numa superfície vertical, descem?

Pelas forças intermoleculares de adesão e coesão entre as molécula, quando a força de coesão for maior que a força de adesão o liquido descerá, quando força de adesão for maior do que a força de coesão o liquido subirá .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com