TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sobre a água

Por:   •  24/11/2015  •  Dissertação  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

PESQUISA SOBRE ÁGUA

Etec Professor Alcídio de Souza Prado

Ensino Médio – 1°D

Disciplina: Química

Professor Tiago Gonçalves

PERGUNTAS:

1)Fale como a água é tratada e torna-se potável numa estação de tratamento. Monte o esquema (fluxograma) do tratamento.

Resposta: A E.T.A (Estação de Tratamento de Água) de nossa cidade, recebe a água do córrego dos Palmitos por meio de bombas.

 A água passa por um gradeamento onde fica retida a sujeira mais grosseira (pedaços de papel, garrafas plásticas, lata, pedaços de madeira, etc), segue para a Caixa de Areia onde é retido pedaço pequeno de ferro e pedras.

 A seguir entra na Calha Parshal onde são adicionados os produtos químicos: sulfato de alumínio (responsável por englobar as impurezas-floculação), cal hidratada (confere alcanilidade necessária para a floculação) e hipoclorito de sódio (age como bactericida combatendo bactérias, vírus, etc.). Uma vez recebidos estes produtos a água entra pelas Câmaras de Floculação, lentamente, passando pelas Chicanas onde se forma os flocos.

 Formados os flocos, juntamente com a água entram dos Decantadores, onde os flocos irão precipitar na Zona de Lodo. Os flocos que não decantaram caminham para os filtros onde se realiza a Filtração. Os filtros são compostos de cascalhos, areia grossa e carvão andracito camadas sobrepostas uma sobre a outra. Os flocos ficam retidos nestas camadas.

 A água filtrada é recebida na Caixa d’água final, onde se corrige o PH (com cal hidratada) e realiza-se também a Fluoretação com Ácido Fluossilíssico, indo após para as adutoras.

2)Quais as substâncias químicas utilizadas no tratamento de água? E qual a função de cada uma?

 Resposta: É utilizado o Sulfato, onde é dissolvido quando a água chega a estação de tratamento. É utilizado 600 ml por segundo para limpar a água.

 Depois passa pelo Cal, que é utilizado para corrigir o PH da água. Por último usa-se o cloro, que mata as bactérias.

Entre esses processos são utilizados alguns outros produtos químicos. Porém, estes são os principais.

3)Quais os tipos de separação de misturas realizada no tratamento da água? E por que são usadas?

Resposta: A catação, ventilação, levigação, peneiração, separação magnética e flotação, usados na separação de misturas heterogêneas constituídas de dois componentes sólidos.
Catação: os grãos ou fragmentos de um dos componentes são catados com as mãos ou com uma pinça.
Ventilação: passa-se pela mistura uma corrente de ar e este arrasta o mais leve.
Levigação: passa-se pela mistura uma corrente de água e esta arrasta o mais leve.
Separação magnética: passa-se pela mistura um imã, se um dos componentes possuir propriedades magnéticas, será atraído pelo imã.
Peneiração: usada quando os grãos que formam os componentes tem tamanhos diferentes.
Flotação: é um processo de separação onde estão envolvidos os três estados da matéria - sólido, líquido e gasoso. As partículas sólidas desejadas acumulam-se nas bolhas gasosas introduzidas no líquido. As bolhas têm densidade menor que a da fase líquida e migram para superfície arrastando as partículas seletivamente aderidas. O produto não desejável é retirado pela parte inferior do recipiente.

4)O grupo conhece a estação de tratamento de água de sua cidade?

Resposta: Sim, todos conhecem.

5)O que polui a água? Por quê?

Resposta: O que contamina a água são resíduos (de natureza química ou orgânica), esgotos, resíduos industriais, lixo ou sedimentos vindos da erosão.

Ainda existem os agrotóxicos e os resíduos industrias liberados na cidade, que em alguns casos vão diretamente para os rios e córregos. Enfim, a poluição das águas pode aparecer de vários modos, incluindo a poluição térmica, que é a descarga de efluentes a altas temperaturas, poluição física, que é a descarga de material em suspensão, poluição biológica, que é a descarga de bactérias patogênicas e vírus, e poluição química, que pode ocorrer por deficiência de oxigênio, toxidez e eutrofização.

6)Quais as doenças que o ser humano pode ter utilizando a água de má qualidade?

Resposta:

  Doenças

Agente Causador

Sintomas

 

 

[pic 1]

CÓLERA

Víbrio Cholera 01

Diarréia abundante, vômitos ocasionais, rápida desidratação, acidose, câimbras musculares e colapso respiratório

 

 

 

AMEBÍASE

Entamoeba Histolytica 

Disenteria aguda, com febre, calafrios e diarréia sanguinoletenta

 

 

 

GASTRO- ENTERITE VIRAL

[pic 2]

Rota Vírus

[pic 3]

Diarréia, vômitos, levando à desidratação grave.

 

 

 

HEPATITE

Vírus de Hepatite A

Febre, mal-estar geral, falta de apetite, Icterícia.

 

 

 

DESINTERIA BACILAR

Bactéria Shigella

Fezes com sangue e pus, vômitos e cólicas. 

 

 

 

 

 

 

Outros males causados por ingestão de água contaminada
ou precariamente tratada:

 

 

 

POLIOMELITE

Ascaridíase

Febre Paratifóide Febre

 

 

 

TIFÓIDE

Doenças Respiratórias

7)Fale sobre as características da água e a sua importância no Planeta Terra.
Resposta: A água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as formas terrestres, as quais somente conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água. Existe uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3 % da água do mundo é doce, da qual mais de 99% apresenta-se congelada nas regiões polares ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta sua utilização pelo Homem. A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas.
Em média, no mínimo, nosso organismo precisa de 4 litros de água por dia. Além disso, a água também é usada na preparação de mamadeiras, de comidas e sucos. Por isso temos que garantir uma água segura, com qualidade, pura e cristalina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com