TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Obtenção do alumínio

Artigo: Processo de Obtenção do alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Artigo  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

O Alumínio

O alumínio (Al) é um elemento metálico de cor branca-prateada, maleável, dúctil e resistente à corrosão.

Este elemento é o metal mais comum e o terceiro elemento mais abundante da crosta terrestre, constituindo aproximadamente 8,8% da sua massa, e tem vindo a ganhar importância a seguir ao oxigénio e ao silício. Na natureza, este elemento não existe na forma livre, devido à sua alta reactividade, mas apenas na forma de combinações estáveis com outros elementos. O alumínio é um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada deóxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não aparece na forma pura na natureza. A crosta da terra realmente compõe-se de compostos de alumínio de 8.5 % incluindo outros elementos. As concentrações mais altas de alumínio podem ser encontradas no minério de bauxite.

O alumínio não é tóxico como metal, não-magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito. O alumínio puro possui tensão de cerca de 19 MPa e 400 MPa se inserido dentro de uma liga. Sua densidade é aproximadamente de um terço do aço ou cobre. É muito maleável, muitodúctil, apto para a mecanização e fundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido. É o segundo metal mais maleável, sendo o primeiro o ouro, e o sexto mais dúctil. Por ser um bom condutor de calor, é muito utilizado em panelas de cozinha.

Processo de Obtenção do alumínio

A obtenção do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado nos principais grupos de climas:

Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical, e efetua-se em três etapas:

-Mineração;

-Refinaria;

-Redução.

O alumínio é usado em muitas indústrias para a produção de variados produtos, nomeadamente na indústria metalúrgica, indústria aeronáutica, construção civil, indústria alimentar, indústria farmacêutica,

sendo importantíssimo para economia mundial.

Reciclagem de Alumínio

A reciclagem de alumínio é o processo pelo qual o alumínio pode ser reutilizado em determinados produtos, após ter sido inicialmente produzido. O processo resume-se no derretimento do metal, o que é muito menos dispendioso e consome muito menos energia do que produzir o alumínio através da mineração de bauxita. Atividade importante para esta indústria. De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o alumínio é o material mais reciclado do país. Conforme o estudo do IBGE, 91 % das latinhas de alumínio são recolhidas para a reciclagem. O percentual de coleta é alto e reflete o valor de mercado da sucata de alumínio, uma das mais bem pagas no mercado A mineração e o refino deste requerem enormes gastos de eletricidade, enquanto que a reciclagem requer apenas 5% da energia para produzi-lo. Por isto, a reciclagem tornou-se uma forma mais viável de se obter o Aluminio, quando se trata de Sustentabilidade. A reciclagem de alumínio cria uma cultura de combate ao desperdício. Difunde e estimula o hábito do reaproveitamento de materiais, com reflexos positivos na formação da cidadania e no interesse pela melhoria da qualidade de vida da população.

Aplicações do Aluminio

O uso do alumínio é mais comum em:

• Meios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com