TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos gerais

Por:   •  16/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Processos gerais de separação de misturas

Substâncias puras e misturas

  1. Introdução

A natureza oferece uma gama de compostos, porém se apresentam em sua maioria sobre a forma de misturas assim para se obter uma determinada substância é necessário usar métodos de separação, o conjunto de processos físicos que não interferem na natureza das substancias e as identificam e separam é denominada análise imediata. Para cada tipo de mistura se utilizam métodos de separação diferentes, pois cada uma apresenta compostos com propriedades físicas e químicas diferentes.  (USBERCO et al, 2002).   A mistura apresenta seus componentes meramente mesclados, então esses retêm suas propriedades químicas na mesma. Algumas misturas podem ter seus componentes observados a olho nu, já outras só podem ser observadas com a ajuda de microscópios. Em laboratórios os químicos precisam muitas vezes separar ou conhecer os componentes de uma mistura quantitativamente (ATKINS et al, 2006). Assim as misturas são classificadas de diversas formas, a mais comum é; ela pode ser heterogênea, então nesse caso não apresenta mesma composição, propriedades e aparência, por toda sua extensão, observam-se nesse caso duas fases, como, areia e pedras. Uma mistura é homogênea quando se apresenta uniforme, ou seja, uma única fase, por exemplo, ligas metálicas. A água tem a propriedade de dissolver diversas substâncias formando misturas homogêneas, quando esse fenômeno ocorre a mistura é denominada solução (BROWN et al, 2005). [1]

  1. Parte experimental

É importante citar que os métodos de separação de misturas ( filtração simples ou à vácuo, decantação, centrifugação, destilação e outras), são processos físicos, no qual as propriedades das substâncias não se alteram no decorrer do procedimento.

  1. Filtração simples
  1. Materiais utilizados: Papel de filtro, béquer, bastão de vidro, proveta, relógio de vidro, água e areia.
  2. Pesou-se 5g  de areia, e misturou-se com 150mL de água. Após a mistura os matérias foram separados por meio de filtração simples.
  3. Resultados:

[pic 1][pic 2]

  1. Considerações Finais

  1. Filtração a vácuo.

3.2.1.        Materiais utilizados: Béquer, funil de buchner, papel de filtro, kitassato, máquina de filtração a vácuo, areia e água.

[pic 3][pic 4]

3.2.2.        Assim como na filtração simples, pesou-se 5g de areia, e misturou-se com 150mL de água, essa mistura foi separada por meio de filtração a vácuo.

3.2.3.        Resultados:

3.2.4.        Considerações finais

        3.3 Decantação

3.3.1.        Materiais Utilizados:  funil de separação, béquer, água, n-hexano e proveta.

[pic 5][pic 6]

3.3.2        Colocou-se num funil de decantação 50mL de n-hexano e 50mL de água. Após isso a mistura foi  separada por decantação.

3.3.3        Resultados

3.3.4        Considerações Finais        

        

3.4 Destilações simples de sulfato de cobre e água

3.4.1        Materiais utilizados: Bico de Bunsen, tripé e tela de amianto, balão de destilação, condensador, termômetro, condensador vertical e rolha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (211.6 Kb)   docx (399.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com