TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Estruture uma atividade com base nas etapas do ciclo de kelly.

Tema: Alimentos Funcionais.

Etapa do ciclo

Descrição da função dessa etapa do ciclo

Descrição da atividade

Indicação do recurso didático

Justificativa para a escolha do recurso

Antecipação

A função é fazer com que os alunos resgatem suas concepções prévias e suas ideias mais relevantes, motive os alunos, resumindo é o início da aprendizagem.

O professor irá fazer uma leitura dinâmica com a sala de aula através de um texto proposto pelo mesmo. E fazendo sempre relações com o cotidiano do aluno, buscando também sempre as concepções deles.

Texto didático falando sobre o que é alimentos funcionais, funções, pra que servem, etc.

O texto e a leitura dinâmica traduzem diretamente o que o professor quer que os alunos aprendam, selecionando as partes mais relevantes para o conhecimento, visto que é o próprio professor que elabora o mesmo.

Investimento

A sua função é a de fazer com que o aluno busque seu próprio conhecimento, construa uma nova percepção do tema através de novas pesquisas, novas experiências, que ele irá participar ativamente da construção desse conhecimento.

Os alunos irão pesquisar em sua casa, casa de vizinhos ou parentes e em supermercados quais os alimentos funcionais que eles encontraram, poderão fotografar e fazer uma breve descrição do alimento e seus possíveis benefícios a saúde humana. Irão trazer para a sala de aula essa pesquisa e socializar com os colegas suas experiências.

Pesquisa de campo.

A pesquisa de campo promove um novo tipo de conhecimento acerca do tema, os alunos irão também materializar as suas ideias e conhecimentos quando forem fazer a pesquisa a seu redor e perceberão que esse conhecimento sempre esteve aos seus olhos mas nunca fora observado.

Encontro

A sua função é de passar o conhecimento teórico para os alunos sobre o tema, conceitos, experiências, o debate de ideias ocorrerá nesta etapa e os alunos terão os conflitos cognitivos necessários para uma maior aprendizagem dos conhecimentos expostos pelo professor.

Primeiramente o professor irá dar todo embasamento teórico sobre o tema proposto, fazendo o aluno pensar cientificamente a acerca do tema e fazendo que repensem as suas concepções prévias e construa novos conhecimentos sobre o tema.

Data show e textos.

 Data show é o melhor modo a se pensar em dar uma aula, juntamente com o texto que irá auxiliar os alunos em seu entendimento. No data show podemos inserir figuras, vídeos e animações para que o aluno tenha um conhecimento aprofundado sobre todas as esferas do saber do tema da aula.

Confirmação ou desconfirmação

Através do conflito cognitivo gerado pela etapa anterior, o aluno é levado a refletir sobre suas ideias e por ventura formar outras, agora com um embasamento teórico bem mais amplo e sólido.

O professor irá pedir que os alunos redijam um texto com no mínimo 30 linhas com todo o conteúdo que aprenderam em sala de aula.

Papel e caneta

Esse recurso irá permitir que o professor veja mais claramente o que cada aluno aprendeu em sala de aula e observar individualmente quais foram as dificuldades de cada aluno.

Validação

Com todas as etapas anteriores tendo êxito, essa etapa vem reafirmar os conteúdos aprendidos pelos alunos, serve como uma reconfrimação das teorias aprendidos pelos alunos durante todo ciclo.

O professor irá fazer uma entrevista individual com os alunos pedindo para que defendam um tipo de alimento sobre funções, vantagens, desavatagens, esse alimento é de livre escolha dos alunos.

Entrevista

Esse recurso tem grande relação com a etapa descrita visto que é uma nova confirmação de todo assunto, e o aluno irá falar livremente sobre o tema novamente, deixando assim o professor observar as suas possíveis dificuldades e corrigi-los no momento da entrevista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com